Meu namorado è dependente químico

Feita por >tabita brito · 8 abr 2023 Abordagem psicológica

Eu namorado a 8 meses, sim, é pouco tempo, entretanto desde o início conversavamos sobrr tudo e temos alguns pontos de vista em comum. Há algumas coisas que quero e desejo pro meu futuro que também se encaixa com as dele. Eu não sou o tipo de pessoa que "fica", iniciamos logo o namoro e nos decidimos nos conhecer mais dentro da relação. Meu namorado é uma boa pessoa, não só ele, mas eu também, tive muitos problemas familiares e de infância, uma das grandes diferenças é que venho sempre estudando a mim mesma, superando meus traumas, buscando crescer etc. Infelzimente ele fuma maconha e cigarro, é totalmente viciado nos dois. Isso no inicio já me incomodava, mas fui egoísta em acreditar que futuramente poderia ter mudança. Ele me trata bem, me respeita e tem muito em si do que desejei em homens, porém, ainda assim, os vicios tem sido um incomodo imenso pra mim: e não existe essa de que maconha faz bem, pra mim ambos são ruins e ponto.
Conversamos algumas vezes, nunca fomos de brigar, e sim sentar e conversar, deixei claro pra ele o quão isso me incomodava, não só isso, como: o cheiro, o fedor nas roupas e na casa dele, o mal que faz a ele, como torná-lo mais estressado se ficar sem etc. Somos novos, porém já moramos sem a familia, e uma coisa que me incomoda também e eu infelizmente falo muito, é o fato dele também não se cuidar mais. De uns meses pra cá isso mudou também. O que posso dizer, tem historico na minha familia de situações bem ruins relacionada a maconha, como o relacionamento contubardo dos meus tios, o vicio da minha tia, a morte do meu irmã etc, e na dele, como em relação ao pai dele, o tio dele que se matou e consumia a mesma, e outras situações drasticas que não me vejo no direito de comentar, qual o meu medo? passar pela mesma situação que ocorreu e ocorre com alguns parentes meus, e vê-lo ir pelo mesmo caminho do pai dele ou do tio.
Mas além disso tudo, me importo com ele e tenho medo de terminar e acontecer algo, já pedi a ele que tentasse uma psicologa, pra tentar lidar com os traumas.
Desculpa o texto grande, to tentando ser bem detalhista sobre a situação: tenho sentido que nossos valores e crenças são ainda mais opostos do que eu pensava, e sim, o problema pra mim é as coisas que citei acima, por me veria permanecendo com ele facilmente se ele se deixasse ser ajudado ( ou se ajudasse ) e tentasse parar com os vicios e com a falta de cuidado consigo mesmo.
Eu realmente não sei mais o que fazer, e como isso tem me incomodado, eu sou uma pessoa extremamente expressiva, então todo incomodo que me causa eu deixo exposto, o que com certeza deixa ele totalmente desconfortável, mas como eu não quero mandar nele, eu quero que ele mesmo decida se cuidar e se amar, eu vejo o termino como a melhor solução ( o que me faz sentir mal em deixá-lo nesse momento conturbado ), que vem me sugando também, vê-lo desse jeito me afeta demais, e o pior, é que ele acredita fielmente não ser viciado e que maconha faz bem a saúde

A melhor resposta 10 ABR 2023

Compreendo a sua situação e os seus sentimentos em relação ao seu namorado. É importante que você continue sendo honesta com ele sobre como se sente, mas também é importante respeitar as escolhas dele. Infelizmente, você não pode forçá-lo a mudar, ele precisa querer isso por si mesmo. Sugerir que ele procure ajuda profissional é uma ótima ideia, mas cabe a ele decidir se quer seguir essa sugestão ou não.

Se você sentir que a diferença de valores e crenças é grande demais e está afetando negativamente o relacionamento, pode ser hora de considerar o término. É importante lembrar que você não tem o controle sobre o que ele decide fazer com a vida dele, e que você deve cuidar da sua própria saúde mental e emocional também.

Não se sinta culpada por tomar uma decisão difícil, mas saiba que você merece estar em um relacionamento onde se sinta confortável e respeitada. Se decidir terminar, faça isso de forma respeitosa e gentil, e tente não se sentir responsável pelos problemas dele. Você não pode controlar o que ele faz, mas pode controlar como lida com isso. Busque apoio em amigos e familiares, e se necessário, em um psicologo, para lidar com as emoções que surgem nesse momento.

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville

66 respostas

25 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

13 ABR 2023

Tabita Brito
De acordo como voce pensa a respeito de si mesma, da tua busca em se superar a cada dia. Todos nós nascemos num ambiente e este ambiente sempre nos cerceia em alguns aspectos e por isso, a busca em superar crises, conflitos, traumas...
Não estamos aqui a passeio, de férias; estamos aqui para aprender, corrigir percursos e ser felizes.
Como Tabita, precisa realizar a si mesma, ser a cada dia uma mulher esplêndida para si mesma, brilhar para si mesma e consequentemente as pessoas adoram conviver com uma pessoa assim.
Teu namorado também precisa aprender a superar seus problemas, seus conflitos e não apenas fugir fazendo uso das drogas; nada você pode fazer por ele, ele tem a sua liberdade e poder de escolha e será o que escolher.
No fundo ele não quer as drogas, ele quer o que as drogas lhe dão. Então ele precisa ser inteligente e conquistar o que ele quer e não fazer uso de atalhos que, como voce mesma disse, “fazem mal e ponto”.
Como profissional da saúde, tenho experiencia nesse tipo de problemas e a sua análise está correta, gostei do teu texto, mas nem voce e nem ninguém tem poderes sobre outros... ele muda, se ele quiser. Enquanto ele acreditar que maconha faz bem, nele nada muda; enquanto ele fugir usando as drogas, nada muda. Precisa de consciência e conquistar o que ele não tem coragem de admitir. No fundo, todas as pessoas que buscam drogas, vícios, pornografia, são covardes consigo mesmos, são pessoas medrosas que preferem fugir pela tangente em vez de enfrentar e realizar o objetivo deles nesta existência.
Não tem poderes sobre outros, mas tem total poder sobre voce mesma:
Cuide de si mesma, continue sendo uma mulher forte, de valor; conquiste a cada dia mais a verdade sobre si mesma; seja a cada dia a expressão da verdade de si mesma - não há nada superior à verdade.
Seja o que a vida reservou a si mesma, cada um tem esta tarefa.
Outros, se quiserem te acompanhar, terão que te merecerem, terão que aprender a superar as suas deficiências.
O sol nasce para todos, é ele mesmo, ele não se adapta aos outros, cada um se utiliza dele conforme o conhecem:
Para alguns, é vida, é força, é energia, é luz!
Para outros é morte, é malefício, é dor, queimaduras, etc.
Seja para si mesma e tangencialmente, serás luz e força para outros.
Voce nasceu para realizar, para ser feliz.
Escolha o que te realiza, o que te faz feliz - serás o que escolher para si mesma; cada escolha gera seus resultados/consequências.
Não há nenhum Deus castigador, que pune, que condena; também não há nenhum Deus salvador, que gratifica...
Só há consequências das nossas escolhas e decisões... colhemos o que plantamos.
Esta é a nossa liberdade.
Abraços.

5818 respostas

11 ABR 2023

Oi, Tabita. Ele precisa de tratamento, ele está numa dinâmica de repetição dos padrões familiares, é preciso ter consciência disso. Você quer ajuda-lo mas parece que ele ainda não acordou, né, vive na ilusão de que não vicia e faz bem à saúde. Você se sente responsável por ele, por que não propor fazerem um atendimento juntos, ao menos para ele entender como funciona e saber que não está no caminho certo e isso está prejudicando vocês. É essencial que vocês dois trabalhem as dificuldades e traumas vividos e consigam ter um novo significado. Agora, caso ele não aceite de jeito nenhum, sugiro que você então siga e faça por você, não fique dependente de quem não quer avançar na vida, isso não é bom nem pra você nem pra ele, pois você fica com pena , medo de terminar , e aí fica ligada a ele como uma espécie de mãe , cuidando dele eternamente, isso desgasta e acaba com qualquer relacionamento amoroso. Estou à disposição. Mude sua história!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

9 ABR 2023

Olá Tabita! Obrigado por escrever. De maneira direta: com sensibilidade e empatia, termine o namoro. Ele, na atualidade, não visualiza modificar-se. Com o tempo, os comprometimentos aumentam. Estou a disposição para aprofundar argumentações.
Atenciosamente: