Não me sinto bem-vinda em minha casa

Feita por >Karen · 26 nov 2020 Terapia familiar

Moro com minha avó desde os 08 anos de idade. Minha mãe é falecida e o meu pai nunca foi um pai presente em minha vida e na vida de minhas outras 3 irmãs.

Sou a 3° das 4. E a mais velha já veio a morar com minha vó desde bem pequena também, ela deu bastante trabalho para a minha vó mas também, sofreu muito com a mesma. Ela vivia em um ambiente de cobranças muito intenso, brigas por motivos fúteis maior partes das vezes. E hoje em dia já casada, tem sua própria casa ainda é julgada, não só pela minha vó mas pela família.

Vivo quase na mesma situação, e me sinto morando de favor, ouço coisas da minha vó como "vai morar em outro lugar pra ver se você vai ter essa mordomia" ou "quero ver como ia ser se não estivesse morando aqui".
Em qualquer discussão joga tudo na cara, dizendo que eu não faço nada, só que as coisas não são bem assim.

recebo menos de um salário mínimo atualmente, e ajudo ela todo mês com um dinheiro que posso, ajudo nos afazeres de casa, e ela sempre diz que o dinheiro que dou não ajuda em nada. Reparo sempre que ela é o tipo que não aceita o erro dela, ela diz palavras que machucam fundo e ela mesmo diz que faz propositalmente, não aceita que os outros não concordem com ela, e se não estiverem a favor dela ela logo briga com eles. Não sinto vontade alguma de estar aqui, e quero ter minha independência logo, o que peço pra ela já é muito pouco e quando peço na primeira oportunidade isso é motivo para briga.

Reconheço que algumas coisas estou errada, mas ela não, a cada briga ando me distânciando mais dela, e temo que vai chegar uma hora que não vou ter vontade alguma de estar perto dela.

Ela julga a mim, as minhas atitudes, julga minha aparência, julga meu relacionamento, e também a minha religião,

Sou julgada por tudo que faço, vivo nesse ambiente tóxico, com críticas destrutivas, me sinto numa frustração eterna por achar que quando estou realmente agradando a ela, na verdade para ela não faz diferença alguma.

Estou guardando sentimentos por ela que estão me deixando assustada, tenho medo disso piorar com o tempo.

Me ajudem?

A melhor resposta 3 DEZ 2020

Karen vc está se julgando demais. Pq as coisas it

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3149 respostas

27 NOV 2020

Oi Karen
Não se assuste com o que está ocorrendo. Na verdade, quando entender, vais dar Graças a Deus!
Karen voce veio através do teu pai e mãe, mas não é deles; voce veio para se realizar e ser feliz. Foi você que escolheu estes pais, passar por todas estas experiências, voce quis isto para realizar o seu projeto de vida.
Sua mãe, fez o que tinha que fazer e te deixou... por necessidade, tua avó cuidou de ti...
Agora, precisa dar mais um passo... sair da dependência da avó e cuidar exclusivamente de si mesma. Não sei quantos anos tens agora, mas entenda que a partir de agora, voce é pai e mãe di ti mesma, veja uma forma de vida que te permita sair da dependência da vó e ficar livre, cuidado da sua vida física. Seja autônoma, mas não se coloque como vítima. Cada um escolheu a vida e as experiências que queria viver. Portanto, não desanima e não desista agora.
Tão logo entender isto e aceitar e se responsabilizar por si mesma vai aparecer um trabalho melhor remunerado que te permita viver com dignidade.
A vida te quer feliz e realizada
Aceita e gradeça porque é esta a vontade de Deus que está dentro de ti. Quando compreender isso, as coisas vão melhorar, pois tudo é aprendizagem. Enquanto não compreender a aprender, as coisas se repetem até conscientizar.

5864 respostas

27 NOV 2020

Oi Karen! As relações em casa, vão ficando desgastadas. No seu, caso, com o falecimento de tua mãe, a distância do seu pai, surge o espaço para imaginar que se as coisas fossem diferentes, seria melhor. A convivência, entre gerações, seja pais e filhos, avós e netos, outros jovens e adultos, sempre envolve e envolverá alguns desconfortos. Certamente sua avó, do jeito dela, com as crenças dela, imagina estar fazendo o que é certo, o que é melhor. Não tenha dúvida, com as crenças dela, ela gosta de você. Não temos a tua idade, seu trabalho, seus estudos, seus planos e metas. Na juventude é muito natural e saudável as pessoas quererem ter maior autonomia, por outro lado, nessa sociedade completa, cheia de necessidades culturais, demoramos mais a poder viver com as próprias conquistas ou negociar convivência de forma harmônica ou amadurecida. É muito importante ter turma de colegas, conhecidos, amigos que sejam pessoas com vida saudável e ética, trocar com elas essas vivências, ponderar juntos. Grupos de igreja (conforme a sua crença|), teatro, circo, professores (atuais e antigos) podem ser pessoas com as quais ponderar. Também cabe colocar que em teu município há psicólogos da prefeitura, com os quais você poderá contar.
Estarei á disposição para ouvi-la melhor, esclarecer possíveis dúvidas.
Abraços virtuais (em tempos de segunda onda, sejamos mais razoáveis ainda: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.