Como lidar com uma mãe cegamente religiosa e intolerante?

Feita por >Klara · 5 dez 2022 Terapia familiar

Oi pessoa! Então... Toda vez que estou feliz ou que vou sair para alguém lugar a minha mãe fica nojenta e falando coisas desagradáveis seja da religião dela ou só para me colocar pra baixo mesmo. Eu e meu irmão autista estavamos planejando ir para um evento a mais de um mês, e é hoje. Porém estou escrevendo aqui do evento sozinha pois ela brigou comigo antes de sair por uma razão inacreditável e proibiu meu irmão de vir comigo de propósito. Postei fotos de Marte no grupo da família que eu mesma tirei e eu estava muito feliz por poder ver um planeta! Ela odeia me ver feliz e parece que sempre está tentando se vingar de alguma coisa. Ela disse que as imagens eram falsas e veio com uma monte de teoria da conspiração desses canais religiosos que ela assiste. Fiquei muuuito triste, jamais esperaria essa reação de alguém no grupo vendo aquelas imagens legais. Mas aí só porque eu fiquei triste ela começou a me atacar do nada falando que não me aguenta mais. Toda hora falando que o inimigo não vai derrotar ela. Porém eu disse que ela estava tentando destruir meu dia que eu tanto esperava chegar e ela respondeu falando que ela ainda não é santa e que se eu " estrago " a semana dela ele vai estragar meu dia importante também. Gente. Estou escrevendo isso porque me deu medo, ela começou a chorar como um bebê, meu irmão mais velho fingindo que nada estava acontecendo mas sempre fica do lado dela não importa o que aconteça. Eles dois são super impulsivos e se adoram. Que nojo tá dando dessa merda de família. Mas ela tem algo contra mim pois me compara com meu pai e ela odeia ele. Eu sinto que esse ódio todo nem é pra mim. Estou no evento agora sozinha com meu coração doendo pois ela não deixou meu irmão vir comigo. Sendo que ele é de maior e eu também e ela não pode proibir ele ou qualquer pessoa de fazer nada. Ela quer ter autoridade onde não existe. Se alguém tiver uma palavra boa para me passar vou agradecer muito pois está se tornando insuportável viver com uma pessoa obcecada e inimiga dentro da própria casa. Queria arrumar um tratamento para ela me deixar em paz. Só quem vive com fanático é que sabe. Pior ainda se for a mãe porque as pessoas defendem ela cegamente. Socorro.

A melhor resposta 6 DEZ 2022

Maia, as relações intrafamiliares podem ser desafiadoras em muitos contextos. Compreendo sua frustração em relação a forma que sua mãe está te tratando. Perceba que efetivamente, não existe uma maneira de mudá-la, por mais que você se esforce, é improvável que sua mãe deixe de ser como ela é.

Para compreender que a proximidade que você tem com sua mãe é tóxica para você, não precisa buscar compreender os motivos que ela tem para fazer o que faz, ou de ser como ela é: se ela quer ou não te ver feliz, se ela desconta em você a raiva que tem do seu pai, se ela quer controlar você e seu irmão, ou se ela é intolerante ao que foge das crenças dela.

Reflita: será que eu estou me permitindo ser tratado dessa forma por minha mãe, ao passo que de alguma forma ainda dependo dela? Será que estou buscando minha independência financeira e emocional para eu determinar o quão perto devo me manter dela?

Muitas vezes, não conseguimos nos afastar de nossas figuras de proteção, por crer que não sabemos nos cuidar sozinhos. Então por mais que o ambiente seja tóxico e a relação seja sintomática, ainda permanecemos nela.

Me coloco a disposição para aprofundarmos no assunto e começar seu processo psicoterapêutico em busca de sua individualidade.

Abraços,

Danilo Abreu - Psicólogo

Danilo Abreu Psicólogo em Salvador

21 respostas

7 DEZ 2022

Oi,Maia, acredito mesmo que você esteja sufocada com tudo isso, mas um questionamento deve ser lançado para você: por que você ainda está debaixo da aba de sua mãe se você já é maior de idade? Por que suporta tudo isso? O que te prende a essa casa? Ou ela realmente criou vocês totalmente dependentes dela e agora você se vê sem forças para sair...ou nunca nem pensou em sair e viver sua própria vida? Esses são alguns questionamentos. Quanto ao que ela faz com você, realmente não tem a ver com você, são problemas e questões mal resolvidas dela (são inconscientes, ela não se dá conta e dificilmente vai acordar pois parece estar presa nisso tudo, cega mesmo). Você que precisa se libertar e uma terapia pode mudar muito da sua mentalidade, das suas crenças promovendo posturas saudáveis , e mudando essa realidade. Estou disponível para uma terapia que faça sentido na sua vida.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

6 DEZ 2022

Maia,
Não se estresse com sua mãe, não queira mudar ela, ela não vai mudar... deixe ela como ela quer ser.
O que voce precisa é cortar o cordão umbilical psicológico com ela.
Está na hora de voce ser pai e mãe de si mesma, voce precisa resolver o teu problema de depenência, de carência para, aos poucos, ser independente dela.
Voce não nasceu para ser submisso a ela, nasceu para se realizar e ser feliz
Não tem que ficar ligada a outros, fique ligada em voce mesma.
A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para voce escolher o que te agrada ou não.
Voce se torna o que escolhe... se escolhe ficar ouvindo ela, colhe incômodos e problemas.
Se escolhe ser autônomo, terá que ser responsável por si mesma.
Faça Psicoterapia para iniciar a tua caminhada e compreender como a vida funciona.
Abraços

5817 respostas

6 DEZ 2022

Olá Maia! Obrigado por escrever. Isso que você está vivendo tem acontecido nos últimos tempos com muita frequência. É preciso separar as coisas: entendemos que você está muito incomodada, mas tua mãe com as limitações e superações dela, com as coerências e incoerências dela, ao jeito dela, quer o seu bem. Você também com teus erros e acertos, qualidades e defeitos, quer o bem da tua mãe. Será importante você conversar com um de nós, psicólogos.
Sentimentos muito fortes não são companheiros para se tomar decisões. Pondere com amplitude, ajuda e calma.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8604 respostas

6 DEZ 2022

Sei bem como é kk desculpa mas nós psicólogos sociais também temos história somos seres humanos e aprender a lidar, e nosso normal .

Roselita Menezes Vicente Pinheiro Psicólogo em Rio das Ostras