Como quebrar padrão obsessivo do outro?

Feita por >Larissa costa · 17 fev 2019 Terapia de casal

Olá. Passei por dois anos em um relacionamento muito abusivo, possessivo e controlador. Meu marido saiu de um casamento recente de 15 anos, ele é pastor, acabou traindo ela depois de ela viver 15 anos o acusando que ele traia. Ela era possessiva ciumenta controladora, mas quando o conheci não sabia que ele também havia “absorvido” esse padrão dela. Vejo um TOC transtorno obsessivo compulsivo em controlar. Sei de como funcionam os traumas na mente, sou pastora e prego cura e libertação, Inseguranças da infância dele, como o pai abandonando a mãe pra ir com outra mulher, a mãe sempre trabalhando fora e ele jogado em casa de parentes. Enfim. Ele é muito inteligente, sabe que está tendo comportamentos possessivos. Por dois anos eu cedi a isso sem nem mesmo perceber, comecei a me tornar abusiva e ciumenta, coisa que não sou. Mas voltei ao meu padrão. Larguei tudo pra ir morar na cidade dele e pastorear uma igreja, mas não deu certo. Ele ainda não está divorciado apenas separado, sofri muito ataque de pessoas, ataques até dele por jogar na minha cara na hora da raiva que eu havia aceitado ele ainda sem divorciar completamente. Enfim. Tem ciúmes do meu passado pq sou muito bonita, fui atleta, mas sei que ele identificou isso e está tentando mudar. As vezes nao fala, mas sei que está remoendo lá dentro a sua paranóias na mente . Eu saí desse padrão, voltei ao normal. Mas ele ainda está lutando MUITO contra isso e sei que é um processo de libertação na mente. Estamos em cidades diferentes pq larguei tudo lá e voltei pra minha cidade, agora ele vai deixar tudo lá e vir pra cá recomeçar uma nova vida. Por exemplo agora falei que estou indo pra academia treinar, falei realmente pra testar, ele não disse nada mas não respondeu mais as mensagens. Sei que está lá se esforçando pra não ser possessivo e falar algo que machuque sem sentido. Eu vejo ele fazendo esforços pra sencomportar diferente mas sei que está se sentindo péssimo pois isso ainda morar dentro dele .
A questão é:
EU DEVO FORÇAR A BARRA , dizendo que estou indo fazer coisas etc, liberdade . Ou isso piora o padrão dele? Porque se eu não der um “tranco” sinto que ele logo logo me coloca na relação abusiva e controladora de novo. Então agora que ainda estamos em cidades diferentes estou tentando me impor, posicionar. Não sei como quebrar esse padrão nele. O que devo fazer pra não reforçar esse comportamento possessivo? Evitar fazer as coisas que sei que causam paranóias na mente ? Ou continuar fazendo e forçando a mente dele a trabalhar .
Ele é um pastor muito conhecido, maravilhoso, ótimo amigo, coração lindo, mas na arte de se relacionar não consegue fluir. Estamos lendo juntos pelo telefone o livro as 5 linguagens do amor, e ele já identificou o quanto não me incentiva e apoia nos meus sonhos. Estudar psicologia é um deles, fazer aula de teclado etc. ele pediu perdão e disse pra eu ter paciência que ele está começando a se curar e ainda sofre com isso. Possessividade.
Me ajudem !

A melhor resposta 9 AGO 2019

Olá Larissa,

Compreendo sua dificuldade, vejo que deve estar muito difícil enfrentar tudo isso. A melhor coisa, se quiser ajudá-lo, é indicá-lo para terapia psicológica ou mesmo de casal (para os dois). Se tem como objetivo mudá-lo é o caminho mais complicado, pois ele precisa estar aberto ao novo. Agora, sugiro que se coloque a disposição para ajudá-lo sem julgamentos, é a melhor coisa.
Uma dica, que serve como termometro no casamento ou qualquer tipo de relacionamento, deve existir Respeito e Confiança, uma vez que estes se perdem deixa de existir o relacionamento, e então vem a pergunta, vale a pena reencontrar estes pilares?
Espero ter ajudado.

Micheline Sales

Micheline Pereira de Carvalho Sales Psicólogo em Sorocaba