Namorada dependente

Feita por >Karen cristina · 3 abr 2021 Dependência emocional

Como meu namorado pode me ajudar/auxiliar no corte da minha dependência emocional dele? O que seria melhor para minha recuperação e ser “independente”? Doi bastante imaginar cortar esses laços, parece o fim do relacionamento. Mas é necessário e eu não sei o que fazer, ele quer me ajudar, só não sabe como e eu também não.

A melhor resposta 13 ABR 2021

Olá Karen.
Se você quer realmente ser ajudada, procure por um psicólogo. Por mais boa vontade que seu namorado possa ter, é provável que ele não saiba como resolver isso.
Através dos atendimentos psicológicos você pode entender melhor seus sentimentos, comportamentos e como tem se relacionado, além de perceber como pensa diante dos eventos que surgem em sua vida. Estes pensamentos costumam influenciar suas atitudes e emoções.
Quando você consegue ter uma forma mais adaptada de pensar, você passa a ter sentimentos e comportamentos mais positivos, o que pode influenciar a sua vida e seus relacionamentos, seja com seu namorado ou outras pessoas que convive.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

9 ABR 2021

Já respondi anteriormente.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

5 ABR 2021

Bom dia Karen.
Ótimo que ele quer te ajudar.
Sugiro que façam terapia de casal, o mais indicado e menos traumático.
Estou à disposição, abraço.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

5 ABR 2021

Boa noite karen,
Com terapia é possível sim te ajudar a entender melhor o porquê dessa dependencia emocional e trabalhar para que você seja mais independente e tenha pleno controle de sua vida ( amorosa ou não ).
Eu trabalho com relacionamentos como demanda terapeutica e espero poder te ajudar .
Abraços, Psicologa Julia Marquezin

Julia Mattos Marquezin Psicóloga Psicólogo em Londrina

2 respostas

4 ABR 2021

Olá Karen! Grato por citar! Falta contextualizar. Dependência pode muito bem ser integrada com conceitos como inexperiência, imaturidade, acomodação.
Quando uma pessoa escolha depender da outra, ela está fazendo algo semelhante às crianças que vivem direcionadas por seus pais. Quando crescem, de fato, querem ter autonomia, espaço próprio.
A independência apresenta claríssima vinculação com patrimônio social e cultural das pessoas.
Em outras palavras, quantos colegas, conhecidos, amigos a pessoa contata, em paralelo com o namoro; quantas ocupações e afazeres socialmente integrados a pessoa vivência ao mesmo tempo em que namora (trabalho, estudo, atividade física, leituras, esportes, serviços domésticos, etc.)
De outro lado, não é possível uma pessoa namorar, por completo, outra pessoa, se não namorar a si mesma, em primeiro lugar.
Aprender a namorar a si mesmo em primeiro lugar, implica em amadurecimento, ter firmeza de convicções, capacidade de "namorabilidade" (saber que pode experimentar namoros, com a devida ética e responsabilidade, mas pode trocar de namorado, para buscar construir a melhor e mais amadurecida parceria de namoro).
Pelo descrito você precisa resgatar os limites de tua identidade, personalidade, e riqueza interior para aprimorar auto valorização.
Aconselhamos que procure por um psicólogo e passe por uma caminhada científica.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina rápida e obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

4 ABR 2021

Oi, Karen! Pra poder responder melhor sua pergunta, seria importante entender o nível de autonomia que você tem hoje na sua vida, e porquê você sente que precisa de validação do seu namorado para sentir que existe. Estou à sua dispoisção para ajudar você, caso queira. Entre em contato comigo!
Young Sam Otávio Almeida, Psicólogo Clínico

YSOA Psicologia Clínica Comportamental e Cognitiva Psicólogo em Campo Grande

8 respostas

4 ABR 2021

Karen, na realidade o ideal é você buscar ajuda especializada de um psicólogo. Uma pessoa neutra, sem julgamentos. Na terapia você será capaz de enxergar a origem deste seu comportamento atual/dependência emocional e modificar este padrão.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga- terapia online e presencial

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

4 ABR 2021

Olá, eu sou especialista em Relacionamentos.
A questão da dependência emocional é tratável fortalecendo sua tríade: auto estima, amor próprio e autoconfiança.
Como na dependência emocional você fica na sua necessidade e com isso no outro.
É necessário fazer este trabalho de olhar pra você sim. O terapeuta inicialmente se coloca neste lugar que o seu namorado tem. Para você ter forças de lidar com tudo isso. Conforme você vai se fortalecendo, você consegue ter suas próprias decisões.
De qualquer forma, você precisa passar por um atendimento pra avaliar a dinâmica dessa relação de vocês, só assim da pra dizer sobre estarem juntos ou não neste processo.
Mas de fato, ele não poderá lhe auxiliar. A premissa do trabalho é que você olhe para você.
Estou a disposição
Um beijo

Psicóloga Ariane Da Silva Barbosa Psicólogo em Rio de Janeiro

25 respostas

4 ABR 2021

Boa noite, Karen.
Na verdade, ele não pode. A dependência emocional está ligada a um sentimento de solidão, onde a pessoa sente que não é o bastante e, erroneamente, acha que os outros são importantes em sua vida.
Neste momento, o ideal é que você passe umt empo sozinha, para aprender a se fortalecer e lidar com seus sentimentos.
Se quiser melhorar, a hipnoterapia pode te ajudar muito.
Fico à sua disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos