Vivo no passado e tenho medo do futuro

Feita por >Ketlyn · 24 abr 2020 Desenvolvimento pessoal

Eu namoro há 5 anos, antes de conhecer meu namorado ele namorou há 1 ano com a ex dele, ele nunca me deu motivos para ser insegura com ele, o problema sou eu mesmo que já errei com ele várias vezes mais ele não sabe, o tempo passou e vi tudo oque eu fiz e me culpei por muito tempo e me arrependi, ainda estou no processo de me perdoar. Mais vivo com medo de do nada ele me deixar e voltar com a ex dele, sei que não tem muito sentido porque ele ta cmg há 5 anos mais é uma coisa que me atormenta e eu realmente não sei o porque, vivo com o medo do futuro do que pode acontecer e sempre fico nessa palavrinha e “se” sempre duvido de tudo, acho que as coisas nunca vão dar certo para mim, me coloco muito pra baixo e acho a ex dele bem mais focada e totalmente diferente de mim ele não ver as coisas dela sou eu que vejo e fico me comparando a ela, ele me ajuda muito com tudo ele é um ótimo namorado. Eu só queria ajuda para entender porque eu vivo no passado, e porque tenho medo do que pode acontecer no futuro.

A melhor resposta 25 ABR 2020

Olá! Obrigado por participar. Parabéns: de certa forma, você já deu passos que muitos experimentam dificuldades para dar. De fato, o perdão é algo para a gente mesmo, também, o futuro é incerto. Devemos nos esforçar para fazer as coisas certas, estratégicas, para obter o resultado que desejamos. Quando você diz: "sou eu mesmo que errei com ele várias vezes", não sabemos que tipo de erro, mas podemos entender que, se você errou, será mais real a possibilidade do erro para os outros. Quando temos um comportamento, experimentamos maior facilidade para supor que os outros terão comportamentos iguais; isso pode ser um engano. Você ao dizer isso, denuncia seu sentimento de culpa. Será muito útil você poder organizar e superar esse sentimento de culpa. Afinal, namoros são experimentos, que precisam ter responsabilidade e abertura, para poder interromper o lidar com a interrupção da parte da outra pessoa, ao mesmo tempo, que somente podemos namorar bem ao outro, se estivermos com a devida medida e referência do amor próprio. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for estritamente necessário). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

3 MAI 2020

Olá Ketlyn, tudo bem?
Olha, não tem como saber pelo o que você falou onde errou com ele no passado. Mas já se perguntou do porque isso lhe atormentar tanto?
Aparentemente você associa seus erros com o medo dele deixar o relacionamento, e essa palavrinha " se" fica lhe incomodando. Mas você já parou para pensar se esse " se " tem algum fundamento? Essa duvido sobre o futuro tem alguma lógica? Algo realmente pode ocorrer de ruim em um futuro? Pense nessas questões

Abraço
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

26 ABR 2020

Olá Ketlyn!
Pelo seu pequeno relato você sofre de problemas de baixa autoestima e ansiedade.
Por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, é indicado que inicie a psicoterapia para explorar estas questões mais profundamente e elaborar possíveis traumas do passado e se fortalecer para o momento presente.

Fico a disposição

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo