Nao consigo sentir afeto pela minha enteada, o que fazer?

Feita por >Jéssica · 10 ago 2022 Abordagem psicológica

Tenho uma filha de 4 anos e uma enteada de 5. Minha filha é educada e carinhosa. Minha enteada tem uma personalidade totalmente diferente, é geniosa, egoísta e ciumenta. No início nos dávamos bem, mas ela começou a maltratar a minha filha. E isso me dói muito. Não gosto de corrigi-la pois não sou a mãe, mas como vou deixar maltratar minha menina todos os dias? Ela passa 15 dias por mês lá em casa, e eu cuido dela todos os dias, e todos os dias vejo essa situação. Foi desgastando todo o afeto que eu sentia, me sinto culpada, pois é só uma menina e não consigo ter carinho devido as coisas que ela faz pra minha filha. Meu marido é um ótimo pai, me entende e corrige a filha sempre. Mas não está sempre junto pra corrigir ela por mim. Chegou a um ponto que a minha consciência me acusa tanto que as vezes tenho vontade de abandonar. Eu jamais pediria pro meu marido ver menos a filha. Estamos tentando achar alternativas, mas ainda não conseguimos.

Então quero tentar tratar em mim como faço pra ter carinho e gostar dela? Lutar contra instinto de mãe que precisa defender a filha sempre pra não crescer traumatizada, e dar amor à minha enteada? Tem dias que mal consigo olhar pra ela.

Por favor me ajudem. Como mudar esse sentimento e aliviar a minha consciência?

A melhor resposta 12 AGO 2022

Olá Jéssica.
Crianças mais velhas podem sentir ciúmes das mais novas porque se sentem ameaçadas de perder o amor e o afeto dos pais. Alguns sinais que demonstram podem ser as queixas, implicações e egoísmo. Para amenizar a situação o melhor a fazer abaixar-se na altura dos olhos dela ou sentar-se com ela quando estiver calma para ouví-la ouví-la e dialogar com ela. É muito importante que se converse com cada uma em separado e que os pais tenham momentos a sós com cada uma para que elas possam falar de seus anseios, dúvidas e desabafos. Evitar fazer comparações entre as duas é essencial. As comparações quanto a desempenhos, beleza, facilidades e dificuldades, bem como os rótulos devem ser abolidos. Deve-se incentivar para que cada uma participe das conquistas da outra, em casa, na família, na escola. Fazer passeios e programar atividades juntos em parques, caminhadas, etc. para que elas brinquem e se divirtam as duas. Evitar redes sociais, TV, jogos, por mais de 1:30 horas ao dia nessa idade. Prefira os programas e jogos educativos. É preciso que você consiga manter a atenção, carinho e equilíbrio para que cada criança receba a educação e cuidado que necessita para evoluir emocionalmente. Sugiro que procure um psicólogo infantil para orientá-los mais profundamente nessa questão específica do ciúme.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

15 AGO 2022

Oi Jéssica
Tua enteada está com problemas, está enfrentando uma separação, está sendo e se sentindo responsável por esta separação, as coisas dependem do relacionamento dos pais dela. Ela se vê prejudicada, está tendo que conviver com duas casas onde ela não é nem numa e nem noutra. Logicamente, sente ciúmes da tua filha, ela não quer isso, mas a mente dela cria isso. Pode ser até que sinta culpa pela separação dos pais, não sei qual o nível de conflito, de diálogo e de entendimento que eles tiveram...
Primeiro, entenda ela e coloque-se no lugar dela.
Aceite-a como filha, demonstre carinho e amor por ela. Quando ela sentir que é amada, ela vai mudar de atitude, vai confiar em voce e vai se relacionar com a sua filha como irmã.
respeite o momento de dor dela... ela está sofrendo internamente.
Ela se sente rejeitada, 15 dias em um lugar, 15 dias noutro lugar... isto é frustrante e irrita ela.

5817 respostas

11 AGO 2022

B tarde. Crianças são o reflexo de seus pais. Talvez vc deva buscar, se possível, uma ação em conjunto c a mãe da menina ou na escola.
Verifique se o pai dela pode interceder por isso, e vcs em conjunto vão alinhando essas mudanças.
Se necessário busque ajuda de um terapeuta infantil.
Abs
Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

11 AGO 2022

Olá Jéssica! Obrigado por escrever. Você é a adulta da relação. Tendo sensatez, afeto, empatia, não se deve como precisa direcionar a menina.
Poderá ser interessante você e seu marido, com a assessoria científica de um psicólogo refletir formas conjuntas para lidar com a situação.
Naturalmente, sem qualquer juízo de valor, as crianças, desenvolvem-se de maneira diferente e única.
Abraços virtuais (A Dengue e a Covid são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro; são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças. Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.