Não me sinto bem em casa

Feita por >Milena Moraes · 19 dez 2017 Psicologia clínica

Moro com meu pai e minha madrasta, minha vó mora no andar de baixo. Passo o dia inteiro deitada no meu quarto, quase não falo com eles dois, só o necessário e as vezes desço pra ficar um pouco com minha vó. Mas não me sinto bem em casa, me sinto sozinha, dependo muito das pessoas (como do meu namorado) pra me darem atenção e queria saber como faço pra não me sentir tão sozinha ou pelo menos pra gostar da minha própria companhia.

A melhor resposta 20 DEZ 2017

Olá Milena, você se sente sozinha, estando teoricamente acompanhada de familiares...seria interessante observar o porque de quase não conversar com eles, se existe alguma resistencia sua ou deles para se aproximar. Outra questão a observar é o que pensa e sente a respeito de você mesma, suas aspirações, suas qualidades e habilidades que reforçam nosso autovalor, auto respeito, fortalece nossa autoestima e nossa autonomia para dependermos menos dos outros e ampliar nossas perspectivas diante da vida. Abs.Vania Costa

Psicóloga Vania Costa Psicólogo em Curitiba

26 respostas

21 DEZ 2017

Olá Milena!
O sentimento de não se sentir bem em casa é momentâneo, ou persistente? Tem relação com as pessoas que residem com você, ou, como apontou no final de sua descrição, há relação com você mesma? É o ambiente? Indagações contextualizados a você e aos espaços por onde você vive pode ser úteis para lidar com a presente situação. Na medida do possível, se desejares, o auxílio de um (a) psicoterapeuta irá te agregar maiores conhecimentos sobre o enfrentamento deste desafio.
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

21 DEZ 2017

Milena,

Sim é importante sentir-se bem consigo mesma, pois você é a pessoa com quem passa mais tempo conversando. Como vai esse dialogo interno? Qual o motivo desse isolamento? Por que essa dependência? Existem várias outras perguntas que podem ser respondidas e que ajudaram você, para isso é necessário um acompanhamento psicoterápico e você esta no espaço certo. Pode contar comigo.

Cristiano G. Bezerra Psicólogo em Recife

87 respostas

21 DEZ 2017

Milena, a questão não é "gostar da sua própria companhia" como você mencionou, mas você entender o que ocorre nas relações com as pessoas. O que você espera delas? O que elas te dão? Como você gostaria que fosse? Como é realmente? O que falta para você nessas relações? Essas são algumas questões que podem ajudar você a pensar melhor sobre isso. Excesso de dependência afetiva das pessoas em geral é sintoma de algum quadro, portanto busque ajuda de um psicólogo para entender melhor o que está acontecendo.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

20 DEZ 2017

Boa noite Milena, percebo em sua fala crença de desamor, de desamparo e de desvalor. Essas crenças se constituiram como forma de autoreferência. Essa foi a forma como você interpretou as experiência no decorrer de infância e para se trabalhar esses sitomas de solidão existencial será de bom proveito uma ajuda de acompanhamento psicológico para que você encontre caminhos adaptativos de lidar com essas carências afetivas e insegurânça pessoal. Espero ter ajudado. Oriento-a procurar um psicólogo que trabalhe com a abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental TCC. Att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

20 DEZ 2017

Milena, Boa noite!!
O que você relata sugere algumas questões...
Como é a sua relação familiar? Desde quando você tem essa sensação de "se sentir sozinha"?
Para nos sentirmos bem estando sozinhos, temos que nos aceitar do jeito que somos, procurando nos auto conhecer para conseguirmos lidar com nossas falhas, nossos defeitos e entendermos que a vida é um processo constante de mudanças, de metamorfoses e enquanto dependermos do outro para nos firmarmos como pessoas, estaremos vivendo a angústia e insegurança tendo dificuldades de encontrar respostas.
Um abraço.
Maria Lúcia

LC Terapias Psicólogo em Rio de Janeiro