Não tenho remorso, me sinto bem! Será que isso é ruim?

Feita por >Erika · 23 jan 2022 Terapia familiar

Olá,me chamo Erika e me sinto completamente bem em não falar com absolutamente ninguém da família q me criou, não os considero minha família. Talvez seja errado ou não não sei mais me sinto ótima , não faço questão de ter aproximação com ninguém, fui abusada de todas as maneiras q vcs possam imaginar, fui torturada, escravizada vamos se dizer assim, passei fome com comida dentro de casa e pra fechar com chave de ouro fui expulsar de casa com 13 anos, não fui uma criança ou uma adolescente rebelde, fui uma criança e uma adolescente apavorada ao saber q no dia seguinte sofreria um pouco mais , todos desta família tiveram sua parcela de culpa pelo q eu passei, tentei perdoar mais não dá eles não valem a pena, tentei mais não dá. Algumas pessoas dizem q me tornei fria, não consigo demonstrar sentimentos ,me pego pesando se preciso procurar um profissional. Enfim talvez a frieza e o não sentimentos seja o q me fez seguir em frente.

A melhor resposta 25 JAN 2022

Olá Erika, boa noite, espero que esteja tudo bem com você.

Eu posso imaginar como deve ter sido difícil para você passar por tudo isso dentro do seio de sua própria família, que teoricamente deveria ser um lugar de acolhimento, de fraternidade, de respeito e de amor. Eu considero importante termos que tomar atitudes mais drásticas quando as coisas saem do controle, e por isso não há nada de errado em se afastar de sua família, pelo tempo que você achar conveniente. No entanto, mesmo com esse afastamento, é preciso que você verdadeiramente se recupere internamente de tudo que passou, para que sua vida possa realmente tomar novos e melhores rumos no futuro. Por isso é preciso que você se cure desse processo, se abra e busque sua própria cura, pois, acredite, arrastar isso tudo ao longo de sua vida não vai te ajudar a chegar onde você deseja, nem vai te proporcionar uma vida melhor. Hoje em dia você ainda relata tudo com muita raiva, mas é importante que chegue um momento que você, ao relatar isso, entenda realmente que isso faz parte de um passado seu que não te diz mais tanto respeito, vamos dizer assim. Nesse processo você se abrirá para resgatar seus sentimentos perdidos, entenderá que é possível sim sentir novamente, e descobrirá o valor incomensurável do ato de perdoar. Porém, cada coisa ao seu tempo. É muito indicado que você busque um bom Psicólogo que possa te acompanhar por um tempo, te auxiliando em teu processo de cura e transformação interna. É preciso entender que esse processo não acontecerá de uma hora para outra, e por isso é preciso que você esteja comprometida com o processo terapêutico e com sua própria cura e transformação. Para seguir, é preciso retirar o peso excessivo da mochila, desta forma se caminha mais rápido e se chega mais longe. Torço por você em sua jornada, desejo o melhor para ti!

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

4 FEV 2022

Oi Erica,
Quantos anos voce tem agora? Se tivesse colocado, poderia ser mais assertivo...
Imagino o que voce esteja sentido e depois de tudo o que aconteceu é perfeitamente normal este sentimento;
Sim, precisa sim de tratamento psicoterapêutico, não porque é uma pessoa problemática, mas precisa compreender todos estes fatos acontecidos, superar isso, apagar do teu emocional estas marcas para que possas construir e realizar a sua vida.
Quem é voce? Por que está nesta vida? Qual o seu objetivo de vida?
Lembre-se de que voce escolheu passar por todas estas experiências, voce se desafiou e quiz enfrentar esta realidade... por isso passou por tudo isso.
Agora precisa compreender todos estes fatos para se tornar consciente, para não ficar na dor.
Faça Psicoterapia... precisa; sozinha não vai sair, não vai compreender!
Abraços

5817 respostas

25 JAN 2022

Olá Erika.
Pelo seu discurso parece ser uma pessoa que sobreviveu aos maus tratos e está bem consigo hoje.
Não entendi o seu questionamento, sente-se culpada por ignorá-los?
Se for isso, procure ajuda psicológica. O apoio profissional te libertará de qualquer trauma.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

24 JAN 2022

Olá Erika.
Geralmente, os defeitos que os outros apontam costumam ser, na verdade, as melhores qualidades da pessoa. Como você disse, sua frieza e indiferença são reações afetivas que trouxeram alguns benefícios para seu equilíbrio psicológico. Então esse pode ser um ótimo ponto de partida para analisar com um profissional de Psicologia. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

24 JAN 2022

Olá Erika, tudo bem? É complicado situações familiares pois crescemos ouvindo que família vem em primeiro lugar, família é importante e que vale tudo pela família, porém sabemos e vemos bem como alguns familiares podem ser tóxicos e nos fazer mal.
Eu acredito que se o afastamento esteja lhe fazendo bem e se para preservar sua saúde mental você prefere assim, não seja algo ruim, afinal você já foi muito machucada por essa família, não há motivos para permanecer ao lado deles.
Talvez seja interessante a ajuda de um profissional para ajudar você a processar todo o sofrimento, e lembre-se: perdoar não significa reintegrar o outro em sua vida, cuide de você, se priorize e busque o melhor para você.

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia

89 respostas

24 JAN 2022

Olá Erika! Grato por escrever. Não se conhece um carro pelo chaveiro, não se conhece uma pessoa por um relato como esse. Talvez esse relato reflita símbolos de uma mínima parte da tua vida. Ele diz: "não tenho remorso", ao mesmo tempo diz: "me sinto completamente bem em não falar com absolutamente ninguém da família q me criou,..." fui abusada de todas as maneiras..." São afirmações que possibilitam conflito.
Você escreveu aqui porque está incomodada, no mínimo curiosa, por saber.
Nossa história, boa ou ruim, é nossa História. Precisa ser inteira, educadora. Será bom você construir gradativamente, cuidadosamente vínculos de qualidade, respeito, de confiança, de acolhimento, de empatia, para que possa conversar melhor sobre isso e organizar tua História a seu favor. Nós psicólogos, no início, poderemos te ajudar a direcionar a construção desses vínculos, com qualidade.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.