Não consigo ter pensamentos conscientes e focados

Feita por >Sofi · 20 jul 2020 Desenvolvimento pessoal

Eu procurei muito sobre esse assunto mas nada parecia se encaixar com meu caso. Em diversas situações da minha vida eu não consegui ter um pensamento consciente e focado sobre alguma situação
exemplo, eu tive uma discussão e preciso pensar numa maneira de resolver o conflito sem causar consequencias
eu não consigo simplesmente pensar naquilo, eu tento pensar pra achar uma solução ou até entender oque eu sinto sobre aquilo mas não consigo formular um pensamento que eu consiga ficar focada
eu não sei como pensar sobre aquilo
e em muitas situações eu me pego sem saber oque eu mesma sinto, ou penso
eu simplesmente não sei oque eu penso de uma situação, oque eu quero ou oque eu sinto porque parece que é uma área bloqueada
nos meus sonhos eu tenho representações do meu pensamento sobre uma situação que ja me ajudaram a entender oque eu sinto sobre aquilo
mas isso não acontece com frequencia, eu não tenho consciencia dos meus proprios pensamentos
já ouvi dizer que o subconsciente serve pra evitar preocupações conscientes excessivas, então pra ficar melhor de explicar é como se oque vai pro consciente e oque vai pro inconsciente fosse desordenado
como se a maior parte de tudo vai pro subconsciente
eu começo a pensar, me perco por ter mais duvidas do que respostas sobre meus próprios sentimentos e entendimento da situação e então eu desisto de tentar entender e vai acumulando esse monte de questionamento

A melhor resposta 21 JUL 2020

Olá Sofi
Você já considerou a possibilidade de fazer terapia? Neste espaço você sai da razão e vai de encontro a você mesma, em busca de um significado para todos estes questionamentos, pensamentos e desencontros. A terapia pode ser um local de encontrar sua essência e explicações para suas incertezas. É também neste espaço que você pode encontrar as respostas que estão no seu inconsciente. Quando você fala para um psicólogo, você também pode acessar estas respostas que está buscando, pois este profissional tem a possibilidade de te ajudar a encontrar o que pretende.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

22 JUL 2020

Olá Sofi.
Grata por sua pergunta.
Os que mais tomam decisões são os que mais erros cometem. Mas também são os que mais produzem. O que precisa entender é que só vivemos o hoje. Não temos controle sobre o passado e nem sobre o futuro. Então precisa desenvolver a sua coragem e agir hoje. Viva o aqui e agora. Use a bagagem de conhecimento que acumulou e comece a agir. Não se incomode se errar, recomece. Procure ajuda profissional para entender seus sentimentos e ações.
Espero ter ajudado,
Psicóloga Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

21 JUL 2020

Olá Sofi! Obrigado por participar. A vida precisa ser resolvida como se fosse um conjunto muito grande de gavetas. Cada gaveta de uma vez: introdução, desenvolvimento e conclusão (redação); começo, meio e fim (tarefa). De outro lado, toda verdade é provisória, toda conclusão ou certeza pode ser revista. Enquanto é a melhor verdade (ainda que provisória), vamos cumpri-la! Por exemplo: hoje é verdade para minimizar a disseminação do Covid-19, máscara, higiene e distanciamento social. Amanhá deverá ser vacina. Depois outra coisa. Pelo relato, falta exercício prático de vida, falta amadurecimento, falta administrar a ansiedade. Certezas definitivas não temos. Seu texto reflete isso. Essa reflexão que você faz é um passo muito importante porque te impele para superar esse desconforto.
O tempo, com exercício persistente será o grande remédio para você encontrar o melhor posicionamento para lidar com as verdades, sempre provisórias, que precisam ser vividas na melhor profundidade e dedicação possível quando elas forem éticas, saudáveis e de vinculação com a cultura.
Um psicólogo poderá ser muito útil para você conhecer mais a si mesma, entrar em contato com tuas possibilidades e potencialidades. Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-se!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.