Meu irmão me proibiu de ver minha sobrinha

Feita por >Miranda · 20 out 2020 Terapia familiar

Meu irmão proibiu de ver minha sobrinha de 5 anos que amo muito só porque no meu aniversário eu não pedi o almoço para entregar em casa via Ifood. Eu pedi para retirar no estabelecimento. Eu pedi para ele passar em casa com minha sobrinha para cantar parabéns para mim , almoçar e comer um bolo. Ele falou que ia chegar no almoço e nao especificou o horário. Então reservei a comida para buscar as 13 :00hs da tarde. Ele chegou na minha casa 12:10 aos berros , gritando comigo e com nossa mãe porque a comida não tava já " na mesa" meio dia.
Que ele estava com minha sobrinha e os 2 estavam com fome.
Detalhe: Era meu aniversário. Ele não deixava a gente se explicar, gritava com a gente. Ai eu comecei a chorar e minha mãe gritava comigo para eu não chorar na frente da minha sobrinha.
Ele pediu a comida via aplicativo, desconsiderando meu pedido , quando a comida chegou quase 2 da tarde (detalhe que se eu fosse buscar não chegaria tão tarde) continuou provocando com assunto de aplicativo como se eu e minha mãe fosse burra por não usar. Ficamos caladas durante o almoço, mas ao terminar não aguentei e falei que ele não estava deixando a gente explicar e que ele não sabia tudo...Ele gritou comigo falando que ele é diretor de empresa e que ele sabe de tudo referente a mundo de negócios. Nisto com muita dor porque ele já tinha deixado meu aniversário o pior possível, falei que ele não tinha empatia. Ele veio pra cima de mim para me dar um murro e meus pais seguraram ele...ele falou para não falar nada dele na frente da filha dele...eu só falei que ele não tinha empatia...minha sobrinha começou a chorar ai ele pegou ela no colo e me chamou de vagabunda...eu só sabia chorar...de tanta dor...ai ele virou para meus pais e disse que nunca mais eu ia ver e falar com minha sobrinha que amo tanto.

A melhor resposta 22 OUT 2020

Olá Miranda.
Parece que sua família toda se desestrutura quando seu irmão aparece.
Seu irmão pode saber tudo do mundo dos negócios, mas parece que não sabe lidar com pessoas, o que no "mundo dos negócios" é de suma importância.
Se seu irmão gritava muito, provavelmente ele mesmo não está se ouvindo e nem ouvindo ninguém. Pessoas costumam gritar quando não se ouvem. E para pessoas que não estão ouvindo é melhor se calar. Por que gastar sua energia com "parede" se você sabe que ela não vai te ouvir?
Sua mãe parece perder o controle com as atitudes do seu irmão. E por que ela pediu para você não chorar na frente da sua sobrinha, e não pediu para que ele não gritasse na frente dela?
Lembre-se de quem você é, e não assuma posições que não te pertence, assim poderá manter sua dignidade e não se abalar com apelidos que não te pertence como "vagabunda".
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

22 OUT 2020

Miranda, parece que você teve um problema familiar, uma discu.ssão. Em certos momentos perdemos o controle por razões que nem entendemos depois. Aguarde um tempo, e tente falar sobre o assunto. Pode ter sido somente um mal entendido. Caso as discussões sejam constantes, procure ajuda profissional. abs. Mônica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3177 respostas

21 OUT 2020

Olá Miranda! Grato por escrever. Seu relato apresenta, considerado com relato que reflita o acontecido, que seu irmão está passando por elevada ansiedade, que provavelmente se conecta com o desgaste da relação entre vocês. No dia do seu aniversário as coisas atingiram ponto de estresse. Há algumas frases populares que podem nos ajudar a situar a questão: "Não há problema que dure para sempre"; " tempo é o senhor da razão" só não se dá jeito para a morte".
Antes de tentar qualquer reaproximação é importante você resgatar a sua harmonia, tua inteireza, sem culpas, mágoas ou raivas.
Muito provavelmente será providencial, tanto você como seu irmão passarem por conduta científica com psicólogo. Da sua parte, você pode decidir. Quanto a ele, é preciso que aconteca no tempo dele com a realidade dele.
Precisaremos resgatar a tua essência, rever a tua história, teus sonhos, metas, planos, dinâmica familiar, rotina de vida, ocupação do tempo, alimentação, socialização, atividade física, dentre outros aspectos.
Procure por um de nós.
Atenciosamente (em tempos de longo período de elevada taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.