Minha mãe está me deixando louco, o que fazer?

Feita por >LucasL · 1 jul 2018 Terapia familiar

Bom dia,

Tenho 21 anos, trabalho, estudo, sou um cara super dedicado, nunca dei problemas para os meus pais, atualmente moro com meu pai, minha mãe e meu irmão mais novo. Recentemente perdi minha avó paterna, com quem moramos desde que nasci, a perda dela foi um grande muito grande, principalmente pra minha mãe nora dela, pois minha mãe não trabalha e ela era a companheira dela, agora com o falecimento da minha avó minha mãe acaba ficando a maior parte do tempo sozinha.
O problema é o seguinte, estou namorando a 8 meses, nunca namorei sério como agora, sempre fui muito cauteloso com quem ficar, agora arrumei a primeira namorada, onde comecei levar ela em casa, apresentar aos parentes, apresentar para os meus pais e tudo mais. O problema é que minha mãe faz de tudo para eu terminar com ela, inventa coisa que não existe sobre ela, e todos os dias tanto em casa, quanto pelo whatsapp fica me mandando mensagem me criticando e falando mal de mim e da minha namorada, com isso tudo, ela acabou fazendo até a cabeça do meu pai e do meu irmão sobre ela. Quando saio de casa com ela para comer um lanche, ou ir ao cinema, quando olho no celular tem umas 30 ligações dela, e diversas mensagens dela me chingando e chingando a minha namorada, de forma muito agressiva, as vezes até citando que vai bater nela, e me deserdar. Vem com um monte de história e dramas, falando que não converso mais com ninguém em casa e sempre disso pra pior.
O engraçado é que quando estou em casa, ela fica no celular, não conversa, se vem falar alguma coisa e ofensas sobre o meu relacionamento, e quando eu saio ela fica me ligando e mandando mensagens ofendendo e pedindo pra ir pra casa.

A melhor resposta 2 JUL 2018

Olá, Lucas.
Seria importante você questionar sua mãe sobre o que ela espera que você faça com essas coisas que ela diz. Converse calmamente sobre o que você sente por sua namorada e sobre o que sente por sua mãe, também. Diga como é para você ouvi-la falando de sua namorada e o que você espera que ela faça.
Tente não julgá-la ou acusá-la, tente conversar com calma e leveza, expressando seus sentimentos o máximo que puder e busquem soluções práticas para a resolução do conflito.
Existe a modalidade de terapia familiar, para o caso de vocês estarem abertos para falar deste e de outros assuntos.
Desejo muita luz no caminho de vocês!

Luísa Quadros Psicólogo em Brasília

26 respostas

2 JUL 2018

Ola Lucas. Lendo seu relato percebi que é sensível ao que se passa com sua mãe, percebeu o impacto da morte da sua avó está tentando buscar ajuda.
Talvez a reação da sua mãe realmente não seja direcionada a você, mas está te impactando.
Seria importante tentar conversar com ela expondo o que sente e o que precisa sem cobrança, sem acusa-la, sem colocar sua namorada no meio. Você ja tentou falar para ela sua percepção do impacto da morte da sua avó? Vocês ja conversam como se sentiram em relação a isso? Às vezez falamos sobre um determinado assunto, focamos em um tema para nao falarmos de outro,que nos machuca .
O diálogo é sempre o melhor caminho.
Espero ter ajudado de alguma forma. Um grande abraço.

Vanessa Isola Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto