Namorado dependente afetivo dos pais. Isso muda?

Feita por >Zenaide Maria · 8 fev 2023 Abordagem psicológica

Boa tarde, me chamo Zenaide e tenho 27 anos. Meu namorado é concursado, moramos em Alagoas e os pais dele moram em São Paulo. Ele fica mais na casa dos pais do que na minha cidade, e muitas vezes ele exige que eu vá junto. Essa última vez que eu fiquei lá 1 mês e meio, quase surtei. Os pais são muito gente boa, mas são muito carentes, ele chamava os pais para sair com a gente para todo lugar, até mesmo baladinha (os pais já estão com 72 anos) e sempre vão. Toda vez que vamos viajar, os pais vão junto. Todas as decisões dele os pais querem saber, vangloriam o filho até. Eu já falei que essa relação não é saudável, que ele precisa de procurar psicólogo mas não me escuta. Ele é uma boa pessoa, mas isso me irrita. Ele tem 36 anos já, deveria pensar em ter sua família e desgrudar um pouco, mas só de pensar em deixar os pais por 20 dias, ele morre em Alagoas!! O que faço? Porque apesar de ser nova, tenho planos para o futuro, sou nutricionista, e estudo para concurso, mas eu quero ter minha família, mas essa situação está me tirando o sono. Namoramos tem 2 anos já e tenho medo dele não mudar. Me ajudem.

A melhor resposta 9 FEV 2023

Olá Zenaide! Obrigado por escrever. Será importante você falar mais, muito mais. Pelo que você escreveu, há margem para supor que há culturas familiares diversas, há pontos de vistas diferentes. Considerando que você tem vinte e sete anos, que ele tem trinta e seis; ele é concursado, mora aí, mas fica mais com os pais, você tem perspectivas diferentes, implica o saber das diferenças. Saber os detalhes dessas diferenças, é parte central do namoro, da convivência mais intensa. Isso permite dialogar, negociar, adaptar, ou tomar outra medida. A maior parte dos namoros terminam porque o exercício de aproximação e convivência intensa, mostra diferenças que o casal, a partir de um momento, entende que não representam consistência para a continuidade.
Será preciso refletir com profundidade, com cuidado.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8602 respostas

9 FEV 2023

Olá Zenaide Maria,
Para ele mudar, ele precisa cortar o cordão umbilical psicológico com os pais dele.
Ele precisa querer nascer para ele mesmo, proporcionar o nascimento dele mesmo.
Os pais tem a vida deles e ele precisa buscar realizar a vida dele.
Caso ele não consiga ou não queira, voce sempre será a segunda no coração dele... a primeira será sempre seus pais.
Ele não conseguirá exercer o papel dele como marido teu, sempre será um infantil.

Isso te satisfaz? Será isso que voce escolhe para si mesma?

Abraços

5817 respostas

9 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

9 FEV 2023

É fundamental, conversar com ele e falar sobre os seus sentimentos e projetos comuns.
Observe realmente o que ele está buscando para o futuro, como é o que ele deseja construir com vc.
Se posicione ao falar o que vc também deseja.
Ambos entraram em um acordo, ou talvez a decisão seja buscar algo que faça sentido para vc.

Paula Salvia Trindade Psicólogo em São Paulo