Depressão? Últimas tentativas

Feita por >Carla · 2 ago 2020 Depressão

Tenho 21 anos, mulher, sou desempregada, inútil, nunca fiz nada memorável na vida, fico o dia todo dormindo no meu quarto e quando vejo que estou perdendo tanto tempo e não sendo produtiva me sinto horrível e fracassada, mas não sei como mudar isso, não sozinha, já tentei demais, já fiz vários cronogramas, nunca consigo seguir, meu maior inimigo é meu próprio corpo morto sem energia que não me deixa nem realizar atividades simples como tomar banho e escovar os dentes. A simples ideia de sair de casa me gera inquietação e fico nervosa, odeio sair de casa e interagir com pessoas, tenho medo das pessoas, do mundo lá fora, de lugares cheios, dos olhares, da vida. Quando saio de casa tenho a sensação de que todos estão me olhando e me julgando. Me achando esquisita, feia, sei lá. Não tenho autoestima. Sofri muito bullying na escola e isso acabou com a minha confiança. Não tenho um amigo sequer, só converso com minha família que mora comigo. Meu whatsapp é morto. Sinto vontade de sair do fundo do poço, de viver como as pessoas da minha idade vivem, nunca nem beijei na boca. Mas o medo me impede. Tenho vontade de me matar quase sempre, o que me impede é o fato de não ter vivido nada ainda (eu criei uma lista de coisas pra fazer antes de morrer), quando completar finalmente vou poder fazer, as vezes me machuco na perna em um lugar onde ninguém possa ver, é para substituir a dor emocional pela física, sempre me arrependo depois de fazer e juro que não vou mais fazer mas sempre acabo repetindo o ato. Tenho pensamentos de ódio puro contra pessoas e vontade de acabar com a vida delas. Tenho muitos pensamentos ruins, negativos, nojentos. Não confio nas pessoas, tenho mania de perseguição, acho que todo mundo está sendo falso comigo e ninguém realmente gosta de mim. Choro constantemente. Tenho raiva constantemente, as vezes algo pequeno se transforma em algo gigante pra mim. Estou magoando até meus familiares com esses comportamentos. Eu queria um conselho do que fazer, não aguento mais, estou no meu limite.

A melhor resposta 3 AGO 2020

Oi Carla,
Sou Geime Rozanski - Psicoterapeuta.
Não vou propor nada para fazer, vou apenas te explicar quem somos e o porque estamos aqui. Eu sei o que fazer, voce faz o que voce quiser uma vez que somos livres, temos o livre arbítrio, podemos fazer tudo o que quisermos, somos livres para isso, não há nenhum Deus castigador, que pune e também não há nenhum Deus recompensador, que salva. Só tem consequências do que decidimos e do que escolhemos.
Você não veio aqui para satisfazer os outros. Veio aqui para se realizar, para fazer o que planejou fazer, veio através dos pais, mas não pertences a ninguém, somente a ti mesma. Se você decidir se tirar a vida, pode, ela é tua e ninguém tem nada a ver com isso, se o objetivo da tua vida era se tirar a vida, pode e ninguém vai achar falta de voce. Também não veio aqui para receber aplausos. Afinal o futuro serás o que fizeres agora, tudo é consequência das tuas escolhas e decisões.
Ótimo que fez uma lista de coisas para fazer antes de morrer espero que na lista esteja o Autoconhecimento, saber quem é porque não veja graça nenhuma se tirar a vida sem saber quem é. Acho uma tremenda covardia interromper uma vida sem ao menos ter feito nada para superar-se, para amar-se, realizar todos os teus desejos. És vida, força e energia e quanto mais ficar parada, esta mesma energia vai tirar a tua vida, alugou um corpo para poder fazer fazer as tuas experiências e ser feliz e por enquanto não fizeste nada. Onde está a tua liberdade? Vai deixar que o medo te domine? Tudo é fruto de conquistas e se quiser, precisa conquistar, lutar contra tudo e contra todos para ser o que voce quiser.
Tudo o que sentes é resultado da NEGAÇÂO de ti mesma: tristeza, choro, falta de motivação, medo, medo dos julgamentos... não pense que os outros vão facilitar a tua vida, precisas lutar se quiser sentir felicidade e realização.
Que fez dos teus talentos? Escondeu eles? Nem descobriu ainda? Então não diga que a vida é injusta, pois quando veio aqui, já trouxe contigo talentos através do quais poderias conquistar tudo o que almejas.
Não se sente competente? Peça auxilio, mas não fique esperando, pois quem espera sempre cansa.
Precisa saber quem é e o que veio fazer aqui. Precisa ser arquiteta da tua vida.
Precisa conhecer seus talentos que podes, através deles, transformar em ferramentas de trabalho.
Uma coisa é necessária: deixar de se considerar vítima, precisa ser uma mulher que valha a pena e não que dá pena.

5817 respostas

3 AGO 2020

Olá Carla, tudo bem?

Olha, infelizmente as vezes temos ações que não gostamos, ou não fazemos o que tínhamos que fazer não por falta de vontade, ou preguiça, e sim algo internamente nosso não nos deixa seguir em frente. Como se estivesse um fardo interno, muito grande, que não nos deixa nem pensar ou agir

Talvez o bullyng que você sofreu no passado, ou a sua baixa auto estima, que pelo seu relato lhe acompanha faz tempo, podem estar influenciando nesse mal estar que você está sentindo atualmente. Mas calma, aparentemente onde você pode pensar que não ha saída, há sim, e a Psicologia pode te ajudar muito com isso

Como seu relato é grande e as várias demandas descritas nele fica difícil dar alguma orientação para você, pois aparentemente é algo interno que você carrega durante anos. Então o que você pode fazer é procurar a ajuda de um psicólogo de modo urgente

Abraços

Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

3 AGO 2020

Olá Carla! Compreendemos seu momento. Compreendo também o quão dificil deve ser superar tudo isso sozinha. Assim como meu colega já respondeu, estamos aqui para auxiliá-la. Sugiro ainda que procure além de ajuda psicológica, um psiquiatra também dará um bom complemento nesse processo. Se sente que a mania de perseguição aumenta e que os pensamentos de tirar a própria vida também a invadem busque em carácter de urgência o Psiquiatra e na sequência o Psicólogo.

Nos colocamos à disposição, para auxiliar você nesse processo.

Abraços,

Micheline Pereira de Carvalho Sales
Psicóloga e Coach

Micheline Pereira de Carvalho Sales Psicólogo em Sorocaba

15 respostas

3 AGO 2020

Olá Carla! Que bom que você escreveu! Perceba quantos sonhos, quantos planos estão escondidos, no outro lado da sua fala, para serem realizados. Como garantir que uma pessoa não será falsa com você? Certamente você lidou com professores, adultos, vizinhos, parentes que gostavam e gostam de você; recorra a eles. Perceba que a mesma força que te faz sentir-se triste por não ter feito algumas coisas é a mesma força que deve ser direcionada para você começar a fazer as coisas, com cuidado, com calma, sendo respeitada, compreendida nos seus limites, apoiada nas tuas necessidades.
Nós, psicólogos, teremos enorme prazer em vivenciar com você empatia, sensibilidade, sigilo e apoio para que você possa, com persistência, abertura mental disciplina, possa ter oportunidade de ver outros sentidos, outros significados e caminhos para a construção do futuro. Seja persistente! Tome a iniciativa de procurar por um de nós, valerá à pena.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuidemo-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.