Meu namorado sempre acha que estou trocando olhares com outros homens

Feita por >Iara · 21 ago 2023 Terapia de casal

Namoramos a 5 meses e já aconteceu 3 vezes em alguma saída nossa. A último foi em um pagode. Ele é um homem maravilhoso e muito carinhoso. Mas as vezes quando saímos ele tem certeza de que olhei para alguém. Até cria toda a história. Que troquei olhares. Na primeira eira vez achei que fosse um mal entendido. Mas da última percebi um padrão. Ele me trata super bem e de repente tem um apagão de carinho. Não corresponde mais. Não me olha. Não aceita ir embora e diz que viu. E eu tenho certeza de que não fiz. Trocar olhares e flertar estando junto com alguém nunca aconteceu, eu nunca trai. Quando não quero termino. Mas ele é parece enxergar em mim uma mulher que eu não sou isso me frustra e me desestabiliza. Me faz desconfiar de mim mesma porque ele fala com tanta certeza como se fosse impulsivel ele entender errado. Não sei como mostrar pra ele que ele não corre esse perigo que eu não faria isso. Que não sou capaz. Estou me sentindo um lixo porque ele é maravilhoso mas quando coloca isso na cabeça me despreza e agora quer terminar porque alega que eu não me controlo e não respeito ele. Eu me defendo eu juro pelo meu filho. Como vou provar isso? Me ajudem e, eu tenho muitos defeitos mas eu não fiz isso.

A melhor resposta 22 AGO 2023

Olá Iara! Obrigado por escrever. O conteúdo que você colocou pode nos despertar reflexão em vários sentidos.
Namoro de fato, é experiência para se conhecer melhor, amadurecer; não é obrigação de evolução. Vocês precisam amadurecer reflexão. A verdade tua é a que importa. Você precisa estar aberta a avaliar as coisas porque o entendimento que formamos das coisas é temperado por nossos impulsos, emoções. Olhar pessoas por curiosidade, por achar interessante, é instinto básico de seres humanos razoáveis. Eu olhar uma mulher bonita é algo muito, mais muito distante mesmo, de querer, achar adequado, ou viabilizar qualquer coisa com ela, implicando em desrespeito com minha esposa. Você não tem que provar nada para ele. Vivencie tua verdade essencial interior.
Muito provavelmente ele está com falta de confiança nele mesmo, com base em vivências dele, não por ações tuas.
Em reflexão de longo prazo: ele amadurece, desenvolve autoconfiança ou a qualidade da convivência de vocês, não será viável.
Reflitam.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8634 respostas

22 AGO 2023

Estar em um relacionamento é para ser algo prazeroso e que te deixe bem. O problema é que, às vezes, os relacionamentos se tornam tóxicos e trazem uma série de consequências para as pessoas.
Atitudes manipuladoras, críticas ao comportamento do outro, dissimuladas, de assédio e violência, podem ser explícitas, ou mais sutis como deve ser o caso de seu namorado o que dificulta a percepção e acaba-se entrando num ciclo difícil de sair. Por isso, é importante ficar atento aos sinais para poder identificar um relacionamento tóxico o quanto antes e procurar ajuda.
Sugiro que fique atenta e chame seu namorado para uma conversa franca.
Busque saber como ele era com as outras namoradas.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

22 AGO 2023

Olá Iara, importante na relação ter um diálogo claro e respeitoso. Tentar entender o que para ele é estar olhando e flertando com os outros. Você esclarecer seu modo de agir. Namoro é a fase de um descobrir o que gosta e não gosta no outro e se é possível ficar na relação após essas descobertas. Seria interessante você e ele passaram por ajuda psicológica.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia