Não consigo mais me comunicar com pessoas

Feita por >Thiago Oliveira · 11 jul 2019 Habilidades sociais

Meu nome é Thiago tenho 20 anos e eu estou muito angustiado a mais de um ano eu não consigo mais falar com meus amigos, eu ando com eles mas não consigo falar sobre nada, não consigo criar assuntos, frases simples se tornam difíceis de falar eu só fico quieto e tento falar mas não sai nada, quando eles falam comigo eu também não entendo o que eles estão falando parece que minha mente para eu fico tão triste com isso, não consigo falar nem com meus pais meus irmãos só fico no meu canto, não sei mais o que fazer.

A melhor resposta 12 JUL 2019

Olá Thiago Oliveira! Você escreveu esse texto. Isso é o sinal escrito que representa a fala. Primeiro aprendemos a falar, depois a escrever. Por essa lógica, certamente, a partir de um momento da sua vida, provavelmente início da adolescência, você começou a sentir suas comunicações inadequadas. Assim, mesmo não estando na sua presença real, é possível inferir que sua dificuldade de fala é emocional. Com a ajuda de um psicólogo você poderá enriquecer muito a autoconfiança, a troca com as pessoas, e por consequência permitir-se falar, com maior tolerância às naturais limitações da fala em relação ao que ela (fala) quer representar, bem como, poderá perceber parâmetros mais ricos dos parâmetros limitadores comuns a todas as comunicações verbais. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8604 respostas

26 DEZ 2021

Thiago eu tenho o mesmo problema que você, hoje em dia você consegue se comunicar?

Ianka Psicólogo em Valinhos

1 resposta

16 JUL 2019

Thiago a terapia pode te ajudar a se conhecer e saber qual a raiz dessa timidez que te impede de se comunicar com as demais pessoas.

Att

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

12 JUL 2019

Boa noite, Thiago,
Será que não aconteceu nada entre você e seus amigos? Uma discussão, talvez?
Ou algo que os tenha visto passar, ou conversar, que te deixou receoso quanto a se abrir perto deles?
Isto é muito comum, estar entre pessoas que falam dos outros. No momento, achamos graça. mas depois, quando somos nós a precisar de apoio, vem o medo de passar pela mesma coisa.
Comece conversando com aquele amigo com quem se entende melhor, não precisa falar com todos juntos. E comece a lidar com esta dificuldade. Com o tempo ela vai diminuir, e você vai se sentir mais confiante.

Se quiser conversar melhor, estou à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos