Por favor, é normal uma pessoa não sentir necessidade de se comunicar ?

Feita por >Nike · 1 out 2021 Habilidades sociais

Sou uma pessoa que simplesmente não sente necessidade de conversar, não é timidez, eu simplesmente não converso, fico observando e ouvindo o mundo ao meu redor e não consigo interagir, independente do ambiente, família, trabalho, escola. Tenho tido a impressão que isto está piorando, eu quero e preciso interagir mas não consigo, tem me prejudicado absurdamente profissionalmente, socialmente, nos estudos, hoje tudo é em grupo e eu sou a pessoa calada no canto, não aguento mais as piadas e comentários tipo a fulano/a vc conversa demais, cala a boca, o silêncio dele/a me assusta. O irônico é que trabalho com a voz, converso o dia todo com dezenas de pessoas por dia, pessoas de todas as partes do Brasil e até de fora pois sou atendente de callcenter receptivo, será que sou retardado/a ? Devo ter algum distúrbio. A timidez me acompanha desde que nasci, mas quando criança e adolescente eu tinha meu grupo, amigos/ as, coisa que não acontece hoje, esse é um dos motivos que me leva a crer que vai piorando. Aprendi a conviver com a maldita timidez que já me fudeu de todas as formas possíveis, já tomei remédio natural, tratamento psicológico, como não vi resultados passei para psiquiatra larguei os remédios naturais e parti pra tarja preta, hj viciado/ a em rivotril mas foi o único remédio/tratamento que vi algum resultado real ele me possibilita fazer/ viver situações que sem ele eu nunca me sujeitaria. Hoje a timidez está sob controle e não é mais meu maior problema, hoje vivo um novo problema, sou absurdamente calado/a e estou estagnado/a profissionalmente, ainda não procurei ajuda, esta aqui é a primeira manifestação, posso viver como sou mas o mundo não pensa assim.

A melhor resposta 4 OUT 2021

Olá Nike.
Seu texto me dá a impressão de que você está confuso/a. Não se identifica nem como homem nem como mulher, depois comenta que não sente necessidade de conversar, mas ao longo do texto diz o contrário, comenta que não tem timidez e depois que toma remédio que diminuiu sua timidez.
Você comenta que já fez tratamento psicológico, e como não viu resultado parou. A psicoterapia não é um processo para que se percebam os resultados rapidamente, a percepção pode acontecer tempos depois. Há também que se levar em conta o vínculo terapêutico, sem ele a psicoterapia pode ficar comprometida.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 OUT 2021

ola! espero que esteja bem!
todos temos nossas fronteiras de contato, isso quer dizer que temos limites - que podem ou não estarem bem delimitados - na convivência com as pessoas
se isso te traz algum sofrimento, e me parece que sim, recomendo sim que procure ajuda
acredito que tua manifestação aqui já é uma forma de comunicação, não?
enfim, conte comigo se precisar!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

2 OUT 2021

Olá Nike! Grato por escrever. Seu título que envolve a palavra "normal" não se combina com o que você descreve. Forma tímida de não se expor se aprende, se desenvolve por muitos anos, geralmente com a forma inicial de trocas sociais mais marcantes. Para modificar a direção, aprender a sentir, interpretar, comportar-se fantasiar, imaginar diferente é preciso mexer na autoestima, na autoconfiança, na concepção das pessoas, na concepção do diferente. Demora um bom tempo, exige muita, muita persistência.
Com essa persistência, abertura mental, tolerância, como estado de vinda a nós, os psicólogos poderemos te ajudar a se melhorar, ver possibilidades, potencialidades, utilização das experiências e amadurecimentos a seu favor.
Para tanto, estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.