Minha sobrinha tem 4 anos e tem mania de morder as coisas, o que pode ser?

Feita por >Marina Dias · 3 set 2020 Psicologia infantil

Olá, minha sobrinha tem 4 anos e morde tudo o que vê pela frente, principalmente seus brinquedos. Ela morde as pessoas também, quando está brincando ou quando está com raiva. E depois que percebe que mordeu fica triste e chora. Minha irmã não tem muita paciência, grita com ela e diz que não é pra ela morder e que já explicou isso várias vezes pra ela, ameaça dizendo que vai desligar a televisão ou tirar o tablet da mão dela. Ela chora muito e começa a dizer coisas negativas como: Vc não gosta de mim, ou, Vou embora desta casa, ou, Quero morrer, etc.
O que fazer neste caso? Já expliquei pra minha irmã que a forma que ela age não está correta, mas nada muda. Tenho medo do que pode acontecer com minha sobrinha futuramente.

A melhor resposta 5 SET 2020

Cara Marina , o ato de morder da criança é apenas o sintoma de algo que ela não está conseguindo expressar com palavras, que as vezes, até pela idade, não tem consciência do porquê morde. É necessário, o acompanhamento de um psicólogo infantil, para verificar a origem deste comportamento, para depois, junto com os pais, escolher a melhor ferramenta psicológica para eliminar este comportamento de morder, porque nem sempre a punição resolve a situação. O profissional é capaz de identificar o que vai funcionar ou não,porque não existe certo ou errado na forma de educar as crianças e sim, estratégias que funcionam ou não.Espero ter ajudado.
att Tatiane Andrade

Tatiane Andrade da Silva Psicólogo em Guarulhos

74 respostas

4 SET 2020

Olá Marina.
Infelizmente, este é um problema da sua irmã, e por mais que queira não poderá mudar muita coisa.
Você pode dizer a ela para buscar ajuda psicológica para ela e a criança.
Muitos pais não sabem que ao ceder as vontades das criança, podem estar prejudicando nela a condição de enfrentar frustrações, piorando a situação do filho em aceitar um não. A não ser que você saiba ser muito assertiva com as palavras no trato com sua irma, você dizer algo a ela provavelmente não deve ajudar muito, por isso a necessidade de um profissional psicólogo.
Se sua irmã ameaça tirar a tv ou o tablet, o melhor é ela manter a palavra por mais que a criança chore, pois com o tempo ela vai entender que não é não.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

4 SET 2020

Olá Marina Dias

A atitude da sua sobrinha pode ser uma forma de chamar a atenção, o que pode ser sinal de carência afetiva.
É a forma que ela está encontrando para expressar o que está se passando na cabecinha dela.
Bom será que ela tenha uma avaliação com uma psicóloga infantil, que pode identificar através de testes próprios para criança na idade dela e interpretar o que está se passando com sua sobrinha.
Espero ter ajudado.

Um abraço.

Psicólogo José Almiro Machado Psicólogo em Taubaté