Meu enteado adolescente não quer amadurecer o que fazer?

Feita por >Joana Ribeiro · 6 mai 2024 Terapia familiar

Meu nome é Joana sou casada há 6 anos, meu esposo tem 1 filho adolescente de 14 que morava com a mãe, ex do meu marido entre eles uma relação conturbada de brigas e contendas, eu e ele mudamos de estado pra diminuir os problemas presentes pois diversas vezes ela veio em nossa casa fazer confusão, o menino com 13 pediu pra morar com o pai até então só ficava conosco nas férias, a partir do dia que o menino chegou foram muitos problemas mentiras, preguiças inrerminaveis, sempre tá cansado nao enche uma garrafa, não coloca água pro cachorro nem comida por mais que peçamos, não puxa descarga, não arruma o quarto dele, não gosta de estudar, todo santo dia eu tinha chamar fui colocando limites, chegamos a mandar desligar o chuveiro elétrico pois o menino tomava banho de água quente 40 min cada vez que ia tomar banho, fora onde entra liga luz TV sai e deixa tudo ligado nossa conta triplicou ,o que me faz pensar que é orientado pela mãe, ela já tentou nos sabotar várias vezes, resumo nao ajuda em casa em nada, chega da escola almoça joga o prato na pia dorme a tarde toda eu e meu esposo já chamamos várias vezes pra conversarn tem jeito, nós 2 trabalhamos, Não temos funcionários domésticos pela situação mesmo, eu já consei de chamar pra conversar, porque não temos tempo de servi nossa alteza de fato já expliquei a necessidade de aprender pois é sobrevivência já ensinei mas ele não quer se me ver sem fazer nada até um sanduíche ele pede pra fazer não me importo, até porque gosto muito dele mais tenho observado que ele tem um comportamento narcisista egoísta demais, não se importa com a dor alheia, quando chegamos em casa se trança no quarto, é como se fosse um hóspede na nossa casa, não gosta de passar um tempo de qualidade com a gente, quando viajamos é sempre entediado, querendo voltar eu já não sei mais o que fazer, o pai já está sem paciência pra lhe dar com ele.

A melhor resposta 7 MAI 2024

Boa tarde, Joana! Obrigado por escrever. A fase adolescente costuma ser difícil, em circunstâncias comuns. Imagine na situação em que a explicação pode ser colocada em diversas possibilidades. Cabe ao pai dele ser firme, e com ternura, diálogo, mas insistência impor a ele a necessidade de frequentar a escola com responsabilidade e respeito, bem como exigir que ele, em casa seja colaborador. Muito cuidado para não explicar as coisas, totalmente responsabilizando a mãe dele. Nesse idade, com os pais juntos ou separados, muitos adolescentes tendem a vivenciar esse tipo de postura egoísta e desafiadora. Quem não colabora não pode ter os benefícios que decorrem do exercício de colaboração que os outros fazem. Isso deve ser especificado, delimitado, com relação direta entre as ações ou falta delas e suas implicações. Por exemplo, se não leva o prato, não tem prato para comer a próxima vez, como uma etapa de exercício.
Será prudente que seu marido conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos, para entender e liderar filho na adolescência.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8779 respostas

7 MAI 2024

Olá, pelo seu relato ele vem fazendo acontecer e não tem nenhuma consequência sobre os seus atos, pra ele, está tudo certo! Quando ele pede um sanduíche e você faz é mais um ganho de suas vontades sendo satisfeito. Colocar limites muitas das vezes é mais sofrido paras os pais do que para a própria criança. Os pais mão querem magoar, não querem decepcionar, não querem ver o filho “sofrer” e para amadurecer é preciso assumir as consequências dos seus atos. É preciso rever como vocês estão lidando com essas questões. Como você diz: ele é um reizinho e vai continuar reinando enquanto tiver espaço para isso. A psicoterapia pode auxilia-la neste processo. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

245 respostas

7 MAI 2024

Ele aprendeu com a mãe a receber tudo. Hoje é mimado e precisa ser reeducado.
Ele precisa assumir responsabilidades e quando não tem sofrer os devidos castigos.
Precisa aprender o valor do dinheiro e esses valores precisam ser suprimidos dele quando ele não é merecedor.
Cada coisa que ele faz, gera resultados. Se ele gera despesas deve ser corrigido.
Ele precisa ser disciplinado.
Ele precisa apresentar resultados se quiser ter melhores resultados em casa. Não pode ter regalias, ele precisa conquistar as coisas.
Nada pode ser dado gratuitamente.