Eu tenho um hábito estranho desde a pré adolescência e ninguém sabe.

Feita por >Karolina · 17 mai 2023 Abordagem psicológica

Hoje eu tenho 34 anos, 3 filhos. Sou formada em biblioteconomia. Sempre tive uma vida normal, embora algumas esquisitices que sempre tentei disfarçar pra não parecer estranha.
Sempre fui uma criança imaginativa e isso nunca parou totalmente. Gosto de imaginar histórias, vidas diferentes.... Sei que todos fazem isso, mas quando faço (e também quando resolvo coisas do dia a dia conversando comigo mesma) eu tenho a mania de segurar um objeto tipo uma caneca ou algo semelhante, comprido e fino... E fico balançando vendo o arco que se forma. E fico ali, perdida em pensamentos, com aquele movimento repetitivo e olhar fixo no meio arco que o movimento rápido forma. Se eu tenho tempo livre, posso ficar assim por mais de hora.
Também sempre fui muito distraída, todos os dias, várias vezes, perco objetos em casa, começo uma coisa, paro, vou pra outra, esqueço o que estava fazendo. Na adolescência eu "descobri" a ironia na escola, quando estudei figuras de linguagem, mas sempre ficava desconfiada quando usavam comigo, nunca entendia direito o que a pessoa queria dizer. Agora, com três filhos pequenos (a segunda gestação veio gemelar) sinto como se a distração estivesse ainda pior. Quando os três falam ao mesmo tempo tenho crises de ansiedade e não consigo entender o que dizem, como se estivessem falando outra língua, só por causa dos outros barulhos de outros filhos falando ao mesmo tempo.
Agora, investigando transtornos da minha filha mais velha, descobrimos que ela tem autismo leve e TDAH. Tudo que leio sobre tdah parece me descrever tão bem! Será que tudo isso também é parte de algum transtorno que tenho e nunca foi diagnosticado?

A melhor resposta 31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

19 MAI 2023

Oi Karolina
O que voce tem pode ser apenas um traço do teu caráter.
É como a sua mente se organizou para funcionar, dada a pressão que sofreu no período da tua gestação.
Nada de anormal, mas tem que usar os recursos que a mesma mente articulou para voce usar e pode ser que não esteja usando.
Precisa ser analisado.
Quanto ao TDAH... não se preocupe com isso.
Abraços

5817 respostas

18 MAI 2023

Olá Karolina, tudo bem? Não é possivél afirma com clareza somente com esses relatos mas aconselho você a buscar ajuda profissional para ter de fato um diagnostico sendo ele positivo para TDAH ou negativo, é importante investir em seu autconhecimento para entender de onde vem essa distração, por que é dificil compreender seus filhos ao mesmo tempo visto que aparentemente você tem dito alguns prejuizos com essas dificuldades. Um abraço

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia

89 respostas

18 MAI 2023

Olá Karolina! Obrigado por escrever. Precisamos desejar entender pessoas, antes de entender diagnósticos (TDAH, por exemplo). De outro lado, de forma parecida, há muitas pessoas que vivem hábitos correspondentes. Muito provavelmente você aprendeu formas de lidar com a vida, sem cuidar do foco e do controle da ansiedade.
Será esclarecedor você passar por uma avaliação científica com um de nós, psicólogos.
Estaremos te aguardando.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.