Medo constante de acidente e morte.

Feita por >Ana · 31 ago 2022 Traumas

Olá, eu tenho medo de acidentes em pista de carro ou ônibus. Sempre tive, porque realmente acho perigoso, principalmente por pessoas imprudentes dirigindo, e que dirigem bêbadas ou sob efeito de drogas. Mas ultimamente tenho muitos pensamentos negativos sobre isso. Quando meus pais pegam a pista, eu fico pensando que pode ser a última vez que os veja, que eles podem morrer em um acidente ou ficarem em estado grave, ou que posso perder um deles. Meu pai leva meu filho de 8 anos para escola, e fico rezando com medo de acontecer algo. Meu marido está morando em outra cidade e precisa viajar bastante, eu fico pensando que ele pode sair de viagem e algo acontecer e ele morrer. Esses pensamentos são muito recorrentes, todos os dias, todos os momentos que alguém precisa pegar uma pista. como moro na área rural da cidade são todos os dias. Eu sou uma pessoa com uma boa energia, sou ativa, penso sempre de forma positiva. Por isso estou preocupada com a intensidade desses pensamentos.
Pode ser relevante, estou desempregada alguns meses, e preocupada com essa situação, pois já não tenho como pagar as contas.

A melhor resposta 1 SET 2022

Olá, Ana
É uma verdade que acidentes podem acontecer. Mas o medo que você sente deles possui um significado que conversa com a sua história. Podemos falar de uma série de possibilidades e ainda assim não seja algo que encaixe em sua vida (ex: medo de perdas, presenciou um acidente recente, imprevistos financeiros que o acidente geraria, etc).
Por isso te sugiro considerar um processo de terapia, assim essa e outras demandas podem ser acolhidas e compreendidas, ok?
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

2 SET 2022

Ana,
Voce diz que é uma pessoa com boa energia, pensa sempre de forma positiva... no entanto está sempre pensando em acidentes, mortes, possíveis perdas... Existe um mecanismo em nós que funciona ... de acordo como nosso campo emocional vibra, mandamos ordens ao cérebro, através dos pensamentos e o cérebro, como um bom gerente, faz o que lhe é determinado. Então se eu estou imerso em pensamentos de medo, mortes, acidentes... o cerebro se conecta com estas realidades no externo e lógicamente atraímos estes fatos. Portanto, precisamos corrigir em nós estes pensamentos.
Não temos como evitar os pensamentos, eles fazem parte da nossa mente que é formada pelas experièncias realizadas, O emocional busca estas referências. Milhoes de pensamentos poluem na nossa mente... se eu ficar atento a eles, só vou repetir coisas que aconteceram.
Então, através da Psicoterapia é possível ver porque se tem estes pensamentos e não outros; corrigir e estar mais presente no aqui e agora e não nos fatos do passado.