Não sou amorosa com minha mãe e sinto muita culpa por isso.

Feita por >Lene · 8 ago 2021 Terapia familiar

Tenho um bloqueio afetivo com minha mãe.
Na infância e pré adolescência era tudo normal, éramos muito amigas, minha mãe demonstrou sempre muito cuidado e afeto por mim. Era a preferida das filhas. Qnd cheguei na adolescência isso mudou bastante, me tornei mais ríspida c ela, intolerante as cobranças sobre namoro e tal... E desde então nossa relação ficou estranha e sem muito carinho da minha parte. O q mais me dói é não conseguir demonstrar q a amo, ser afetuosa, amorosa.
Sou casada há 7 anos, sou muito caseira, de poucos amigos e ñ gosto de muita gente na minha casa. Frequento pouco a casa dela, e quase não à convido a vir na minha, pois me sinto muito desconfortável, sem saber o que conversar, as vezes sem jeito e já querendo q a visita acabe. Me culpo muito, choro, e me sinto a pior das pessoas. Ñ queria ser assim, queria uma relação normal de mãe e filha.
Tenho muito medo dela ir e eu ñ conseguir mudar a tempo.

A melhor resposta 9 AGO 2021

Oi, Lene. :)
É comum sentirmos sentimentos ambíguos pelas pessoas que amamos e assumir os que julgamos não serem tão "positivos" pode machucar e gerar culpa. Se pensarmos na adolescência, que é um período que costumamos questionar certas crenças que desenvolvemos na infância e nos apropriamos mais dos próprios desejos, o conflito pode produzir mudanças importantes. Esta dificuldade em conversar com ela com mais naturalidade e o sentimento de culpa que vem em seguida pode ser reflexo de sentimentos difíceis que ainda não tiveram sua "autorização" de serem expressados.
No entanto, seria um equívoco reduzirmos sua história a essas possibilidades mais generalistas, e neste sentido, uma psicoterapia poderia trazer mais esclarecimentos, à medida em que se dispor a explorar mais seu mundo interno, de modo a ampliar a consciência de suas emoções. Pode ser uma experiência muito rica.
A figura materna costuma abranger muita carga emocional quando há algum conteúdo que não foi elaborado e me parece ser um longo caminho de descobertas.. Pense com carinho. :)

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

16 AGO 2021

olá! Eu posso lhe ajudar. Se você precisar é so agendar comigo que irei responder o mais rapido que puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

14 AGO 2021

Olá Lene.
Este amor que tem por sua mãe só precisa desabrochar para fora de você e ir de encontro as palavras de afeto que gostaria de dizer a ela.
Você pode começar escrevendo o quanto a ama e dizendo tudo por escrito no papel, mesmo que não tenha vontade de entregar, não tem problema, é só para começar a se expressar para fora de você. Você pode rasgar e jogar fora, e repetir este exercício quantas vezes sentir necessidade de dizer o quanto gostaria de estar mais na presença dela e ser mais afetuosa.
Por outro lado, quando estiver com ela pergunte sobre a vida dela, como ela era quando criança, com os pais, na escola, e muito mais, você perceberá que a conversa ficará animada e terá mais vontade de permanecer a seu lado. Aproveite para matar todas as curiosidades que as vezes surgem em sua mente sobre a vida da sua família.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

9 AGO 2021

Olá Lene.
Sugiro acompanhamento psicológico para descobrir e resolver bloqueios emocionais.
Não precisa se culpar, esses afastamentos são normais entre familiares.
Boa sorte.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

664 respostas

9 AGO 2021

Lene,
Bloqueios emocionais todos tem, mas não podemos permitir que estes impeçam a nossa vida e por isso, precisam ser esclarecidos, tratados e curados. Isto faz parte da evolução de cada um; é tarefa de cada um.
O modo de fazer isso é através da Psicoterapia onde identifica a causa e cura as feridas emocionais. Uma mãe pode ter sido a mais perfeita de todas, porém, mesmo assim, os bloquios acontecem com os seus filhos e não é por culpa de ninguém. É dever de cada um resolver seus conflitos.
Voce veio através dos teus pais, mas não é deles. Tem que aprender agora de ser mãe para ti mesma, dona da sua vida, tem o poder de realizar a vida que voce quer ter. Ninguém mais te impede.
Começou na adolocencia mas por alguma razão voce não conseguiu se realizar, precisa ser mais audaciosa e ser voce mesma.
É algo dentro de tique te impede, crenças, valores, impedimentos sociais.
Como voce pode se realizar?
Quem é voce? O que quer na vida? Que tipo de vida escolhe na tua existência? Qual a sua identidade?
Solicite ajuda para dar este impulso inicial.

5826 respostas

9 AGO 2021

Olá Lene! Grato por escrever. Quando a história e o vínculo envolve muito amor, muita expectativa, acontece de algumas pessoas travarem. Certamente todos nós - posto que somos seres sociais - precisamos organizar, enriquecer e preservar bons e variados vínculos sociais (família, conhecidos, colegas, amigos). Isso precisa ser revisto. A adolescência é uma etapa que faz as pessoas direcionarem valores, hábitos, envolve inseguranças, limitações, angústias. Pelo relato, indícios de que sua autoestima não se encontra muito bem. Sera recomendável que você conte com a assessoria científica de um psicólogo, para que você situar-se meljor quanto a autoconfiança e consequente, quanto a integração familiar e social.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.