Minha mãe é solteira e sozinha, e não vivo minha vida por medo de deixá-la só?

Feita por >Rafff03 · 24 out 2022 Terapia familiar

Minha mãe separou do meu pai desde que nasci.

Ela teve um namorado que faleceu há 10 anos atrás e desde então nunca arrumou um homem. É sozinha e sem amigos, tem gatos e é super apegada a eles, e não sai para se divertir.

Eu namoro e quero viver minha vida com minha namorada, tenho 19 anos, mas ao ver minha mãe sozinha, me compadeço e tenho medo dela ficar mal, sozinha e abandonada.

O que fazer?

A melhor resposta 25 OUT 2022

Raff
Voce veio através da sua mãe, mas não é dela. E veio para se realizar e ser feliz.
Sua mãe tem o objetivo dela. Ela precisa prestar contas com elea mesma.
Voce não veio para ser responsável por sua mãe.
Precisa cortar o cordão umbilical psicológico com a sua mãe.
Permanecendo assim, dificulta a tarefa de sua mãe e a tua também.
Cada um precisa fazer o que deve fazer e não ficar preso pelas suas emoções.
Abraços

5817 respostas

25 OUT 2022

Olá Rafff03! Obrigado por escrever. Parabéns por preocupar-se nesse aspecto com tua mãe. A melhor ferramenta é o diálogo, ponderando a empatia mútua. Certamente tua mãe precisará exercitar outras companhias, amizades, afazeres. Deve haver alguma força emocional que faz com que sua mãe não busque as interações. De outro lado, ela pode interpretar a forma de viver dela, de uma perspectiva diferente da tua. Havendo, para ela, efetivo incômodo ( o que é provável - o ser humano precisa movimentar-se, interagir, desenvolver vínculos significativos), será importante ela poder, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade, contar com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços!

8634 respostas

25 OUT 2022

Olá Rafa.
Existem pessoas que se sentem bem morando sozinhas. O fato de morarem sozinhas não quer dizer que não podem ter um circulo grande de amizades e afazeres. A felicidade plena depende do investimento que se faça em direção ao propósito e aos objetivos da vida. A vida é como se fosse uma grande roda cujos aros são formados por áreas que devem estar equilibradas como a qualidade de vida, espiritualidade, diversão, hobbies, recursos financeiros, equilíbrio emocional. O relacionamento amoroso, familiar e a vida social devem fazer parte da vida de forma equilibrada como as outras áreas. Sugiro que você tenha um diálogo sincero com a sua mãe e que planeje a sua independência financeira. Faça terapia para desenvolver a sua auto estima e assertividade. Fico a sua disposição para desenvolver esses temas com mais profundidade em terapia.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

25 OUT 2022

Ola Raf, primeiro é importante que você converse isso com ela e escute como ela se sente estando sozinha. Pelo o que me parece, você está apenas imaginando como ela se sente e tem um medo que pode nem ser verdade. Portanto, é interessante que você exponha a ela como você a vê e como se sente e escute também. Daí pra frente é um novo passo a se tomar.

Ariel Torres Psicólogo em Brasil