Meu namorado pede muitas vezes para terminar.

Feita por >Tiago · 23 mai 2023 Terapia de casal

Me chamo Tiago, tenho 35 anos e namoro a 5 anos com ele que tem 31 anos, eu gostaria de tentar entender o motivo que alguém pede para terminar por qualquer briga. Atualmente terminados ( de novo ) porque mais uma vez ele pediu, eu simplesmente pego minhas coisas e vou embora, passado ai uns 3 dias ou 1 semana eu converso com ele, tem uma resistência da parte dele, mas logo voltamos. Ele diz que gosta, diz que ama e tudo mais! Só que na próxima briga lá vem ele pedindo pra terminar ( isso está frequente nesse ultimo ano de namoro). Eu nesses 5 anos nunca cheguei a seguir em frente, passado o período que comentei, passa a raiva e tudo que gerou a briga e eu vou conversar, talvez se eu seguir ele venha atrás ou acabe de vez. Só não compreendo isso de terminar por qualquer briga.
Ele mora só na mesma cidade que eu, a família dele é do TO, eu moro com meus pais, quando estamos de boa saímos juntos, bebemos, faríamos, dividimos contas do mês, mas brigou vira isso.
O que me sugerem?

A melhor resposta 24 MAI 2023

Olá, Tiago. Lamento ouvir que você esteja passando por um relacionamento com um padrão de términos frequentes. Essa situação pode ser frustrante e confusa. Aqui estão algumas sugestões para você considerar:

Comunicação aberta: É importante conversar abertamente com seu parceiro sobre o padrão de términos frequentes e expressar como isso afeta você emocionalmente. Tente entender os motivos por trás dos pedidos de término e explore se há algum problema subjacente que precisa ser resolvido.

Terapia de casal: Considerem a possibilidade de buscar a ajuda de um terapeuta de casal. Um profissional treinado pode ajudar a identificar os problemas de comunicação e os padrões de comportamento que estão levando aos términos frequentes. A terapia pode fornecer ferramentas para melhorar a comunicação e a resolução de conflitos.

Autoavaliação: Reflita sobre suas próprias necessidades e sobre como esse padrão de términos afeta seu bem-estar emocional. Pergunte-se se essa dinâmica é saudável e se está contribuindo para sua felicidade a longo prazo. É importante estabelecer limites saudáveis e não se submeter a um ciclo de términos constantes se isso não for benéfico para você.

Autoestima e independência emocional: Trabalhe em sua autoestima e desenvolva uma base emocional independente. Isso envolve cuidar de si mesmo, buscar atividades que lhe tragam alegria e cultivar relacionamentos saudáveis fora do namoro. Ter uma autoestima forte e independência emocional pode ajudá-lo a tomar decisões mais saudáveis em relação ao seu relacionamento.

Avalie a viabilidade do relacionamento: Após uma reflexão honesta sobre a situação, avalie se esse padrão de términos frequentes é algo que você pode lidar a longo prazo. Considere se o relacionamento é saudável, se há um compromisso genuíno e se ambos estão dispostos a trabalhar nos problemas e encontrar soluções juntos.

Lembre-se de que a decisão de permanecer em um relacionamento ou seguir em frente é pessoal e única para cada indivíduo. Priorize seu próprio bem-estar emocional e busque apoio de pessoas de confiança, como amigos e familiares. Se necessário, considere também a ajuda de um psicólogo individual para explorar suas emoções e tomar decisões mais conscientes sobre seu relacionamento.

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville

66 respostas

30 MAI 2023

Oi Tiago. Não é possível afirmar com certeza porque ele faz isso, mas parece que lidar com brigas e discordâncias é difícil para ele e usa o término como forma mais fácil de resolver, não encarando o problema. Caso nunca tenha conversado com ele sobre como isso faz você se sentir, penso que é importante ser claro e honesto. Abraço

Gisele Rodrigues Psicólogo em Florianópolis

25 respostas

30 MAI 2023

Olá Tiago, só temos um pequeno vislumbre do que pode estar acontecendo no seu relacionamento. Me parece haver uma imaturidade, por não conseguir resolver/ lidar com as situações de conflitos e buscar logo encerrar a relação. Isso pode ter vários desdobramentos. Pode estar ocorrendo falhas na comunicação, dificuldade de compreender o outro, enfim, muita coisas que nós não sabemos num relato tão breve. E pode ser também uma relação abusiva. A melhor sugestão seria buscar uma avaliação de um psicólogo, não terapia de casal, mas terapia individual para você, para avaliar essa dinâmica e seus sentimentos e comportamentos frente ao relacionamento. Viver assim, sempre terminando frequentemente, não é saudável de maneira alguma.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

29 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

25 MAI 2023

Boa tarde,
Então Tiago, imagino o quanto seja difícil estar em um relacionamento com tanta instabilidade.
Para um relacionamento duradouro e saudável é preciso uma comunicação aberta entre ambas as partes (sempre treinando a comunicação assertiva)
Sempre digo para os meus pacientes que um relacionamento é como um contrato, temos regras para o relacionamento que sustente as necessidades das duas pessoas.
Mas as vezes essas regras não ficam claras, e talvez antes de voltar, seja preciso voltar a esse contrato. Entenda que depois de um término, algo não funcionou, e voltar de onde parou a chance de continuar dando errado é enorme.
Toda volta requer de fato uma recomeço ( do zero)
E cuidado com o seu comportamento, você acaba reforçando e permitindo ele fazer o que quiser com a relação! Nós somos sensíveis as consequências dos comportamentos, se eu entendo que mesmo eu sendo impulsivo e terminando, não tenho nenhuma consequência, eu continuo agindo dessa forma.
Não negligencie as suas necessidades em uma relação, se estiver disposto, e ele também a melhorarem juntos, quem sabe uma terapia de casal ?

Só não esqueça, que quando falamos de relação, estamos falando de mais de uma pessoa, ou seja, a responsabilidade de dar certo não é 100% sua
Se concentre no que de fato está ao seu alcance! Espero ter ajudado

Maria Theresa Nogueira Araújo Miranda Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

24 MAI 2023

Olá Tiago,
O próprio título da sua questão traduz a fragilidade imensa na sua relação com seu namorado. Vocês já são maduros para enfrentarem de maneira pró ativa a continuidade ou não desse namoro, susceptível a recorrentes términos, em decorrência de frequentes brigas, gerando desgaste e prejuízo emocional aos dois.
Mas, vamos lá. Você encerra seu discurso, perguntando :"O que me sugerem?". A sugestão mais eficaz e imediata para você é a procura por atendimento psicoterapêutico. Fazendo terapia, você poderá encontrar as razões para que tais desgastes tenham se acumulado e se vale a pena ou não resgatar o namoro. Namorar envolve lidar com as diferenças e conceder para a manutenção dos afetos. Quando houver o risco de falta de respeito e desmotivação dupla para a continuidade da relação, é preciso que haja mensuração entre as causas e consequências.
Estou inteira a seu dispor para iniciarmos sua jornada psicoterapêutica. .Agende um horário comigo o mais breve possível.
Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

24 MAI 2023

Olá Tiago! Obrigado por escrever. Precisaremos ver mais profundamente. Há indícios de que de fato, vocês não namoram. Começam e terminam conforme a emoção do momento. Sempre sentem que podem terminar porque podem começar. Nunca terminam por inteiro, assim como nunca vivem por inteiro. Relacionamento altamente imaturo e desgastado. Certamente vocês estão namorando um com o outro, sem viver o namoro essencial, cada qual consigo mesmo. Para namorar com outro, antes é preciso namorar consigo mesmo. Para namorar consigo mesmo é preciso consolidar turmas de colegas e conhecidos, ter consolidação profissional, grupos de convivência como estudos, teatro, esportes coletivos de contato, serviços comunitários, para que a solidão não faça ficar refém de uma pessoa, ou empobrecido pela convivência única.
Vamos amadurecer?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

24 MAI 2023

Olá Thiago, lamento em saber sobre a sua condição atual, acredito que essa situação lhe cause muito desgaste emocional.
Com isso Thiago é importante frisar a importância de você se voltar mais para si mesmo, aprender a explorar suas potencialidades , extraindo de si o melhor , com isso acredito que conseguirá organizar melhor os seus pensamentos e sentimentos e então definir e decidir o que você acredita que te faz bem. Após isso, sugiro que comece uma terapia de casal, isso é claro desde que seu cônjuge esteja disposto para começar essa jornada com você, pois isso é de suma importância para que consiga se alcançar um sucesso terapêutico.

Emanuela de Carvalho Psicólogo em Rio de Janeiro

1 resposta