Medo da morte

Feita por >Lizluz · 22 ago 2021 Fobia

Coloquei na minha cabeça que meu marido vai morrer em um acidente de carro vindo de uma viagem que ele está fazendo a trabalho. Estou tendo crise de ansiedade e não consigo acreditar que esse acidente não vai acontecer. Tudo que aparece sobre morte pra mim, fico achando que é um sinal, estou com muito medo!!!

A melhor resposta 15 SET 2021

Ola Lizluz, Voce mesma disse que "colocou na sua cabeça". Temos muitos pensamentos que vem na nossa mente e nos causam medo. e quanto mais voce tenta afasta-los mais eles ganham força. è o mesmo que te pedir para não pensar em macaco. os macacos não vão sair da sua cabeça.
A melhor maneira de lidar é não lutar contra o pensamento e focar sua imaginação naquilo que você quer que aconteça. Então crie na sua imaginação um belo futuro com seu marido e foque na vida pois o dia de nossa morte só Deus sabe.
Compartilhe com seu marido sua preocupação e peça para ele tomar mais cuidado nas viagens, e creio que a terapia com um bom psicólogo pode te ajudar muito a superar qualquer tipo de medo.

Fernando Sales Psicólogo em Uberlândia

5 respostas

29 AGO 2021

Oi Lizluz como está?

Não deve estar sendo fácil carregar tantos medos sozinh@ já pensou em fazer terapia?
Ninguém nos prepara para este tema, mesmo que tentemos nos convencer que a morte seja algo natural o medo dela acontecer a qualquer momento revela a nossa impotência e nossa vulnerabilidade diante dela.

Por mais que tente controlar os acontecimentos, se antecipando a eles, você sabe que ele vai acontecer um dia independente do que faça. O seu medo é real, terapia pode e vai te ajudar a lidar com ele e te ajudar a se fortalecer emocionalmente.
Você não precisa passar por isso sozinh@..

Busque ajuda, como você viu abaixo, existe muitos bons profissionais que pode te ajudar.

Te desejo boa sorte e coragem para entrar em processo psicoterápico.

Elaine Vicente dos Santos Psicóloga Psicólogo em Carapicuíba

5 respostas

24 AGO 2021

Boa noite ,é importante ressaltar que com a pandemia o medo da morte ou de perder alguém da família só intensificaram.É importante buscar ajuda de um. Profissional para trabalhar a ansiedade

Gilvanildes Nogueira Soares Psicólogo em São Bernardo do Campo

3 respostas

23 AGO 2021

Olá LizLuz.
Grata por sua participação. Os pensamentos são na maioria inconscientes e muitas vezes são disfuncionais. Isso quer dizer que podem levar a idéias irracionais e estas a comportamentos disfuncionais e a atitudes que não condizem com a realidade. Ao observar esse tipo de pensamento e se, ao confrontá-lo não pode comprovação-lo na realidade, sugere como você comentou, que pode se tratar de uma crise de ansiedade. Procure um psicólogo o quanto antes possível, esse profissional tomará as medidas necessárias para que controle a sua ansiedade e fará também outros encaminhamentos, se necessário. Mas, desde já se desligue o máximo possível das mídias sensacionalistas e que se dedicam a catástrofes. Acredite que atualmente no mundo acontecem muitíssimas vezes mais coisas boas que ruins, mas as mídias atuais dão prioridade às catástrofes do mundo. Procure, focar-se em atividades práticas, caminhadas, boas leituras, boas músicas, organização da casa, artesanatos... Focar-se nas atividades produtivas e prazeirosas fará com que consiga olhar para si mesma e com isso, se sentirá mais fortalecida para procurar a ajuda que precisa para cuidar de seus sentimentos e emoções.
Fico à disposição.
Maria Nair
Psicóloga Clínica, atuo na Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

23 AGO 2021

Olá LizLuz.
Quando uma pessoa tem pensamentos catastróficos é como se a todo instante estivesse vivendo na catástrofe, ou seja, você já está vivendo o acidente e morte do marido, mesmo que ele esteja bem.
É necessário investigar porque você tem tido estes receios, e também é importante cuidar da sua ansiedade, então sugiro buscar ajuda psicológica.
Fica aqui algumas perguntas para você refletir:
Quando começou a ter estes pensamentos? Aconteceu alguma coisa que desencadeou este medo?
Quais as suas preocupações se ele realmente vier a falecer?
Quanto você se considera ansiosa?
Ultimamente tem visto muitas notícias sobre mortes e catástrofes? Se tem feito, qual a sua necessidade de fazer isso? O que acredita que poderá fazer com estas informações?
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

23 AGO 2021

Olá Lizluz! Grato por citar. Certamente você está fixada em uma hipótese pontual que não apresenta conexão com a realidade. Será importante você ocupar-se com atividades físicas, com trabalhos domésticos, com estudos, com plantas, animais, interação saudável com amigos, artes, dentre outras possíbilidades. Não há sinais, não há previsões que deem certe, sem serem feitas com base em dados consistentes e organizados.
Esse medo sendo intenso e atual, contate um de nós, com urgência.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TV Cultura, Instituto Butantan, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.