Mania ou Transtorno Obsessivo?

Feita por >luana carolina · 21 out 2019 TOC

Desde criança eu tenho uma mania de ficar com movimentos repetitivos sempre, sempre que estou parada ou sentada fico com movimentos repetitivos com os dentes e os dedos do pé, todos eles tem uma sequencia, caso não siga a sequencia fico ''nervosa'' e tenho que repeti-los até fazer todos direito.
isso pode ser algum problema ou é só uma mania inofensiva?

A melhor resposta 22 OUT 2019

Boa tarde, Luana. Creio que o mais importante de avaliarmos nesse situação é se existe um sofrimento envolvido. E no seu relato tive a impressão que sim, visto que fica nervosa e sente a obrigação de cumprir um ritual, caso contrário, não se sente bem.
Se sente que te atrapalha ou que tem algum desgaste ou sofrimento nisso, procure ajuda. Transtorno obsessivo ou não, isso está relacionado a uma ansiedade elevada, e a psicoterapia pode te ajudar muito a se sentir melhor. Um abraço

Júlia Baisi Faria Psicóloga Psicólogo em São Paulo

2 respostas

22 OUT 2019

Oi Luana Carolina, mesmo sendo só uma mania, já é um problema porque te obriga a fazer um ritual e não ficas contente até não cumprir com este ritual. Com o tempo, isto pode te prejudicar e te incomodar mais.
É bom ver as causas disso. Tu deves ser dona de ti mesma e não as manias serem donas de ti. Isto pode ser um fundo nervoso, talvez de ansiedade, preocupação... mas tem que investigar para centrar tuas energias em coisas produtivas e não pata cumprir rituais.
Recomendo Psicoterapia. Mas vai, sem medo!