Minha mãe desenvolveu trauma com a pandemia e não aceita se tratar?

Feita por >ana souza · 2 jun 2023 Abordagem psicológica

Minha mãe tem diabetes e hipertensão e tem muito medo de pegar covid mesmo estando com todas as vacinas em dia, estou me sentindo doente por morar com ela pois ela tem atitudes extremas (limpar a casa inteira com água sanitária sempre que alguém chega da rua, exigir que não encoste em nada, reclamar quando alguém sai porque 'vai ter que lavar a casa inteira quando a pessoa voltar) e até quer me impedir de trabalhar pra que eu não tenha que sair todo dia. Queria que ela fosse a um psicologo mas ela sabe mentir muito bem e não conta a verdade nem para um profissional sobre as coisas que ela faz, como devo proceder?

A melhor resposta 6 JUN 2023

Olá Ana, obrigado por compartilhar. Pelo que você descreveu podemos imaginar que sua mãe está bem ansiosa em relação a adoecer e podem ter mais coisas por trás que só ficariam claras numa avaliação mais criteriosa. Posso imaginar que ela não quer que você saia por medo de pegar covid também, assim como essa atitude de limpar a casa também deva estar relacionada. Infelizmente não podemos forçar ninguém a fazer terapia, nenhum tratamento surte efeito quando é uma obrigação, ainda mais terapia, precisa ser algo onde a pessoa abrace e se implique no processo. Cada um lida diferente com os medos, com as ansiedades, este é o modo que sua mãe encontrou de lidar com os pensamentos que geram medo nela, claro, isso se reverte em comportamentos que prejudicam ela, você e talvez outras pessoas. Eu costumo sugerir que não forcem alguém que precisa de acompanhamento, mas que vão aos poucos sensibilizando essa pessoa, tentando mostrar os prejuízos que a forma de agir dessa pessoa está trazendo atualmente pra ela, e falando dos benefícios de buscar um tratamento especializado. Mas mesmo assim não é garantia de que isso vai fazer sua mãe mudar de ideia. Todavia, mesmo ela não aceitando, você pode buscar um psicólogo para trabalhar a si mesma em como lidar com sua mãe. Pense nisso. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

8 JUN 2023

oi! você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 JUN 2023

Olá, Ana!
É importante lembrar que cada indivíduo lida com o medo e a ansiedade de maneira diferente. No caso de sua mãe, suas atitudes extremas podem ser uma forma de tentar controlar o ambiente e reduzir sua ansiedade em relação à COVID-19. No entanto, essas medidas podem estar interferindo na sua qualidade de vida e na sua capacidade de trabalhar.
Uma abordagem a ser considerada é iniciar uma conversa franca e compassiva com sua mãe sobre como você se sente. Expresse suas preocupações e o impacto que as atitudes dela têm sobre você, ressaltando que você também está tomando medidas para se proteger e seguir as recomendações de saúde.
Sugerir a busca de apoio profissional, como um psicólogo, pode ser uma ideia válida. Explique os benefícios de falar com um profissional que possa auxiliá-la a lidar com o medo e a ansiedade de forma mais equilibrada. No entanto, é importante respeitar a decisão dela se ela não estiver pronta ou disposta a buscar ajuda nesse momento.
Enquanto isso, tente encontrar um equilíbrio entre respeitar as preocupações dela e garantir sua própria saúde e bem-estar. Estabelecer limites saudáveis pode ser útil. Mantenha-se informado sobre as medidas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde e siga-as de acordo com suas necessidades individuais.
Caso você sinta necessidade de apoio emocional e orientação, considerar buscar um psicólogo para ajudá-la a lidar com o estresse e encontrar estratégias para cuidar de si mesma durante esse período desafiador.
Entre em contato.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

4 JUN 2023

Oi Ana,
Muito bem, ela fez todas as vacinas, mas não são estas que previnem, até porque as vacinas não estão evitando pegar Covid.
O grande problema dela é o medo... este é o meio pelo qual o virus pode entrar. De nada adinat ela ter todos estes cuidados se deixa a porta aberta através do medo.
Quanto ao tratamento, não se preocupe porque quanto melhor ela mentir, mais vai ser visível para o bom profissional enxergar as manobras dela para acobertar a verdade.
O profissional tem outros mecanismos além dos racionais para tratar, para dianosticar e saber da verdade.
Tenha uma postura mais firme com ela; administre a tua vida, ela concordando ou não; condicione voce amenizar somente se ela fizer tratamento psicoterapêutico.
Abraços

5822 respostas

3 JUN 2023

Bom dia, Ana,
O período da Pandemia disparou gatilhos de controle em muita gente, mas não se engane. Estes traços não foram "causados" este período, eles sempre estiveram á, ainda que sob controle. E na pandemia, quando esta necessidade por limpeza e isolamento se tornaram mais urgentes, ela pode não ter sabido dosar este lado, tornando-se esta máquina de limpar e arrumar.
Sobre mentir para um profissional, eu lhe sugeriria que confiasse no psicólogo. Não somos detectores de mentiras, mas sabemos reconhecer quando a pessoa não está sendo honesta conosco, e principalmente com ela mesma.
Se a convivência anda tão complicada, que tal um pouco de distância? No caso, entendi que vocês moram juntas, mas sua mãe vai ter que ceder e flexibilizar este lado dela, que a está adoecendo, como você bem apontou.

No entanto, é importante lembrar que não podemos mudar os outros. Se sua mãe não aceita ajuda, é preciso entender e respeitar isto nela. Mas podemos trabalhar a maneira como ela te afeta. Não se deixe envolver pelos excessos dela. Deixe-a viver como está escolhendo, e viva as suas coisas, as suas questões.
A psicoterapia pode te ajudar a lidar melhor com a sua mãe, e quem sabe vendo você melhor, ela mesma aceite ajuda e se torne mais flexível. Mas não conte com o efeito nela, concentre-se no SEU bem-estar.
A psicoterapia pode ajudar a lidar com estas questões, e te ajudar a lidar melhor com a sua mãe.
Caso tenha interesse, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

3 JUN 2023

Olá Ana! Que bom que você escreveu. Muito provavelmente sua mãe já vivenciava essa tendência antes da pandemia. A pandemia foi elemento evidente para isso se agravar. Mentira para psicólogos acontece, mas com o tempo a pessoa se sensibiliza que a verdade é mais construtiva. Certamente ela precisa do apoio de vocês, precisa vivenciar trocas sociais significativas, verificar que as pessoas estão vivendo normalmente.
Quando você diz que ela não aceita se tratar implica que ela não está vendo que está doente, portanto, não vê razões para se tratar.
Diante disso poderá ser embasador e direcionador, você, antes consultar-se com um de nós, psicólogos, para que se pondere juntos, elementos de prevenção para a saúde dela, bem como elementos específicos de convencimento a ela.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.