Namorado dependente?

Feita por >anonimx7 · 6 set 2022 Dependência emocional

Meu namorado foi abandonado pelos pais quando era mais novo. Ele é cuidado pelos avós. Estamos juntos há quase 4 anos. Ele já me traiu quando esteve na universidade com uma pessoa que estava ali para cuidar dele quando tínhamos problemas no relacionamento muita dependência da minha parte e achou que estava gostando dela palavras dele. Foi uma época muito difícil para nós dois, e então nos separamos por 4 meses. Depois disso, nós voltamos. Muito diferentes, nós amadurecemos bastante. Hoje levamos o relacionamento da melhor forma possível e estamos muito, muito felizes mesmo. Voltamos há 1 ano e 5 meses. Não temos problemas sérios desde que voltamos e consertamos todos os problemas que aconteceram antes. Eu não sei o que aconteceu durante esse tempo separados, mas eu percebo que ele está cada dia mais apegado a mim, mais dependente, e isso me preocupa um pouco. Ele precisa de mim para absolutamente tudo. Para tomar decisões, me pede permissão para tudo, se preocupa com tudo, se eu respiro diferente ele já tem medo de eu estar chateada, ele faz absolutamente tudo o que eu quero, trancou a universidade por conta própria, não influenciei em nenhuma decisão, parou de usar redes sociais, bloqueou as meninas com quem ele me traiu, se declara para mim constantemente, até chora se declarando para mim, só sai de casa para encontrar os amigos de sempre só homens para ficar por perto de casa, me fala absolutamente tudo o que está fazendo dentro e fora de casa, tem um medo absurdo de me perder mesmo eu afirmando o tempo inteiro que isso não vai acontecer, fala em casar o tempo inteiro, em ter uma família, se eu saio sozinha ele fica muito ansioso, se eu saio no wpp por algum tempo ele já se preocupa, ele não procura um emprego porque tem medo de eu não me sentir bem, fala que a vida dele só tem sentido por minha causa. sei que muita gente iria gostar de namorar com uma pessoa assim, eu gosto, mas ao mesmo tempo isso tudo tem me preocupado um pouco. Tenho receio dele estar desenvolvendo dependência muito grande e isso afetar ele. Ele é incrível, me mostra todos os dias que me ama muito, cuida bem de mim, me respeita muito, e eu amo isso. Faço tudo reciprocamente. Mas às vezes eu sinto ele muito carente, meio infantil, dengoso, muito apegado, às vezes até parece uma sensação meio maternal, mesmo ele já tendo 24 anos. Ele sempre teve funcionários em casa para fazer tudo pra ele, então tem coisas simples que ele não sabe fazer, mas já conversei com ele sobre isso e, aos poucos, ele vem mudando isso. Isso é normal? Eu devia me preocupar com algo?

A melhor resposta 13 SET 2022

Olá anonimx7,

Sentir confortável por ter uma pessoa que depende de você pra tudo, que passa o dia te dando satisfação, que te controla pelo whatsapp, que tranca a matricula da faculdade e que não procura emprego para você se sentir bem.
Tanto ele quanto você precisam urgente de ajuda.
O que você espera do futuro com essa pessoa? Como fazer planos sem estudar, sem trabalhar?
O que me chama atenção é o modo que esta lidando e enxergando essa situação.
Te aconselho a fazer psicoterapia para trabalhar sua autoestima e dependência emocional.
Fico a disposição.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

7 OUT 2022

ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que irei agendar a sua consulta o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

23 SET 2022

B noite. Vc pode evitar a dependência aconselhando ela fazer terapia. Caso vc ache q não valha a pena , siga seu caminho
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

8 SET 2022

É normal a pessoa cuidar de si mesmo; é normal, depois dos 18 anos, aprender a ser responsável por si mesmo, se orientar na vida, descobrir qual o seu objetivo de vida, se responsabilizar por acerto e fracassos...
A vida não considera nada errado e nada certo, tudo são possibilidades de aprendizagem - estamos aqui para aprender.
Normal seria ele se preocupar com a situação dele e buscar resolver seus conflitos, suas dependências, suas carências.
É normal voce se perguntar se este tipo de relacionamento vai te fazer bem ou vai ser um problema para voce...
Acredito que esteja buscando um parceiro, um marido protetor, cuidador de ti e dos possíveis filhos...
No que isso vai resultar? É isso que voce quer?
Abraços ... dispensa dizer que precisa de Psicoterapia para resolver estes problemas.

5822 respostas

7 SET 2022

Olá Anomimx7! Obrigado por escrever. Certamente você e ele devem estar preocupados sim. Trancar faculdade e não procurar trabalho, aos vinte e quatro anos de idade, é algo sério, que precisa ser refletido com profundidade, modificado com consistência e rapidez. Não se esqueçam que vocês amadurecem, se modificam. Amor ingênuo e agrados ao outro, não sustentam as necessidades de autonomia, de crescimento e desenvolvimento pessoal. Pelo escrito, salvo, limitações da escrita ou de minha interpretação, ele precisa de psicoterapia para delimitar identidade, metas, possibilidades, potencialidades. É bem provável que você também, envolvido nesse quadro, por quatro anos, necessite também de resgate da essência pessoal e da autonomia.
Estaremos a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.