Era uma criança amável e hoje não consigo sentir afeto nem mesmo pela minha mãe

Feita por >Anônimo0900 · 27 jan 2022 Desenvolvimento pessoal

Olá, eu cresci sendo uma criança bastante extrovertida e amigável mas conforme eu fui crescendo alguma coisa mudou eu realmente não faço a mínima ideia do que aconteceu e depois disso fui ficando mais sozinha eu gosto de viver no meu mundo isso afetou minhas relações familiares hoje em dia posso dizer que não consigo mais sentir afeto nem mesmo pela minha própria mãe, eu acho que tem algo de errado comigo tem momentos que eu estou aqui mas é como se a minha mente estivesse fora do meu corpo não sei explicar é como se fosse uma sensação é estranho eu realmente gostaria de saber se eu tenho algum problema ?

A melhor resposta 28 JAN 2022

B noite. Alguns relatos como esse sugerem despersonalização ou desrealizacao. Seria bom entender melhor sua história de vida.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

30 JAN 2022

Olá Anônimo0900,

Obrigada por nos escrever. Pelas definições do dicionário, um problema seria:
1. questão que se propõe para ser resolvida
2. coisa difícil de compreender, explicar ou fazer
3. dúvida
4. dificuldade; aborrecimento
Se te incomoda, te impede de viver de forma satisfatória, pode ser que seja um problema para você e, tendo o interesse de se entender melhor, o processo de psicoterapia tem potencial de te ajudar nessa jornada de autoconhecimento.

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

30 JAN 2022

Ola Anônimo 0900,
Que bom estar utilizando um canal em que há profissionais qualificados e dispostos a te ajudar, pois a busca para tentar entender sua estranheza já é um passo para compreender os sentimentos que tem determinado o seu comportamento em seus relacionamentos interpessoais.
Sugiro a busca por terapia, pois há abordagens que a partir da estória de vida do paciente é possível trazer lembraças esquecidas como um meio de proteção e defesa, reconhecer traumas e trabalhá-los visando melhorarar sua qualidade de vida.
Lisandra Matos de Pinho - Psicóloga

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro

55 respostas

30 JAN 2022

Olá Anônimo0900! Grato por escrever. Certamente escreveu aqui porque está incomodada com esse afeto de sensação de falta de afeto. Na verdade está afetada pela sensação de falta de afeto. Ocorre que ao longo de desenvolvimento de cada pessoa, pelo encontro entre o desenvolvimento de facetas psicológicas individuais com as experiências de vida, as pessoas vão, sem grande controle, sendo levada por caminhos complexos, mas não escolhidos. Vergonha, culpa, senso ético, senso estético, adaptação cultural, valores, leitura de mundo, necessidades de vida, acontecimentos, vão moldando um jeito de ser.
Será muito recomendável que você veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e possa falar melhor ouvida cientificamente, para que se estruture caminhos enriquecedores de amabilidade.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria d falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituiões como: TVs Educativas, Anvisa, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!
Vacine-se, mascare-se, higienize-se, cuide-se! (aproxime afetivamente, mas distancie-se fisicamente.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

30 JAN 2022

Olá anônimo 0900.
No desenvolvimento humano ocorrem inúmeros acontecimentos, as vezes são explicados de alguma forma, putros não são explicados e, portanto introduzimos sentimentos e pensamentos, que podem ou não corresponder a situações vividas, que carregamos ao longo da vida , só que em algum momento vem a tona.
A profissional psicologa conseguirá contigo em terapia colher alguns sentimentos passados que hoje influenciam na tua vida.
Abs

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

29 JAN 2022

Olá, boa tarde,
Não é que tenha alguma coisa errada, pode voce não conhecer como voce funciona, como a sua mente funciona. por isso voce está achando estranho as reações que tem. Por isso a necessidade de fazer Psicoterapia, Análise Corporal para se conhecer e compreender quais as suas características, mecanismos de defesa, recursos que tem e que precisam ser estimulados para realizar coisas em sua vida.
Sem esta compreensão, voce fica sofrendo, na dor e não avança, não desenvolve.
Tem um objetivo de vida que precisa ser desenvolvido, independentemente de como a familia exige ou quer que voce seja.Isto é um fator que gera conflitos, mas te realiza.

5817 respostas

28 JAN 2022

Olá
No seu relato você ressalta que sua vida mudou, em função de seu crescimento. E que, atualmente, o seu modo de interagir com as pessoas é restrito, e que você gosta disso, de viver no seu mundo, de modo que há pouca troca afetiva com as pessoas. Você também se refere a “sair do corpo” o que talvez expresse seu “estranhamento” e sua imaginação. As pessoas mudam e a afetividade também muda, diversifica. Aliás, mudar ao invés de repetir pode ser um sinal de crescimento mesmo. Um ponto de partida para buscar respostas às suas questões é compreender essa diferença – se você está experimentando uma forma de angústia que impede seu crescimento ou se você está experimentando os efeitos de sua abertura às mudanças. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

28 JAN 2022

Olá!
Seria interessante buscar entender toda sua trajetória, pode ser que algo tenha acontecido lá atrás (traumas), mas talvez esteja no seu inconsciente o que dificulta a sua lembrança. Entender todo o contexto para que possa fazer uma suposição acertiva, pois é muito raso dizer sobre algum "problema" sem entender a fundo.
Sugiro terapia!
Abraços, Picila!!

Picila H. Souza Psicólogo em Belo Horizonte

27 respostas

28 JAN 2022

Olá! Que bom você ter conseguido chegar até aqui, porque significa que essa situação está desconfortável para você e deseja ajuda de verdade. Com certeza, a psicoterapia poderá fazer você se conectar com a sua essência. Procure dar mais esse passo, libertando você para os caminhos que deseja! Siga em frente!

Beatriz Campos Psicóloga Psicólogo em Balneário Camboriú