Fracasso e medo do futuro.

Feita por >Melissa · 13 out 2020 Coaching

Tenho 25 anos e me sinto fracassada. Olhando o passado e vendo as escolhas que fiz sinto arrependimento. Me formei no ensino médio em 2012, em 2013 fiz cursinho para tentar vestibular de medicina sendo que nunca quis medicina, mas a família me pressionava. Me arrependo por não ter entrado na faculdade já nesse ano e feito o meu curso de engenharia que estou me formando agora. Sinto que perdi 1 ano aí. Comecei o curso de engenharia que amo em 2014 e também curso técnico. Em 2015 me formei no curso técnico e comecei estágio em uma multinacional. À partir de 2016 tudo desandou, pois estava exausta mentalmente. Chegava do estágio e ia para a faculdade cansada, as notas caíram o que me deixou frustrada, engordei, saí de um relacionamento abusivo, reprovei em algumas disciplinas e um familiar próximo faleceu de câncer. Isso tudo iniciou em meados de 2015 até 2017. Comecei a me recuperar de 2018 para 2019, pois saí do estágio e foquei em estudar, só que não era mais possível formar na turma que entrei. Hoje em 2020 emagreci 32kg, estou feliz solteira e me formo em dezembro desse ano. É um recomeço, mas quero sempre melhorar. O problema é que sinto que perdi muito tempo com problemas que aconteceram no período mencionado de 2015 a 2017, me sinto fracassada por estar formando 2 anos depois do previsto. Me sinto arrependida e fraca por ter saído do estágio sendo que havia a chance de ser contratada na época e não consegui conciliar com os estudos. Me sinto burra por ter reprovado em algumas disciplinas da graduação e isso ter atrasado a conclusão do meu curso e o fato de ver colegas em uma posição ótima na carreira me deixa pior ainda, com medo de não conseguir nada e continuar sendo uma fracassada. Me sinto arrependida pensando e se eu tivesse feito escolhas diferentes como ter entrado na faculdade em 2013, não ter namorado essa pessoa abusiva, ter estudado mais, mesmo cansada para formar no tempo previsto. Esses pensamentos me fazem sentir como um lixo, a pessoa mais incompetente, burra e fraca do mundo. Me ajudem, não quero voltar para o poço que estava, esse é o meu maior medo.

A melhor resposta 14 OUT 2020

Melissa, procure não viver no passado, viva no presente, onde a vida se encontra. Se precisar busque ajuda profissional. Abs Mônica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro