Sentimento de raiva e ódio por pessoas próximas

Feita por >Ana Laura · 8 fev 2021 Agressividade

Eu sinto raiva de pessoas próximas a mim, por motivos bobos, e a raiva/ódio aumenta tanto que chega ao ponto de eu não suportar a pessoa.

Sentia raiva do meu pai (já falecido) eu não gostava de ficar perto dele, nunca me fez nada grave, mas eu não sei explicar o motivo. Antes de morrer ele ficou em estado vegetativo por meses, e eu não conseguia me aproximar.

Sinto muita raiva da minha sogra, começou com umas besteirinhas e eu comecei a proibir meu marido de ir vê-la. Quando eu percebi já sentia um ódio mortal por ela, não posso nem ouvir falar no nome dela que passo mal. Ela nunca me fez nada grave também, mas eu a odeio.

E sinto ódio/raiva também de uma sobrinha minha. Ela tem 12 anos e eu me lembro que desde pequena eu nunca gostei dela, sempre provoquei ela, nunca tive afeto, mesmo gostando muito do meu irmão. Hoje quando ela vem aqui eu sinto um sentimento muito ruim, sinto como se ela fosse me apunhalar.

Sei que parece loucura, mas eu alimento um sentimento Ruim e dou forças a ele. As vezes eu acho que é coisa de outra vida. Pq como se odeia uma criança né?

A melhor resposta 9 FEV 2021

Olá Ana Laura! Grato por escrever. Quem sente raiva e ódio, em última instância, sente raiva e ódio é de si mesmo, pois é o raivoso e o odiador que vive esse desconforto. No seu relato, você reafirma que eles nunca fizerem nada de grave contra você. Então você entende que o motivador está dentro de você, não é resultado de experiências negativas originadas neles. Você precisa poder entender a função desse ódio e raiva. Para tanto será muito importante você passar por caminhada científica com um psicólogo. Provavelmente se você organizar uma rotina de vida saudável, ética e cheia de objetivos e afazeres, esse sentimento não terá mais espaço nem tempo para aparecer.
Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

9 FEV 2021

Boa tarde Ana Laura.
A raiva é um sentimento primitivo, ou seja, já nascemos com ele. Entretanto algumas pessoas gostam de sentí-lo, outras não.
Alguns esportes e profissões fazem bom uso da raiva, por exemplo as artes marciais.
No seu caso sugiro que investigue as causas, o uso que vc dará a raiva será uma opção consciente.
O apoio psicológico pode te ajudar muito.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

9 FEV 2021

Olá Ana Laura.
As raivas não costumam acontecer por acaso, por mais que pareça estanho, é comum que haja algum motivo, o que pode ocorrer é você não entender porque isto tem acontecido com você.
Muitas vezes existem coisas que aconteceram em um passado, e no momento que houve você não percebeu que te perturbou, então alguns anos depois vem este sentimento ruim, e você não consegue associar a eventos passados. Isto que relatei é apenas um exemplo de como alguns sentimentos podem aparecer e a pessoa não entende porque os tem. Muitos outros exemplos poderia ser dado, como ciúmes, inadequação e auto estima.
Portanto, os atendimentos psicológicos podem te ajudar a entender melhor o que está acontecendo com seus sentimentos.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

9 FEV 2021

Olá Ana, a raiva está sempre relacionada a situações do passado e presente, busque sempre o que passa na sua cabeça nessa hora (quando está com as pessoas que te causam raiva) “o que está acontecendo que eu não gosto?”
Busque terapia, se entender vai fazer com que se relacione melhor com as pessoas e gerenciar suas emoções.

Estou a disposição
Carolina Ovalle - Psicóloga Clinica

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

8 FEV 2021

Olá Ana Laura, é preciso compreender melhor a raiz da sua raiva. Quais são os momentos iniciais da sua vida em que você se recorda de tê-la? Outro ponto importante: será que essa raiva também não pode ter a ver com aspectos pessoais que estão sendo extrapolados para outras pessoas e outras esferas da sua vida? Para maiores informações, estou disponível. Att,
Taciana.

Taciana Cavalcante Psicólogo em Rio de Janeiro