Medo do futuro a dois

Feita por >Talita Ferreira Neto · 4 abr 2023 Terapia de casal

Olá, estou namorando há quase 2 anos. Gosto muito dele e ele também de mim. Ele é uma pessoa muito boa, de caráter, bonito, não tem vícios e temos muita coisa em comum. Temos vontade de casar, até porque os dois ja temos na faixa dos 35 anos. Ainda moramos cada um com os pais porque financeiramente falando ainda não tivemos como dar um passo maior. Eu trabalho registrada mas não ganho tão bem, já ele trabalha sem registro porque foi o que apareceu. Eu sempre tento influenciar ele a tentar um com registro pra ter mais benefícios, mas está doficil encontrar. Enfim, consegui fazer ele passar a guardar dinheiro, fazer uma reserva, coisa que eu sempre tive. Não é muito mas eu sempre mantenho uma reserva e queria q ele fizesse o mesmo, e está dando até certo, ele começou a guardar. O problema é que a familia dele suga muito ele, pq é muita gente na mesma casa e os gastos são bem grandes. O erro é que eles tem o costume de comprar tudo no cartão de crédito e depois não conseguem pagar o total e vira uma bola de neve. Todo mês ele trabalha e praticamente tem que dar todo o dinheiro em casa e aí foca dificil guardar. Ele fica frustrado e triste, e eu acabo ficando tbm porque é muito triste ves quem a gente ama passando por algo qie não podemos fazer nada. Não posso dar pitaco na familia dele. Enfim, soube que ele tem o nome sujo por ter ajudado um irmão a comprar um sofá e depois o irmão não pagou mais e sujou o nome dele. E agora recentemente ele descobriu que o apartamento onde eles moram está com um monte de parcela atrasada e o AP está justamente no nome dele. E todo o dinheiro q dasa um dá, vai praticamente tudo pra pagar o cartão de crédito que a mãe dele insiste em usar errado. Eu fico sem saber o q fazer..
O que acontece é que eu fico pensando o que pode ser do nosso futuro? Vale a pena continuar com ele? Eu gosto tanto dele, ele é uma otima pessoa.. mas em que futuro posso esperar? Como vamos juntar um dinheiro maior pra casar, ter nossa casa, nossas coisas, se ele está nessa bola de neve? E esse nome sujo? Os outros q lascaram com ele e agora não acho certo ele pagar tudo sozinho, e ele nem tem como pagar.
Não estou falando que queria outra oesoa, um homem rico nem nada disso. Mas queria que pelo menos ele tivesse uma situação menos pior donque essa que ele vive.. sem registro, com nome sujo, sem reserva... Daqui a pouco, como o tempo passa tão rápido, a gente vai estar com 40 anos, na casa dos pais, namorando há 5 anos e sem dinheiro e sem nada juntos.
Mas não poderia terminar com ele por ele estar nessa situação. Até porque eu gosto dele. Eu não sei o que pensar e nem o que esperar ... Por isso vim desabafar aqui pra ver se alguém tem uma palavra de consolo. Muito obrigada

A melhor resposta 5 ABR 2023

Olá Talita! Que bom que você escreveu. Aos trinta e cinco anos, é preciso fazer tua consciência financeira prevalecer. Casamentos são sempre merecedores de reflexões complexas, mas pelo texto que você escreveu, vocês estão, aos trinta e cinco anos, explicando problemas por causa da família dele. Nessa idade vocês tem como modificar isso, bem como tem como viver filosofia financeira adequada. Cartão destrói finanças de qualquer pessoa. A luta contra isso, expressa pelo atual presidente, é de todos nós. (Juros altos para os pobres e baixo para os ricos).
Estou a disposição para orientação mais detalhada.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

5 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém