Tenho ansiedade por causa de pensamentos sobre morte.

Feita por >Guilherme Sobieski · 21 dez 2020 Ansiedade

Já tive contato, algumas vezes, com materiais "gore" na internet (não tenho prazer nenhum em ver esse tipo de coisa). Já vi algumas coisas horríveis: pessoas sendo assassinadas, dilaceradas em acidentes de trabalho, queimadas vivas, etc. Isso somado com as notícias de crimes violentos horríveis, por vezes com violência sexual, que acontecem diariamente. Acredito que isso tenha me causado alguns problemas, me pego pensando várias vezes, sobretudo na hora que vou dormir, de como seria se esse tipo de coisa acontecesse com pessoas que eu amo e isso me dá uma ansiedade, um medo e uma sensação muito ruim. Devo procurar um psicólogo?

A melhor resposta 22 DEZ 2020

Olá, Guilherme.
O fato de ser atraído por este tipo de conteúdo, ainda que sem nenhum prazer "consciente", pode significar que talvez deseja elaborar alguns pensamentos relacionados a morte, à ideia de finitude ou até mesmo como uma forma de lidar com "situações indesejadas", por vezes, sem nenhuma relação literal com o que você assiste.
Vivenciamos o luto cotidianamente desde o momento que assistimos noticias ligadas a morte, e neste contexto pandêmico o assunto tem sido muito frequentemente. Mas também lidamos com o luto, quando pensamos no término de uma relação, numa mudança de cidade, numa mudança até mesmo de fase de vida.
Será que está desejando findar alguma questão na sua vida neste momento?
Investigar o que de fato tem buscado através destes conteúdos pode te ajudar a dar voz para algum sentimento ainda não decifrado que pode estar tentando se expressar toda vez que se sente ansioso, por exemplo.
Um processo psicoterapeutico pode te ajudar a expressar e compreender sua angústia, querido.

À disposição.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

22 DEZ 2020

Olá Guilherme
Voce está alimentando tua alma com imagens, vídeos, filmes, cenas de sangue e horror... é claro que vais estar mal.
Voce se torna aquilo que alimenta. A escolha é tua. E as consequências também!

5826 respostas

22 DEZ 2020

Olá Guilherme.
Grata por sua pergunta.
Procure desligar a TV e ouvir boas músicas. Aquelas músicas que fazem bem para a alma. Dance sozinho se puder e assim o desejar. Ou ainda, faça qualquer atividade prazeirosa de lazer ou que lhe gere rendas extras. Faça qualquer atividade voluntária.
Faça caminhadas diárias e coma alimentos saudáveis e beba muita água. Coma alimentos leves à noite. Durma cedo e levante-se cedo também. Procure sim um profissional. A terapia será de grande valia para que fale de seus sentimentos e emoções e terá a resposta à sua questão de medos e inseguranças relacionadas à ele.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

22 DEZ 2020

Olá Guilherme! Grato por escrever. Procurar um psicólogo será necessário se você não conseguir alimentar tua vida de coisas saudáveis, sem retornar a essas áreas extremas e excessivas. Certamente você precisa organizar rotina de vida, precisa ter objetivos construtivos, fazer atividade física, tem contatos reais com pessoas bem integradas á sociedade. Colhemos o que plantamos. Guardamos em nossa mente aquilo que estimulamos. Trabalho, estudo, afazeres domésticos, artes, esportes, são frentes importantes para não ficar refém dessas inadequações.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para maiores esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos muito mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, evitação de aglomerações, senso de grupo, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.