Meu namorado já me agrediu algumas vezes, mas terminei e depois voltei com ele.

Feita por >Thaisa · 10 ago 2023 Abordagem psicológica

Meu namorado já me agrediu algumas vezes, até os 7 meses de namoro, além de ter me traído uma vez, quando estávamos começando a namorar. Um dia eu dei um basta, terminei, ele se desmontaria arrependido, e voltei com ele alguns dias depois. Ele tornou a me agredir, uns dias depois de eu voltar com ele, mas se arrependeu, e de mais ou menos um mês pra cá, não errou mais, e parece ter mudado. Eu tenho 20 anos, ele tem 17. Eu estou insegura sobre continuar com ele, porque o passado dele foi vendo coisas assim na infância, de agressão. Então, ele nunca teve exemplos, não tem muito estudo, e não consegue arrumar emprego. Preciso de conselhos, porque estou muito indecisa sobre o que fazer, por mais que eu ame muito ele. Ele não bebe e não fuma mais, parou por mim, pois ele entrou pra igreja, e está mudando.

A melhor resposta 12 AGO 2023

Thaisa
Ok que você esteja sendo uma boa influência para ele mudar, mas precisa combinar sobre a forma como quer ser tratada, se com dignidade ou sendo agredida. Voce se torna o que escolhe, a vida te deu a liberdade, mas você vive num meio e este meio te coloca limites; precisa fazer boas escolhas para garantir uma boa convivência.
Quem estabelece as regras é você, não existe destinos traçados, cada um escolhe seus destinos dependendo das escolhas que faz. E cada escolha gera suas consequências pelas quais é responsável.
Ele tem muitos desafios que podem ser ótimos para ele, se ele souber entender entre os quais seu papel como homem, ser provedor, te dar segurança, amparo, ser companheiro.
E você sendo uma mulher de valor para dar sustentabilidade, afetividade a ele.
Depende de como vocês vão se construindo...

5899 respostas

11 AGO 2023

Olá Thaisa, entendo sua indecisão de continuar o namoro ou não, pois você o ama, mas não sabe como ele pode se comportar a qualquer momento. O ideal é você e ele procurarem terapias individualmente. Ele para trabalhar essa questão da violência e ressignificar o passado dele. E você para descobrir o que quer dessa relação, como se sente com ele tendo esse comportamentos agressivos. Entender os prós e contras de estar numa relação em que já foi vítima de violência.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

11 AGO 2023

Olá Thaisa! Obrigado por escrever. A resposta taxativa para o contexto que você apresentou é: termine o namoro. Vocês estão muito jovens; a sociedade atual é muito complexa. Pelo tempo de namoro, pela idade, pelo histórico relatado, vocês experimentaram vínculo que foi frágil e inadequado. Ainda não estão maduros para evoluir namoro.
Nas idades de vocês, prioridade precisa ser trabalho sério, estudos sérios, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, grupos de esportes coletivos de contato, estudos, teatro, arte, cultura, serviços comunitários. Com isso melhorarão o entendimento da natureza humana e da cultura.
O namoro maduro e sensato com o outro somente será possível se for antecedido do namoro consigo mesma (amor próprio).
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Muitas pessoas sofrem violência. Cada uma delas organiza formas diferentes para enfrentar a questão.
Conte com um de nós, psicólogos. Venha a nós, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.