Eu só consigo focar em mim quando estou sozinha

Feita por >Jubs · 31 dez 2022 Abordagem psicológica

Depois de muita análise percebi algo interessante e não sei o mudar. Eu só consigo focar em mim e me melhorar quando estou sozinha (em casa). Por algum motivo eu não consigo fazer minhas coisas se tem alguém na casa. Parece bobagem, mas eu só consigo cuidar da minha saúde, ter disciplina, comer certinho, seguir uma rotina, me exercitar e evoluir quando estou sozinha. A pandemia foi pesada, mas pra mim foi a época que eu mais evolui, mais foquei e me senti em contato comigo mesma e com a minha saúde. Agora morando com o meu marido, cada vez mais estou deixando as coisas de lado e não consigo fazer minhas coisas. No passado isso não estava me incomodava porque era mais coisas de beleza (fazer a unha, Cabelo, arrumar minhas coisas) mas agora eu não tô conseguindo fazer minhas marmitas, não tô conseguindo me exercitar. To cada ve menos saudavel, e pior esta afetando ate meu trabalho e meus estudos. Basicamente se tem alguém em casa eu quero só ficar na cama. O pior é que eu não sei o que fazer! E o coitado do meu marido não faz nada. Não sei se é porque cresci sozinha (filha única) e com meu marido passamos muito tempo namorando a distância e agora moramos juntos, mas eu realmente não sei o que fazer e como me livrar desse bloqueio. Ajudem preciso de idéias!

A melhor resposta 2 JAN 2023

Olá Jubs.
Que bom que percebeu e identificou isso em você, assim como é ótimo estar disposta a aprender recursos para melhorar isso.
Agora que entende que isso existe, alguns motivos que possivelmente contribuíram, o foco realmente agora é no "o que eu faço?"
Mas para conseguir direcionar um caminho é necessário entender mais algumas coisas, principalmente as suas crenças e pensamentos sobre essa situação, como por exemplo: Como eu me sinto quanto tem alguém comigo? Como me sinto quando não tem? Quais minhas motivações com a presença e ausência das pessoas? Quais leituras eu faço sobre executar atividades com ou sem alguém do meu lado? entre diversos outros questionamentos que precisam ser feitos.
Não sei se você faz terapia, mas seria interessante se fizesse. A terapia cognitiva comportamental (abordagem que eu atuo) por exemplo irá trabalhar com os possíveis pensamentos desfuncionais que você apresenta e também um foco grande na parte resolutiva, através de exercícios voltados tanto a parte de pensamento quanto comportamento.

Espero que eu possa ter ajudado.
Estarei no chat se precisar.

Abraços.

Luara Dal Rovere Psicólogo em São José do Rio Preto

64 respostas

5 JAN 2023

Olá Jubs! Obrigado por escrever. Será muito importante um de nós, psicólogos, te conhecer mais profundamente, em trabalho profissional. Na verdade é preciso preservar a razoabilidade pessoal em situações de convívio. Dados sobre tua história, forma anterior de viver, personalidade, rotina anterior e rotina atual, ajudarão a construir formas para modificar essa condição, que precisa ser modificada. Não se esqueça que somente você se impõe esse bloqueio, somente você pode ser impor, somente você pode retirar.
Somente somos plenos quando, ao mesmo tempo convivemos, interagimos e escolhemos, preservamos hábitos, ações e formas definidas prioritariamente a partir de nós mesmos.
Será bom se reorganizar com a ajuda de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8757 respostas

4 JAN 2023

Olá, Jubs.

Te escutando parece que você tem procrastinado diversas tarefas que são importantes para você, correto?! E que as procrastina quando não está sozinha; é normal desforcarmos um pouco a nossa atencao quando tem outras pessoas no mesmo ambiente, mas é importante identificar o que faz isso estar acontecendo. O que faz você trabalhar bem quando sozinha e não trabalhar quando tem gente em casa? que pensamentos passam pela sua cabeca que te impedem de fazer o que precisa ser feito? Na terapia cognitivo comportamental, o terapeuta auxilia o paciente a identificar esses pensamentos, sentimentos e crencas e a modifica-los quando necessários. Tornar consciente já é o primeiro passo para a mudanca.

Abraços.
Carolina.

Carolina Cohen Psicólogo em Rio de Janeiro

81 respostas

3 JAN 2023

Olá, como esta?
O mais importante você já conseguiu, que foi identificar que algo não esta bem, que precisa melhorar.
Para isso é fundamental que você entenda por que a sua relação com as outras pessoas esta te atrapalhando. Qual é a crença que esta instalada nessas relações. Crenças são ideias que temos de certo e errado, são aqueles julgamentos que aprendemos desde cedo, e vamos evoluindo enquanto conhecemos mais do mundo. Essas crenças podem estar distorcidas, o que acontece com muita facilidade. Para uma maior compreensão das crenças, pensamentos, emoções e ações é interessante que você procure ajuda de uma profissional que trabalhe com a teoria cognitivo comportamental (que eu uso como base). Esses profissionais vão trabalhar diretamente no ponto que você trouxe e te auxiliar a continuar suas ações positivas independente de ter alguém por perto ou não.

Espero ter ajudado!

Mariana Barbosa Psicólogo em Santa Luzia

9 respostas

2 JAN 2023

Olá Jubs, espero que esteja tudo bem com você.

Pelo seu relato você descreve uma forma de funcionamento seu, que você identificou pelas suas próprias experiências. Adquirido esse conhecimento, você agora pode estruturar formas de agir em seu cotidiano que potencializem a concretização de seus objetivos a partir dessas formas de agir que descreve em seu relato. Se você observou que consegue se desenvolver mais, quando está sozinha, então procure se concentrar nos momentos onde se encontra sozinha, e mantenha sua disciplina nos momentos em que está acompanhada de outras pessoas, como é o caso de seu marido. Seu estilo de vida pessoal, embora compartilhado com outra pessoa, como o caso de seu marido, deve ser apenas seu, e deve ser mantido, independente do estilo de vida de seu marido. E se seu estilo for melhor que o dele em algumas coisas, como o caso de exercício físico, então é você quem deve influenciá-lo a adotar um melhor estilo de vida, e não o contrário. Pelo seu relato me parece que você precisa de tranquilidade de concentração para desenvolver seus projetos e o estilo de vida que você acha adequado, então, procure seus momentos pessoais ao longo do dia. Não se deixe cair na procrastinação, pois cada vez que isso ocorre, mais ela vai tomando conta de sua vida, e isso pode prejudicar seu desenvolvimento no futuro. Procure manter sua rotina, seu estilo de vida saudável, sua determinação, e sua concentração, em contato com aquilo que você realmente é, e com o que você realmente deseja para si. Se precisar de ajuda em seu processo de busca por autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, o Psicólogo é o profissional mais indicado para isso, e pode te ajudar muito neste sentido. Se sentir necessidade de aprofundar o o tema de se eu autoconhecimento, e de como planejar adequadamente seu desenvolvimento pessoal, o Psicólogo pode te auxiliar muito neste caso.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

936 respostas

2 JAN 2023

Olá Jubs.
Ter mais pessoas por perto costuma tirar a atenção. Procure entender o que tem passado em sua cabeça que está te bloqueando a fazer coisas pessoais, perceba como tem programado seu dia e como tem cumprido sua programação. você pode planejar no final do dia o que irá fazer no dia seguinte e no final do dia verificar como cumpriu suas metas diárias, ao fazer isso, poderá perceber o que te impediu fazer o que se programou e ir ajustando dia a dia.
O melhor seria buscar atendimento psicológico com foco em resultados para entender o que está acontecendo e buscar soluções.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo