Eu queria saber por que não consigo me comunicar

Feita por >Tardem · 6 fev 2021 Habilidades sociais

Eu não saio de casa faz três anos, evito meus amigos não tenho oq falar nem sei manter um diálogo normal coisa simples não tenho ideias criativas gostaria de saber se a terapia me ajudaria nesse caso

A melhor resposta 9 FEV 2021

Olá.
Para aprender a andar você levantou, caiu, voltou a levantar e caiu novamente, até que ganhou equilíbrio. Para falar você começou falando errado e com o tempo aprendeu a falar corretamente, e a letra "R", provavelmente, como a maioria das crianças, deve ter sido mais difícil de aprender, mas você conseguiu. Depois veio a escola e todas as suas dificuldades, passo por passo você conseguiu ir avançando em cada série da escola.
Assim também é a vida e o aprendizado dela. A comunicação e o diálogo melhoram na medida em que me exponho mais e mais. Se você parar de andar, seus nervos podem se atrofiar e cada vez mais não conseguirá sair do lugar por falta de uso das pernas.
Portanto ficar 3 anos evitando as pessoas, não vai te fazer evoluir neste interesse. Evitar situações, seja ela qual for também não vai te fazer evoluir. Quando um bebê andar e fala, não pensa em parar porque acha isso difícil ele simplesmente faz. Não queira ser perfeito, isso não existe, o que pode fazer é treinar como qualquer atleta, nenhum deles vai para olimpíadas sem treinar muuuiitoo antes.
Você pergunta se a terapia pode te ajudar, entendo que sim porque sozinho é mais difícil, e há técnicas para você conseguir avançar, mas você precisa querer e se dispor a evoluir.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

7 FEV 2021

Olá Tardem,

Sim, com certeza a terapia irá te ajudar.
Primeiro você vai entender o motivo de não conseguir se comunicar verbalmente de forma que você considera adequada. Além disso, através da terapia, você irá desenvolver habilidades sociais, então sim, a terapia fará grande diferença em sua vida.

Com carinho,
Thamires Carvalho - Psicóloga Clínica

Thamires Carvalho Psicólogo em Vila Velha

10 respostas

7 FEV 2021

Olá, com certeza a terapia ajudaria, eu sempre digo que melhorar a relação consigo mesmo melhorará a relação com o mundo!
Faça terapia

Estou a disposição, Carolina Ovalle
Psicóloga Clínica

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

7 FEV 2021

Olá Tardem! Grato por citar. Primeiro é preciso te falar que casos assemelhados ao que você diz ser o seu, não são raros; segundo: sem dúvida, a psicoterapia ajuda muito para melhorar a comunicação. Cabe advertir que toda expressão ou não expressão são formas de comunicação. Os outros se esforçam por captar o sentido da nossa fala e do nosso silêncio. Por exemplo, pessoas muitos quietas são, algumas vezes, interpretadas como metidas que se acham superiores; pessoas que falam bastante são tidas como superficiais que não pensam antes de falar.
Colhemos, em certa medida o que plantamos. Uma forma muito eficiente de nos melhorar é o exercício. Quem não sai de casa não exercita a convivência, além disso cria certezas mentais sem a devida verificação.
Criatividade é exceção; regra é o comum, o cotidiano. Não exija de si a criatividade, ela é difícil e rara para todos nós. O pior é que muitas vezes, as pessoas não podem perceber e valorizar a criatividade.
Procure por um de nós, psicólogos, com paciência, muita persistência, mente aberta e disciplina.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.