Não consigo me comunicar

Feita por >Luis · 17 out 2019 Habilidades sociais

Olá Boa Noite! Meu nome é Luis tenho 19 anos, eu venho percebendo que ultimamente estou ficando muito sózinho, na verdade eu viajo sozinho, vou para lugares sozinho, não me vejo como "vitima". Porém acabei percebendo que esse isolamento me deixou sem prática para me comunicar, é estou tendo fobia social quando converso com alguém, fico nervoso e quero logo encerrar o assunto para não "ser julgado". Creio que comunicação seja uma prática a ser treinada, alguém poderia me explicar sobre o assunto? Isso está me incomodando, por mais que eu goste de ficar sozinho eu não saber me comunicar é não ter vontade está me deixando desesperado

A melhor resposta 18 OUT 2019

Luis, gostar de ficar sozinho é uma coisa. Ficar incomodado quando conversa e querer encerrar a conversa para não ser JULGADO é outra coisa. Qual o problema de ser julgado? Querendo ou não, sempre emitimos pareceres sobre outros. Você também emite juízos sobre outros. O que precisa fazer é aumentar sua autoconfiança. Gostar de si mesmo, da sua performance, do seu jeito de ser, se enturmar para falar bobagens, contar piadas, fazer festa juntos, jogar junto com outros, passear junto com outros, namorar, fazer sexo (não em zonas) com as amigas, deixar-se envolver, deixar-se amar (amar e ser amado)... tudo é troca. tenha uma vida mais natural e não artificial. Quebre, transgrida regras, derrube muros, ouse ser você mesmo. Mesmo que ninguém goste de ti, Você deve gostar de ti mesmo. O treinamento é esse. Não há mágica. tudo é uma construção. Será amanhã de acordo como vive o hoje.

5817 respostas

18 OUT 2019

Bom dia Luiz,

Luiz na sua idade ficar sozinho as vezes é bom mas quando isso começa a incomodar então algo não está bem.
O melhor é procurar ajuda, na duvida procure um psicólogo, ele é a pessoa certa para lhe orientar como lidar com o que você está sentindo,
Boa sorte,
Maria da Conceição V. Gioia

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

18 OUT 2019

Bom dia, Luis, primeiramente calma que tem solução.
Comunicação se treina de dentro, primeiramente entre seu inconsciente (seus pensamentos) e sua consciência (sua percepção e forma de falar).
Quer uma dica bem simples? Escreva. Comece o seu dia anotando suas obrigações, e diante de cada uma, anote suas impressões.
A sua forma de perceber os seus momentos lhe dará pistas de como se comunicar com as pessoas nestes contestos.

Se quiser conversar melhor sobre o assunto, estou à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

18 OUT 2019

Bom dia Luis!. Grato por participar. Que bom que você, aos dezenove anos, está percebendo isso. Procure um psicólogo, o mais rápido possível para te ajudar. Diminua interações indiretas (através de telefone, celular, internet, filmes, tv). Valorize e busque insistentemente a interação social. Suporte as decepções, os medos, as dificuldades. Insista. Quanto mais novo você conseguir redirecionar o seu jeito de passar as horas do dia melhor para você. Se tivermos que escolher a habilidade mais importante, incluindo todas as disciplinas escolares, certamente, do ponto de vista cultural, será, sem dúvida, a harmonia e habilidade na troca social. Coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.