Medo do futuro

Feita por >Rafael · 7 nov 2017 Psicologia clínica

Bom dia

Tenho 35 anos, formado...

Porém não arrumo emprego em lugar algum e isso me.deixa preocupado com o futuro...

Estudo para concursos, mas isso não ocorre de maneira "firme" e tenho sofrido de ansiedade, medo de não passar...

Ao conversar com um amigo psicologo, me disse que algo inconsciente poderia estar atrapalhando meu desenvolvimento... Se possível, gostaria de tentar entender...

Obrigado

A melhor resposta 8 NOV 2017

Olá Rafael, boa noite.
Esse medo de não conseguir pode estar te fazendo desenvolver mecanismos de autossabotagem. Talvez vc não consiga fazer as coisas do modo que gostaria para evitar a frustração do resultado que, inconscientemente, vc julga que não será satisfatório. São hipóteses, é preciso investigar de maneira mais profunda o que pode estar por trás disso tudo. Seria interessante fazer psicoterapia para obter uma melhor compreensão. Boa sorte. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

8 NOV 2017

Boa noite! Rafael pelo que você descreveu sobre a sua queixa eu percebo um grau elevado de ansiedade e insegurança em relação a sua carreira profissional, mas neste caso a insegurança profissional está no geral, hoje todo mundo encontra dificuldades e nós formados também estamos enfrentando essas mesmas dificuldades. Eu aconselho você ser for o caso procurar a psicoterapia para você conseguir lidar com a ansiedade.
Espero ter ajudado.
Gde abço!

Leandro Lúcio Férri Psicólogo em Mogi Guaçu

3 respostas

8 NOV 2017

Boa noite Rafael!
Essa insegurança que você está sentindo é totalmente normal e compreensível! Mais que isso, é compartilhada com milhares de pessoas na mesma situação que você. Agora, a questão do desenvolvimento e a relação com o inconsciente, é outra. Fazendo um trabalho analítico (recomendo Arteterapia e Psicologia Analítica) você traz para a consciência seus potenciais e capacidades que ainda estejam inconsciente. Dessa forma, você evolui como ser humano e pode sim ampliar suas possibilidades profissionais. Espero ter ajudado.
Abraço, Thereza.

Thereza Christina Telles Psicólogo em Rio de Janeiro

14 respostas

8 NOV 2017

Olá Rafael
" O homem é o obreiro de sua libertação".
"Os obstáculos acumulados em seu caminho são meramente meios de obrigar a sair da indiferença e a utilizar suas forças latentes." (Léon Denis)

Ou seja, o foco é para seu interior. Busque lá dentro o que te motiva. Encontre o teu propósito...de verdade. Nunca é tarde!

Psicóloga Karol Alves Psicólogo em Florianópolis

5 respostas

8 NOV 2017

Olá, Rafael. Bom dia.

Você descreveu as experiências que está causando preocupações e que estão exigindo mais de você. É muito bom o seu interesse em querer entender mais desse momento, vejo uma oportunidade para começar sua análise. Pois assim o seu inconsciente terá a abertura para falar livremente e escutar o que é necessário para o seu autoconhecimento.
Abraço.
Psicóloga Viviane O. S. Felizardo CRP 08/22185

Anônimo-266448 Psicólogo em Curitiba

1 resposta

8 NOV 2017

Rafael, é muito difícil dizer se é por esse ou aquele motivo, porém o que está claro é o que vc já disse “ sua preocupação com o futuro “. Se essa for intensa poderá causar ansiedade, excesso de cobrança, frustração, gerando um círculo vicioso. Entendeu?
Sugiro que você busque fazer uma Psicoterapia, ela será muito útil, com a auto estima elevada, a ansiedade tenderá a diminuir, cobrando-se menos.
Espero que eu tenha conseguido lhe ajudar.
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

8 NOV 2017

Boa tarde, Rafael. O medo do futuro é algo tanto comum quando nos encontramos em momentos de desafios e incertezas, como o que você está vivendo. Agora, quando esse medo se torna muito intenso, a ponto de nos atrapalhar na vida, como o que parece está acontecendo com você, é importante dar maior atenção a essa questão. Como seu amigo psicólogo falou, muitas vezes não compreendemos e não temos consciência sobre o que significam as dificuldades por nós enfrentadas, e isso tira o sentido dessas questões em nossas vidas. Também dificulta nas nossas tomadas de decisões. Diante disso, é importante observar melhor esse medo e buscar essa compreensão sobre o que ele pode significar e o que é possível fazer diante desses enfrentamentos. Nesse momento, o aderir à uma análise psicológica pode ajuda-lo bastante a se descobrir e se compreender melhor.

Davi Barbosa Lima Psicólogo Psicólogo em Fortaleza

6 respostas

8 NOV 2017

Rafael: o que pode estar acontecendo de inconsciente é voce estar repetindo padroes de comportamentos ao longo da vida, que te impedem de encontrar alternativas para mudar. Acredito que passa por um momento em que você pode que se experimentar mais, testar oportunidades , companhias e interesses que te mostrem objetivos de vida que voltem a fazer sentido. A terapia é uma experiencia que propicia isso, mas de qualquer forma, procure aproveitar oportunidades para movimentar sua vida. Espero ter ajudado. Abraco.

Nathaniel Pires Raymundo Psicólogo Psicólogo em Porto Alegre

5 respostas

8 NOV 2017

Oi Rafael, entendo sua angústia mas não é tão simples assim "decifrar" uma pessoa. Todos temos uma história de vida, a forma como cada um lida com as situações de perda e frustração ão diferentes. Sua insegurança deve estar relacionada ao modo como você lida com essas situações. O melhor modo de entender e modificar isso é através da psicoterapia. Existe muitos locais onde é possível fazer psicoterapia gratuitamente. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

8 NOV 2017

Oi, Rafael, antes de mais nada precisas passar por uma avaliação com um psicólogo para ver o que está acontecendo contigo. Além de verificar se está havendo algum bloqueio, podemos também te ajudar a atingir metas e focar naquilo que queres para ti num futuro próximo e distante.

Elza Barros Psicólogo em Pelotas

70 respostas

8 NOV 2017

Ola Rafael,

Tudo acontece primeiro na nossa cabeça, você estuda já pensando no “medo de não passar” nos concursos.
A questão é inconsciente sim, ao longo da vida vão sendo construído crenças que interferem de forma positiva ou negativa,
no caso, parece ser crenças limitantes, que acabam favorecendo uma autossabotagem.
Precisa ser entendido e reprogramado seus pensamentos.
Busque ajuda Rafael, você tem um futuro brilhante pela frente :)

Consultório de Psicologia Sandra Pontes Psicólogo em Belo Horizonte

11 respostas

8 NOV 2017

Olá Rafael, acredito que vc precisa rever alguns pontos: como foi elaborado seu CV? Será que está de acordo com o cargo pretendido? Bom o mercado está concorrido mesmo. Agora a questão do medo, insegurança, é preciso analisar se é o momento ou se já vem te acompanhando a algum tempo, precisa entender o que desencadeou essa situação.Um psicoterapeuta pode te ajudar e muito a reorganizar seus sentimentos e a questão do inconsciente é difícil falar sem uma boa interação, qq dúvida estou à disposição. Grata. Psicoterapeuta Andréa Christiano

Andrea Christiano Psicólogo em Bebedouro

52 respostas

8 NOV 2017

Rafael, vc já verificou se tem Transtorno de Atenção e Hiperatividade - TDAH? De acordo com o que você relatou, é uma hipótese que deve ser considerada...

Miler Silva Psicólogo Psicólogo em Rio de Janeiro

40 respostas

8 NOV 2017

Olá Rafael!
É indicado que inicie a psicoterapia para que através do processo de autoconhecimento identifique qual a natureza das dificuldades que encontra possibilitando através da tomada de consciência novas perspectivas.
Infelizmente não existem respostas precisas ao que pode levar a estas dificuldades devido a subjetividade de cada um, mas pode ter relação com autossabotagem, autoestima, dificuldades na elaboração de perspectivas a longo prazo, etc.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

8 NOV 2017

Olá Rafael, boa noite.
Procurar emprego é uma tarefa árdua, acaba por desencadear muitos sentimentos mesmo, ansiedade e medo como você descreve. A terapia/ análise é um processo para você falar sobre si, a medida que fala você passa a se escutar de uma maneira diferente, então é onde o inconsciente aparece. Por isso dizemos sobre investigar e aprofundar na sua história de vida. É um bom momento para você iniciar um processo psicoterápico. Se não puder investir num tratamento nesse momento procure o posto de saúde perto da sua casa, ong ou igrejas que costumam ter psicólogos lá.
Fico à disposição,
Suiani Oliveira Fustinoni

Suiani Oliveira Fustinoni Psicólogo em São Paulo

224 respostas

8 NOV 2017

Olá Rafael,

Assim como a colega colocou, a terapia seria um passo importante neste momento. Concordo com seu colega que algo inconsciente possa estar dificultando seu processo de emancipação financeira, e isto poderá ser refletido através da terapia.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

8 NOV 2017

Boa noite Rafael pelo seu relato sugiro que você procure uma terapeuta para conversar, você mesmo já iniciou a busca por uma solução para o seu problema ao consultar seu amigo psicólogo, assim a terapia poderá te ajudar a compreender esse momento da sua vida e todos os questionamentos que estão surgindo ao longo dessa fase te proporcionando um direcionamento. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador