Minha filha de 10 anos entra em pânico ao ver um cachorro. O que fazer?

Feita por >Adriane · 26 jul 2016 Fobia

Como lidar com fobia/pânico a cães? Tenho uma filha de 10 anos entra em pânico quando vê, mesmo de longe, um cão, sendo que ela nunca foi mordida por um.

A melhor resposta 26 JUL 2016

Adriane é preciso fazer algumas sessões de ludoterapia para que possamos ter certeza dá onde esta vindo esse medo de cachorros.

Sylvia Akemi Yokoyama Psicólogo em Guarulhos

29 respostas

1 AGO 2016

Oi, Adriane, boa noite.
Nem sempre o medo é desencadeado por um fato real do passado da pessoa.
Principalmente na infância, onde o lúdico ainda é explorado. O ter medo de cachorro pode ser uma reação contra o desconhecido, ou ao diferente. Igual ao medo do escuro. A criança não tem medo do escuro propriamente dito, mas sim do que pode estar escondido. O mesmo pode acontecer com os cachorros, medo do que ele pode vir a fazer. Vale aí uma conversa com sua filha, pois aos 10 anos, ela já tem idade para dizer o que sente e porque sente. Caso ela não consiga expressar, vale a pena buscar uma ajuda de um psicólogo que irá trabalhar junto a ela esse medo de forma indireta, e lúdica para tentar entender a raiz do medo, e ajuda a sua filha a enfrentá-lo da melhor maneira possível. Boa sorte!

Ticiana Araújo Carnaúba Psicólogo em Salvador

40 respostas

28 JUL 2016

olá!! As fobias são uma perturbação da ansiedade e, como tal, devem ser tratadas tão precocemente quanto possível. o ideal seria solicitar acompanhamento especializado. Estou a disposição! atendo exclusivamente crianças e adolescentes.

Ps. Jésua Ferreira

Psicóloga Jésua Ferreira Psicólogo em Recife

1 resposta

27 JUL 2016

Olá, Adriane. Provavelmente aconteceu algo para desencadear este medo tão grande de cachorros. Nesse caso, já que ela entra em pânico, o ideal é procurar um profissional com quem ela possa conversar e ele possa ajudá-la a compreender um pouco melhor de onde vem este medo e a melhor forma de lidar com ele. A Teoria Cognitivo-Comportamental é uma teoria que apresenta bons resultados nessa questão. O profissional saberá a técnica mais apropriada dentro de sua teoria para ajudá-la a superar isso.

Espero ter ajudado. Boa sorte na sua caminhada!!

Amanda Salomão Psicólogo em Fortaleza

9 respostas

27 JUL 2016

Bom dia, Adriane!
Os medos nem sempre tem uma relação causal com a realidade. O que importa é que aconteceu alguma coisa real para ela. É muito importante que ela tenha acesso a uma escuta profissional para "organizar" a experiência dela.
Outro ponto importante, é que as pessoas chamam por atendimento de diferentes formas e, nem sempre, nós iremos entender. Com certeza sua filha está chamando por isso.

Psicanalista Amanda Lima Psicólogo em Duque de Caxias

7 respostas

27 JUL 2016

Olá Adriane!
É fundamental que você proporcione para sua filha o acompanhamento psicológico para que junto com o psicólogo ela entenda o que motiva este medo e como se fortalecer na presença de um cão.
É muito importante que esta questão seja trabalhada não só porque gera um desgaste físico e emocional muito intenso de um estímulo que ela não poderá controlar no dia a dia como também, porque pode se agravar a longo prazo, podendo trazer inúmeros prejuízos em sua qualidade de vida e saúde mental.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

27 JUL 2016

Bem, eh muito natural que crusncas tenham medo de bichos. Ou talvez não tenham pir não saberem o perigo. A variância e grande. Mas de qualquer forma há um temor, que pode virar um pânico. Eu não aconselharia deixar próximo de um animal, pois poderia entrsr em colapso nervoso. Não sabemos o fundamento disso. Deve ser investigado terapeuticamente para verbo wuexedta pirvyras disso. Sucesso.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

27 JUL 2016

Ola Adriane,
Ela precisa fazer psicoterapia. A TCC é uma linha que tem resultados comprovados no caso de fobias

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

26 JUL 2016

Olá Adiane, nem sempre é por causa de algo que aconteceu no real que se desenvolve um medo. Muitas vezes é o imaginário que aquilo representa, ou seja, o que pensamos que aquilo poderia fazer conosco, e o medo serve como forma de evitarmos algo que possa nos por em risco. No caso da sua filha existe algo no imaginário dela que vê cães como algo perigoso para ela. O ideal é buscar um psicólogo(a) que trabalhe com criança para que possa realizar ludoterapia com sua filha e reverter esse quadro. Boa sorte!

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza