Tenho medo de ir fazer intercâmbio e deixar minha mãe sozinha.

Feita por >raquel · 10 mai 2023 Abordagem psicológica

Minha mãe se separou do meu pai ainda quando eu era criança e desde então optou por criar eu e meu irmão sozinha, sempre tive o sonho de fazer intercâmbio e construir minha vida fora do país porém tenho medo de deixar ela sozinha, meu irmão é casado e mora em outra cidade, e ela ficaria sozinha na nossa cidade… tenho medo de ir e algo acontecer e ela não ter ninguém para ajuda lá. Como superar esse medo? Ela disse que quer que eu realize meus sonhos e seja feliz, mas sinto que não consigo superar esse medo.

A melhor resposta 15 MAI 2023

Oi Raquel, eu já atendi pessoas numa posição muito parecida com a sua, mas já te digo de antemão que isso é a dinâmica do pensamento ansioso. Quando somos ansiosos pensamos em tudo que pode acontecer no futuro e geralmente coisas ruins, que chamamos de pensamentos catastróficos. Damos um valor muito alto a esses pensamentos e eles vão ficando maiores e mais intensos. A necessidade de controlar a situação e de prever o futuro também faz parte da dinâmica da ansiedade. Você precisa avaliar o que é importante para você, para sua carreira, além disso, você tendo uma melhor qualidade de vida vai poder proporcionar mais coisas para sua mãe também. O novo assusta, a distância também, mas não perca de vista seu sonho. Para podermos avançar acabamos tendo que fazer sacrifícios. Reflita sobre isso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 MAI 2023

Olá Raquel,
Que importante que você tenha buscado ajuda.
Então, acredito que antes de buscar superar esse sentimento, talvez seja interessante que você possa se questionar qual a função desse medo. Descrever com mais detalhes do que você sente medo, desde quando ele começou... Acredito que repensar sua relação com sua mãe e família também pode ajudar a situar que medo é esse.
Estou falando isso porque, apesar de você falar que tem medo de deixá-la sozinha, precisamos entender também quais são os outros motivos atrelados a esse medo. Por que ela não pode estar sozinha? Pensar nisso te desperta quais outros questionamentos? Por que você sente que tem essa responsabilidade? Enfim, a lista de questões são grandes e quanto mais nós aprofundamos nelas, mais claro fica de onde vem esse sentimento e como lidar melhor com ele.

Sugiro que entre em contato, sera muito interessante poder te escutar!

Psicóloga Bruna Meyrelles de Melo
CRP 16 7493

Bruna Meyrelles de Melo Psicólogo em Serra

42 respostas

12 MAI 2023

Raquel
Uma das responsabilidades de cada um é romper com o cordão umbilical psicológico com a sua mãe.
Se voce tem 18 anos ou mais, é tempo de iniciar isso, responsabilizando-se pelas tuas escolhas e decisões.
Voce precisa tornar-se pai e mãe de si mesma.
Sua mãe já cumpriu com a missão dela contigo; de agora em diante, voce é responsável por ti mesma.
Você apenas nasceu por meio dela mas não é dela. E nasceu para se realizar, cumprir com o teu propósito de vida.
Náo nasceu para cuidar dela. Ela pode e deve cuidar dela mesma, assim como voce, permitir o nascimento de ti mesma.
Se voce não fizer isso, vai dificultar a tua vida e a dela.
Portanto, cada um faz a sua parte.
Abraços e se precisar faça Terapia para compreender e curar tua dependência afetiva/emocional.

5817 respostas

12 MAI 2023

Olá Raquel.
Os medos muitas vezes trazem pensamentos de algo muito maior do que a realidade, é uma sensação de vulnerabilidade com a supervalorização de algo que pode nunca acontecer. É necessário que "materialize" exatamente quais são suas preocupações de que algo possa acontecer, e em seguida pensar nos recursos de enfrentamento da situação imaginada.
Em outras palavras:
O que de pior pode acontecer? E se acontecer como isso pode ser resolvido?
Qual a chance do que pensou acontecer? Qual a chance de não acontecer?
Estas são apenas algumas perguntas que podem ser feitas para entender seu medo e como enfrentá-lo.
Mas atrás deste medo pode ter algo que não tem sido levado em conta, você sozinha e não ela, em outro lugar, e como você se percebe em um ambiente desconhecido.
Estas e outras respostas você pode encontrar em atendimentos psicológicos.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

11 MAI 2023

Olá, Raquel!
A relação entre mãe e filho é uma das mais significativas que podemos ter na vida, e muitas vezes é difícil deixar de lado essa preocupação que temos com os nossos pais. No entanto, é importante lembrar que o processo de separação e individuação é fundamental para o desenvolvimento pessoal e emocional de ambos.
É normal sentir medo e preocupação com a ideia de deixar sua mãe sozinha, mas é importante pensar que você também precisa seguir seu próprio caminho e realizar seus sonhos e projetos de vida. Seu desejo de fazer um intercâmbio e construir sua vida fora do país é legítimo e deve ser levado a sério.
Tente conversar abertamente com sua mãe sobre seus planos e seus medos, e ouça também a opinião dela sobre a situação. Ela pode te ajudar a encontrar soluções e a pensar em alternativas para que você possa realizar seu intercâmbio e, ao mesmo tempo, ajudá-la a lidar com a solidão que possa vir a sentir.
Lembre-se também de que existem muitas formas de manter contato com a sua mãe mesmo que você esteja longe.
Não se esqueça que é importante lembrar que não é responsabilidade do filho cuidar da mãe em tempo integral, especialmente se você precisa seguir seu próprio caminho e realizar seus próprios projetos de vida. É possível encontrar um equilíbrio entre cuidar de si mesmo e manter um vínculo saudável e afetuoso com a sua mãe, mesmo à distância. E, se sentir que precisa de ajuda para lidar com essas questões, um psicólogo pode ser um grande aliado no seu processo.
Fico à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

11 MAI 2023

Ola Raquel, que bom que você escreveu... A sua insegurança é exatamente o que te impede de seguir e realizar seus sonhos... O medo e a insegurança fazem parte da nossa vida, mas não podemos deixar que eles acabem interferindo e nos privando de realizar nossos sonhos... Isso é o que gera sua ansiedade. Costumo dizer que em nossa vida existem coisas que podemos controlar e coisas que infelizmente não podemos, o fato de algo acontecer com sua mãe é uma das coisas que não podemos controlar, e isso não muda você estando perto ou longe dela...
Te aconselho buscar Terapia pra trabalhar esses medos e a sua ansiedade, dessa forma voce conseguirá ter uma melhor qualidade de vida e buscar seus sonhos... Estou aqui caso precisar!!!
Busque a sua melhor versão
Fique bem
Um abraço

Karim Cristina Silvestro Psicólogo em São José do Ouro

33 respostas

11 MAI 2023

Oi Raquel! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu! O medo é teu, a dúvida é tua, segundo seu relato. É louvável querer ser companhia da mãe. Isso é possível de forma compatibilizada com o intercâmbio. De outro lado será enriquecedor você entender as razões legítimas, válidas ou não, para você desejar fazer intercâmbio e construir vida lá fora. Na maior parte das vezes, as pessoas, querem ir para outro lugar, para fugir de si mesmas, com bases em fantasias e negação da realidade. Fugir de si mesmo é uma impossibilidade. Fantasias não correspondem a realidades. Qualidade de vida em lugares, depende essencialmente das pessoas e não dos lugares. Isso precisa ser visto e amadurecido com critério.
Estaremos a disposição para te ajudar.
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8630 respostas

11 MAI 2023

Olá Raquel.

Percebo o quanto é difícil para você deixar sua mãe. Uma vez que sua mãe torce pela realização dos seus sonhos, o que está impedindo que esse sonho se realize é você. A superação desse medo só acontecerá a medida que você entenda que independente de onde você esteja, não há como controlar o que pode acontecer com sua mãe. Mesmo estando perto dela, algo pode acontecer. . Esse medo do futuro parece estar associado a uma insegurança, e essa situação é complicada pois também gera ansiedade.
Não permita que o medo exerça controle sobre suas decisões.
Converse com um profissional.
Um abraço.

Raiany de Oliveira Silva Psicólogo em Belo Horizonte