A venlafaxina é eficaz no tratamento dos pensamentos obsessivos?

Feita por >Roby · 15 out 2020 TOC

Tenho TOC desde meus 12 anos , porém só fui tratar quando tinha 24 anos .Hoje tenho 29 anos e recentemente tive uma recaída.

Eu fazia tratamento medicamentoso com 100mg de sertralina e 10 gotas de aldol ao dia.Os medicamentos ajudaram por 5 anos , mas nunca chegaram de fato a zerar os sintomas do toc.

Meu toque é muito mais a nível de pensamento do que de tiques e manias . São pensamentos de morte , medos insuportáveis de enlouquecer , esses pensamentos me trazer sentimentos de angústia e me obrigam a ficar achando alguma forma de afastar esses pensamentos tentando me convencer de que não vai acontecer , mas é recorrente , logo após eu me livrar de um pensamento , outro pensamento já vem trazendo tudo de novo.

Voltei ao psiquiatra , ele trocou minha medicação.Me prescreveu VENLAFAXINA 75mg por dia.Hoje faz uma semana que estou com a medicação nova , porém ainda me sinto muito mal , tenho medo do remédio não fazer efeito e isso me traz muita ansiedade.

Por acaso alguém já fez uso de VENLAFAXINA?

Se sim , os resultados foram positivos?

A melhor resposta 16 OUT 2020

Olá Roby! Grato por participar. Os medicamentos, nessas situações, apresentam indicações para grupos chaves, mas não são personalizados. A venlafaxina é indicada para depressão e ansiedade. Você tem vinte e nove anos, história pessoal, rotina própria de vida, metabolismo próprio, alimentação, sono, vigília, ocupações diárias, vinculações sociais, motivações e interesses que te fazem uma pessoa única.
O entendimento dessa pessoa única, altamente complexa e rica, que você é, deverá ser o caminho para o psicólogo te ajudar a compreender melhor tua identidade, tuas ferramentas de vida, teus planos. Provavelmente essa revisão de caminhada te ajudará muito a lidar com o que você está chamando de pensamentos obsessivos.
Observação: uma semana pode ser um prazo muito curto para você perceber as implicações desse medicamento.
Vamos aprofundar científicamente a sua questão, com mente aberta, persistência e profundidade, em conjunto com um psicólogo.
Procure por um de nós.
Abraços virtuais (em tempos de longo período de alta taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distaciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

16 OUT 2020

Olá Roby.
Os psicotrópicos agem de forma diferente em cada pessoa. Geralmente ao prescrever um medicamento os psiquiatras já marcam o retorno do paciente no consultório no prazo mínimo de trinta dias para que possam fazer a avaliação da ação da fórmula no seu organismo. Antes disso pode ser que ainda não tenha surtido o efeito desejado, portanto não pode se fazer a avaliação precisa.
Conforme você descreveu a trajetória que já percorreu com os medicamentos anteriormente sugiro que faça paralelamente ao tratamento médico o acompanhamento psicológico.
Ao falar de seus sentimentos e emoções durante a terapia psicológica poderá diminuir a sua ansiedade em relação aos seus sintomas do TOC e outros não descritos aqui que porventura ocorram.
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

16 OUT 2020

Roby, se a medicação foi passada por um medico, vc deve aguardar um tempo para ver se faz efeito, não é imediato, pode ter que esperar 20 dias, 1 mes... o psiquiatra tb deve ter marcado um retorno... tudo isso não vai adiantar muito se vc não estiver fazendo terapia simultaneamente. procure um psicologo. caso queira, sou Mônica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 OUT 2020

Olá, bom o TOC ou seja, o transtorno obsessivo compulsivo faz parte do grupo dos transtornos de ansiedade, você disse que seu TOC vem de pensamentos. Cognitivamente, os pensamentos automáticos negativos, produzem emoções e comportamentos. É importante entender que os psicofármacos agem de modo a suprimir os sintomas, mas você precisa estar em psicoterapia para trabalhar as causas e consequentemente suprimir mais efetivamente, cognitivamente os sintomas. O psicofármaco, pode estabilizar seu humor, mas solução a efetiva vem através da terapia.

Vicente Aquino Psicólogo Psicólogo em Jequié