Meu esposo se chateia com coisas bobas e faz birra.

Feita por >Dina · 4 dez 2022 Terapia de casal

Bom dia. Sou casada a quase 6 anos, meu esposo sempre teve esse problema mas de uns tempo pra cá são mais frequentes. Ele é muito ciumento as vezes, tem um problema sério de confiar em mim, mesmo eu nunca tendo feito nada pra "justificar" Isso. Esses dias ele me ignorou um dia todo pq eu estava viajando e a noite estávamos conversando no telefone, desligamos e depois eu fui dormir pois estava exausta. Ele mandou msg e eu não ouvi, depois ligou umas 10 vezes mas eu estava apagada e não ouvi, ele ficou com raiva e me ignorou o dia seguinte, fiquei extremamente ansiosa e não tinha motivos pra ele fazer isso por besteira. Depois disso tive um problema com uma rede social, ele me pediu pra mandar um negócio pra ele mas não encontrava ele ficou com raiva disse que eu estava mentindo pra ele mesmo eu explicando e mostrando que estava com problema ele insistiu que eu estava mentindo. No dia seguinte novamente me ignorando e sendo extremamente frio. Não respondia minhas msg direito, sendo muito frio coisa que ele não é no dia a dia. Sempre que algo não sai como ele quer ele fica assim, quando uma coisa sai errado ele me culpa, diz que to mentindo, é uma bandeja de caos e isso me gera crises de ansiedade que duram o dia todo. Não sei mais o que fazer, vivo pisando em ovos pra não "errar" em nada, mas mesmo assim obviamente a vida é uma caixinha de surpresa sempre surgem problemas. Preciso de ajuda pra saber como agir nessa situação pois quando falo que ele está sendo imaturo as vezes ele acha ruim e tbm fica chateado. Complicado.

A melhor resposta 6 DEZ 2022

Oi Dina!
Este é o resultado de escolhas mal feitas, de ter aceitado conviver com um homem imaturo que não se conhece, não tem noção de suas carências, de sua dependência afetiva/emocional, não domina seu humor, julga de acordo como ele é.
Problema é que nada pode fazer por ele, pois ele muda se ele quiser, não temos poder nenhum sobre os outros...
Mas pode fazer por si mesma, tudo voce pode transformar, simplesmente cuidando de si mesma, se qualificando a si mesma.
Primeiro, precisa se conhecer, se resolver nas suas carências (se tiver), precisa aprender a como ser verdadeira consigo mesma, nunca te menosprezando. Isso faz com que voce seja responsável por si mesma e viva de escolhas... voce se torna o que escolhe.
Quando estiver sendo nestas coordenadas da sua vida, simplesmente voce vive e não fica perdendo seu tempo com pessoas que te puxam para trás. Quando seu esposo perceber o valor que você é, não vai querer te perder e correrá para te acompanhar.
Caso contrário, ele não terá consições de te acompanhar.
O que voce escolhe? Ser dona da sua vida, da sua dinâmica de vida e força ou viver esperando e dando satisfações com quem está estagnado?
Voce se torna o que escolhe.
Abraços

5840 respostas

8 DEZ 2022

Olá Dina, espero que esteja tudo bem com você.

Muitas vezes as pessoas respondem as situações da maneira que elas sabem, que elas aprenderam ao longo da vida, de suas experiências, de suas relações e de sua família. Quando temos um bom nível de autoconhecimento sobre nossas emoções, pensamentos, ações e reações, sabemos identificar comportamentos disfuncionais que acabam por prejudicar setores de nossas vidas, e com isso podemos refletir sobre eles para tentar mudar nossa conduta, com objetivo de nos favorecer em diversos aspectos. Isso pode ser aprendido, ou seja, novas formas de se relacionar consigo e com o ambiente a nossa volta podem ser incorporadas em nosso dia a dia para que nos beneficiemos de nossas escolhas e atitudes, e não o contrário. Essas respostas e reações de seu marido apresenta, podem ser a única forma que ele "aprendeu" para lidar com com essas situações que causam nele algum desconforto. Para que ele possa começar a rever essas reações, e tentar começar adquirir novas formas de comportamento que sejam mais assertivas, primeiramente ele precisa desejar isso, ou seja, é algo que tem que partir dele, a vontade de se aperfeiçoar. Quando isso acontecer, ele pode buscar ajuda de um Psicólogo para ajudá-lo nesse processo de autoconhecimento, que pode favorecê-lo a ter melhores atitudes dentro da relação de vocês, compreendendo que podem haver formas melhores para lidar com as questões que o incomodam. Portanto, se ele desejar, um Psicólogo pode ajudar nesse processo, e é o profissional mais indicado neste caso. Ele se ajudando, com certeza você se beneficiará também.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

924 respostas

5 DEZ 2022

Olá Dina! Obrigado por escrever. De fato, seu esposo precisa amadurecer. Note que as chamadas evoluções tecnológicas, tão recentes na História da humanidade. Viagens e telefones são tecnologias que vão sendo aprimoradas, com as quais as pessoas esperam a plena possibilidade e adequação de interações instantâneas, sem observar que a vida, em outro lugar, acontece com outros motivadores, limitadores e impossibilitadores. A culpa que ele te atribui não representa verdade ou validade para você. Mesmo que fosse adequado, não seria possível uma pessoa controlar a outra o tempo todo. O controla é a autoconfiança, o amor próprio. Pelo relatado seu marido precisa melhorar o amor próprio, a autoconfiança.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.