Desde criança, eu tenho manias horríveis de limpeza

Feita por >Liv fox · 7 mai 2020 TOC

desde criança, eu tenho manias horríveis de limpeza ao ponto de se tornarem fisicamente dolorosas e eu nao paro até terminar.. e as vezes o terminar se tornar ter limpado a casa 10x no dia, mesmo eu sabendo que esta limpo eu nao consigo parar, eu nao sei se pode ter se tornado a esse ponto devido eu ter sido a filha mais velha que fazia tudo em casa, nao tive uma infancia boa em quesitos de pais que sentam e conversam com os filhos ou uma menina popular na escola, eu comecei a me agredir com 12 anos, desferindo socos em meu corpo, mordendo os dedos, automutilaçao e tive problemas com vicios com histaminicos aos 14 e quase acabei comentendo um suicidio devido as altas doses que eu tomei em uma manhã.. mas eu ainda estou aqui, com 20 anos e estou lutando todo dia contra mim mesma, aos 18 anos busquei por conta propria ajuda de um psiquiatra, eu nao informei que eu me auto agredia eu senti muita vergonha, apenas contei alguns problemas que estavam começando a me afetar socialmente e com minha familia, eu estava tendo crises horriveis e queria ajuda, por eu temia que eu acabaria tentando suicidio novamente, mas eu nao quero morrer eu quero viver, eu nao suporto ter os pensamentos de que nao mereco estar aqui quando ao mesmo tempo eu luto para me mostrar que eu tenho muita coisa pela frente mas ta dificil, o psiquiatra me diagnosticou com toc, tag e tricotilomania, mas acho que ele se equivocou, eu nao como e nem arranco meus cabelos mais eu fazia isso quando criança apenas, quando eu n tinha tempo de terminar as tarefas em casa e recebia bronca da minha mae por isso,quando eu vi que eu estava ficando com falta de cabelos eu comecei a despejar minha raiva com agressoes, ja fiquei com o olho tao inchado de um soco que parecia que alguem 2x maior que eu me socou, eu tomei remedio por muito pouco tempo nao tive como comprar dnv e estou desde entao tentando ainda..
gostaria de saber se é possivel eu ter toc e tag e me autoagredir da forma que eu faço, pesquisei e ja li livros dessas doenças eu quero me entender, mas pelo que li nao é muito comum a autogressao nessas doenças, penso que posso ter outra mas acho estranho ser possivel ter mais de 2 transtornos, eu só gostaria de saber se é possivel isso, devido a pandemia nao tenho nem como ir a um psiquiatra e eu nao estou mais tendo tantos ataques mas percebi que qualquer repreensao que façam comigo é gatilho para um ataque de raiva contra mim mesma, eu to assustada, nao quero ser instavel eu nao quero fazer mal para mim, por que vejo que minha familia e meu noivo se machucam muito me vendo no estado que eu fico, meu rosto fica com bolinhas vermelhas de tao estressada que eu fico ao ponto de as vezes sentir que nao consigo respirar e temo em morrer, é uma loucura isso sabe, eu só penso que antes de eu procurar um psiquiatra de novo depois que tudo isso de corona virus acabar, eu quero antes me reconhecer e saber quem sou eu, tenho muitos pensamentos horriveis de que meu corpo nao é meu e as vezes me pego olhando no espelho sem me reconhecer,só tenho lembranças de quem eu sou quando eu era criança, mas sinto que estou piorando e quero me ajudar antes de buscar ajuda médica.. obrigada.

A melhor resposta 11 MAI 2020

Olá Liv
Você comenta ter pesquisado sobre seus diagnósticos, e não concorda com eles, sugiro que procure no google Cid-10 seguido do nome dado aos seus diagnósticos.
Independente dos “nomes” que te deram, interessante perceber que você não quer morrer e quer viver. Sugiro que procure ajuda psicológica, hoje existem muitos profissionais atendendo por internet, inclusive gratuitos. Também tem médicos fazendo atendimento por internet, penso que se sentirá bem melhor se puder fazer os dois acompanhamentos, psicológico e psiquiátrico.
Você relata que tem momentos que não consegue respirar. Saiba que existem técnicas para você aprender a respirar corretamente, pois com o passar dos anos muitas pessoas, principalmente as ansiosas desaprendem como respirar corretamente. Existem também técnicas de respiração para diminuir a ansiedade e conseguir dormir melhor. Falo isso porque tenho especialização nestes técnicas.
Sugiro ainda que procure melhorar a sua espiritualidade, este é um dos pilares para uma vida melhor. Cada pessoa tem sua forma de perceber sua espiritualidade, você precisa entender qual é a sua.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

8 MAI 2020

Liv Fox,
Pouco importa se foi diagnosticada com toc e tag, isto não pode ser motivo de preocupação sua.
Importa que não estás feliz, que teve que cumprir ordens de outros e o que mais queria era brincar, sair, se divertir e não te deixaram. Isto fez com que desenvolvesse a mania de limpeza, mas o que queres mesmo limpar é outra coisa que está em tua mente, no teu emocional. São emoções, dores trancadas lá e que precisas remover. Caso contrário não vai conseguir ter paz. E não vai ser nenhum medicamento que vai te dar isto. Antes, digo que a medicação só te predudica.
Precisa tratar do Emocional. Indico sim um bom Psicoterapeuta. Se precisar, retorne para conversar mais sobre.

5817 respostas

8 MAI 2020

Olá Laura.
Primeiro é importante você saber que sua mãe é o melhor que ela pode ser, e nem sempre este melhor dela é o que você espera.
Pessoas que procuram colocar outras para baixo é porque estão se sentindo ameaçadas. Talvez este seja o motivo que sua irmã faz o que faz.
Quanto aos estudo, “desliga o plug” dos acontecimentos a sua volta e foca na sua determinação. Preste atenção em como está comandando sua vida e não deixe os “mimimis” te atrapalhar.
Para você refletir:
O quanto está comprometida com o vestibular?
O que você espera de sua mãe?
Você já se perguntou porque sua mãe compra algo e pede para não dizer a outros?
Você tem esperado que sua mãe faça aquilo que você não consegue fazer? E se você não consegue, porque sua mãe tem que conseguir?
Como você tem enfrentado sua irmã? Você a enfrenta? Até animal irracional, se perceber seu medo avança.
Você sabe o que é assertividade, tem sido assertiva, quando enfrenta sua irmã e quando conversa com sua mãe?
O que você gostaria de fazer quando vê sua irmã conversando, rindo e assistindo junto com sua mãe?
Como você tem enfrentado sua vida?
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

8 MAI 2020

Olá Liv fox! Grato por participar. Seu texto indica recursos interessantes para ponderar a razoabilidade. Querer limpar repetidamente as coisas implica a sensação simbólica de que há sujeiras não físicas, difíceis de remover; são "sujeiras" (simbólicas que não valem para outros), que, segundo sua mente, precisam ser removidas. Será muito importante você passar por processo de trabalho técnico-científico, com psicólogo, com persistência, por período duradouro. É preciso resgatar a harmonia, interior, visualizar as qualidades e as higienes mentais e físicas que você contém, mas que nesse momento, não está podendo perceber. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário: com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, será uma vida inteira, a mais, preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.