Não sei me comunicar com as pessoas

Feita por >Sunshine · 9 jan 2021 Habilidades sociais

Olá,
Tenho problemas para me comunicar com as pessoas desde criança, e isso tem piorado a cada dia mais. Existem vários fatores como ,traumas, bullyings e problemas de saúde que me fizeram ter essa dificuldade, e muitas outras, bem como não ser equilibrada emocionalmente. Tenho tentado há anos me comunicar melhor com as pessoas, mas quando estou perto de alguém eu me sinto irritada com vontade de fugir. O mesmo acontece quando tentam me abraçar (ainda pior), me sinto sufocada, ansiosa com vontade de empurrar a pessoa. Mas o fato é, que estou cansada de tanto as pessoas reclamarem do meu jeito de ser e da minha forma de me comunicar. Parece que eu sou a única pessoa que tem problemas (pois é constante) e o restante do mundo parecem ser todos perfeitos. Eu tento ser uma pessoa melhor mas a quantidade de críticas esta me deixando em depressão e sem forças para lutar.
Não consigo mais ter amigos ou ter um relacionamento!
Tenho consulta com psicóloga marcada, mas vai demorar ainda por falta de horário, e como não estou aguentando mais, vim aqui para desabafar um pouco.
Agradeceria um retorno.

A melhor resposta 13 JAN 2021

B dia. Vc pode ter fobia social. Que pode ser tratada com psicoterapia.
O treinamento de habilidades sociais com exposições graduais a medida q vc vai se sentindo confortável.
Se interessar conhecer sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

12 JAN 2021

Olá, ótimo vc ter agendado com psicóloga.
No seu relato percebo questões estruturais, o processo terapêutico ajudará nos desbloqueios emocionais. O sintoma, dificuldades para se comunicar e o desconforto com toques, escondem situações vivenciadas no passado. Além dos sintomas é preciso trabalhar as causas. Procure ter calma, o mais importante é sua busca na mudança. Boa sorte. Abraço.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

10 JAN 2021

Sunshine
Cada um tem uma forma de expressão, de comunicação.
Tem motivos para estar assim, traumas, bullying ... precisa resolver isso dentro de ti... não pode continuar sentindo-se vítima.
A irritação é a pressão que os outros exercem contra a tua forma de se expressar.
Normalmente os outros querem que tu seja do jeito que eles querem.
Não vai conseguir ser uma pessoa melhor, sem antes resolver estas questões internas, estes traumas, mesmo porque
O que é ser uma pessoa "melhor"? Melhor para quem?
Se é para voce mesma, ok... Para os outros, ser uma pessoa melhor é conduzir-se como eles querem.
Amigos, namorados, amizades... tudo isso vai surgir naturalmente e sem esforço quando colocar em harmonia o teu interior.
Se a psicóloga não tem horários... tem a possibilidade de fazer Online, com facilidade de horários e rapidez de atendimento.
Tudo isso passará.

5817 respostas

10 JAN 2021

Olá Sunshine! Grato por escrever. Treinar, insistir, tentar, exercitar é o processo necessário para vivermos trocas com as outras pessoas. A questão é que, provavelmente você concebe as pessoas como se elas fossem diferentes de você. Provavelmente você quer acertar tudo, ter certezas. Não as temos, perdoamos e somos perdoados por nossas falhas. Claro que precisaremos de certos cuidados, planejamentos e precauções para aprofundar interações com as pessoas novas.
Isso envolve treino gradativo.
Será importante, se for possível, você buscar atendimento o mais rápido possível. A demora da psicóloga não deve ser muito grande. Não sabemos qual o fundamento para essa demora, nem a precisão de calendário. Em termos gerais, psicologia é uma busca que tem que ser atendida com rapidez.
Considerando esse aspecto, caso você entenda melhor buscar um psicólogo para atendimento mais rápido, pesquise por nós, veja o perfil que supõe adequado, e marque consulta.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento grave da pandemia, evitemos mortes, preservemos vidas: máscara higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.