Por que eu não consigo focar e absorver nenhum assunto?

Feita por >Senhorita_Araújo · 16 fev 2021 Dificuldades de aprendizagem

Bom, eu já tive depressão há uns 5 anos atrás, tive que fazia terapia, tomar antidepressivos. Mas desde então, eu perdi o foco. Eu não consigo focar em quase nada, no colégio, eu não prestava atenção em nada depois do meu período depressivo, porém, eu aprendia tudo antes de alguma prova. Eu sempre fui muito esforçada, sempre estudei muito, antes da depressão, eu tirava boas notas. Agora, eu me sinto mal e burra, me sinto como se não fosse capaz, porque eu procrastino sempre, mas não é por falta de vontade de fazer algo, eu até tento, contudo, é muito difícil. Enfim, eu só queria voltar a ser a mesma garota inteligente de antes.

A melhor resposta 25 FEV 2021

Olá! que bom que está buscando ajuda. Pelo que entendi, desde quando teve depressão e fez uso da medicação, cognitivamente sentiu o impacto. Bom, existem alguns profissionais que podem te auxiliar, como por exemplo Neuro psicólogo, para avaliar funções cognitivas. Um ponto a ser ressaltado, é a baixo autoestima, que pode contribuir na forma como mantem uma crença de ineficiência. Acompanhamento psicoterapêutico e nunca desistir!

Fátima Hayashida Psicóloga Psicólogo em São Paulo

13 respostas

18 FEV 2021

Olá Senhorita Araújo, o quadro depressivo desencadeia uma série de prejuízos principalmente cognitivos, como perca de concentração e interesse em atividades rotineiras. Minha indicação é que retorne à terapia, busque uma profissional da abordagem Terapia Cognitivo Comportamental, há ótimos protocolos de atendimento para Depressão.

Veridiana Queiroz dos Santos Psicóloga Psicólogo em Presidente Prudente

27 respostas

17 FEV 2021

Ola Srta Araujo. Mantenha a calma! deste modo você gera mais ansiedade e estresse. Você relata sobre o período depressivo que a marcou profundamente. Será que ainda não existe resquícios lhe acompanhando?Você ainda faz terapia ou toma medicamentos? Converse com seu terapeuta sobre o que está ocorrendo com você. Valorize, confie e resgate a pessoa que você sempre foi que ela surgirá. Comece a trabalhar a procrastinação que a tem acompanhado neste momento. Boa reflexão!

Edna Sampaio Priolli Psicólogo em Barueri

1 resposta

17 FEV 2021

Oi Srta Araújo, possivelmente ainda existam aspectos a tratar para superar a depressão. A terapia e o autoconhecimento são processos, e como tal, tem resultados progressivos, que se consolidam com o tempo. O importante é que com apoio profissional pode superar o que estás passando.
Procure ajuda e não desacredite de si mesma! Com apoio e tratamento a depressão será superada e encontrará dentro de si possibilidades que nem imagina!

Luciane de Castilhos Psicóloga Psicólogo em Caxias do Sul

1 resposta

17 FEV 2021

Olá Senhorita Araújo, Bom Dia!
Isto está acontecendo porque a tua vida está solicitando respostas aos clamores que estão dentro de ti.
Tu é inteligente e ao que o sistema exige já demonstraste que és capaz (foco e aprendizagem).
Contudo esqueceu de ti mesma. Dar-se bem no meio é bom e necessário, mas não deve esquecer de si mesma.
Verifique o que não está fazendo para si mesma.
Verifique o sentimento que te acompanha durante o dia, possivelmente sente muito medo, insegurança, tristeza e submissão.
Seja mais uosada e satisfaça a ti mesma, não se submeta tanto assim ao sistema (pais, sociedade, crenças)
Se puder, invista em conhecimento de si mesma, faça Psicoterapia.

5817 respostas

17 FEV 2021

Olá Senhorita_Araújo! Grato por escrever. Precisaremos fazer uma análise minuciosa para poder te ajudar com respostas consistentes. As respostas consistente você, com a contribuição científica do psicólogo, construirá.
O histórico que você descreve sugere a predominância de um hábito que implica, segundo seus escritos, em deixar as coisas para depois, evitar o trabalho presente. Isso é muito habitual, gera estresse, mas há uma lembrança de uma garota inteligente, há a busca por um foco.
Certamente uma psicoterapia, com psicólogo, bem conduzida te ajudará a pensar, comportar-se, interpretar e sentir a vida de forma diferente.
Pesquise nossos perfis, escolha um de nós e venha com mente aberta, persistência e disciplina para uma caminhada científica.
Estaremos motivados e dispostos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

17 FEV 2021

Olá Senhorita Araújo!
Me parece que pelo seu relato, ainda existem resquícios do período que você estava tratando a depressão, como se não tivesse resolvido. Não sei quanto tempo você fez de tratamento, mas me parece que seja preciso voltar. Volte a um processo psicoterapêutico para entender melhor o que lhe faz não conseguir voltar a ser aquilo que você deseja ser.
Grato pela pergunta, qualquer coisa estou à disposição.
Psicólogo / Psicanalista Túlio Bueno R. Martins.

Túlio Bueno R. Martins Psicólogo em São Paulo

86 respostas

17 FEV 2021

B noite Senhorita, vc já se curou da depressão? Teve alta? Parou c a medicação?
Me parece q vc ainda precisa de ajuda.
Todos esses sintomas ainda são de depressão, até por vc não se sentir auto suficiente e se julgar mal.
Vc parece ainda ter baixa auto estima.
Se interessar conhecer e fazer tratamento online sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro