Tenho pensamentos pertubadores sobre a morte como faço para parar?

Feita por >Lily · 9 jan 2024 Abordagem psicológica

Olá! Tenho 21 anos. Tudo começou na minha adolescência, eu comecei a ser muito tímida e calada, pois fui estudar com pessoas que eu não conhecia. Eu era ingênua e não via maldade nas coisas ruins que falavam de mim, mas guardei mágoa. Quando fui ficando mais velha comecei a sentir muita raiva, uma raiva que me faz chorar e ter dor de cabeça, uma raiva que aparece por qualquer motivo. Com a raiva veio os pensamentos ruins, eu sempre fui medrosa então eu não consigo parar de pensar na morte, eu fico só pensando que alguém que amo vai morrer, e tudo ficou pior quando eu comecei a me comparar com as outras meninas e desejar o mal a elas, mas na mesma hora eu me arrependo, mesmo assim meus pensamentos não param. Eu fico com fone de ouvido ouvindo música todos os dias tentando não enlouquecer pensando na morte, e mesmo assim nada faz eu parar, eu choro, eu não suporto ficar com tanto medo. Eu não suporto desejar o mal as pessoas, eu não suporto sentir muitas vezes que eu deveria machucar alguém, não suporto viver só na minha mente cheia de negatividade, minha família já percebeu que estou ficando muito àerea, e eles não sabem que é porque estou pensando na morte, estou pedindo toda hora que Deus nos livre dela. Como se eu estivesse enlouquecendo aos poucos...

A melhor resposta 18 JAN 2024

Olá, Lily!

Obrigada por compartilhar sua situação conosco, esse é um primeiro passo muito importante. Sei o quanto é difícil ter que lidar com a raiva e com tantos pensamentos insistentes sobre morte, mal e medo.

Quando temos pensamentos assim, com tanta frequência e que saem do controle, tomando grande parte dos nossos dias, precisamos trabalhar neles para que eles não continuem tendo tanto impacto. Descobrir e entender esses pensamentos, quando eles surgiram, o contexto em que ocorrem e como ocorrem pode te ajudar a compreendê-los melhor e a reduzir a força que eles têm na sua vida, mudando sua relação aos poucos com essas questões de morte e agressividade.

As experiências que você comentou que teve na sua adolescência certamente podem ter alguma contribuição nesses pensamentos insistentes, mas é importante compreender mais a fundo quais as crenças por trás de seus pensamentos e ir trabalhando nelas. Nesse sentido, um auxílio profissional pode ser de grande ajuda para você.

Com terapia, você poderá explorar e compreender suas emoções, descobrir e desenvolver estratégias para lidar com a raiva e os pensamentos intrusivos, usar técnicas de relaxamento e desenvolver novas maneiras de lidar com seus pensamentos.

Também pode ser de grande ajuda você compartilhar com algum amigo ou familiar os seus sentimentos e preocupações, permita-se receber apoio. A conexão com outras pessoas importantes na sua vida pode proporcionar um suporte valioso durante momentos difíceis.

Lembre-se que você não está sozinha nessa jornada e espero que escrever aqui e ler essa e as respostas dos colegas te incentive a buscar o auxílio de que você precisa nesse momento.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Fico à disposição.
Abraço, Lily!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

29 FEV 2024

Bom dia, Lily! Obrigado por perguntar. Pelo relatado, em primeiro lugar você precisará melhorar tua autoestima. Não há pessoas melhores ou piores, não há pessoas superiores ou inferiores. Cada pessoa é altamente complexa, cercada de muitas possibilidades e potencialidades. Ao mesmo tempo será precisa resgatar, reavivar metas que sejam realistas, exequíveis, assim como construir novas metas adequadas aos potenciais da atualidade. Pensar nas pessoas não implica prestar atenção em si mesma, comparar-se comas pessoas não permite construir a si mesma, com a devida riqueza.
Será altamente recomendável que você, com persistência, disciplina, regularidade e durabilidade, conte com o apoio científico de um de nós, psicólogos.
Estaremos a disposição.
A verdade é uma constante construção e revisão. A Ciência, com ética, com ponderação, oferece ferramentas para isso.
Atenciosamente,

8609 respostas

16 FEV 2024

Olá Lily! Imagino o quanto esteja sendo difícil pra você. Pensamentos intrusivos e indesejáveis podem aparecer para algumas pessoas e o que geralmente as pessoas fazem para lidar com esses pensamentos é tentar afastá-los e ficar alerta o tempo inteiro para que eles não voltem, mas quando age assim geralmente ele aprece mais porque você fica o tempo inteiro focada neles para que não apareçam.
Você precisa de tratamento para que esses sintomas melhorem.
Busque ajuda profissional

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

22 JAN 2024

Como não adoecer com tanta coisa ruim dentro de si? Você sabe quem você é? Do que você de fato gosta? O que te dá prazer? Só vi falando e dando muita importância aos demais. Já ouviu falar em traços de caráter? É o nosso modo de funcionamento no mundo e cada um funciona de uma forma. É de fundamental importância que você tenha acesso ao seu manual de funcionamento através de sessões estruturadas , objetivas, com exercícios práticos e que foquem em você. Vamos começar esse ano a se priorizar? Entre em contato.
Steffany E. Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

19 JAN 2024

Sua forma de agir, pensar, o sofrimento, é normal. Fique tranquila.
O que acontece, é que assim como quando nosso corpo se fere, ficamos machucados, sentimos dor, sangra, cria casquinha e cicatriz, nossa mente também sente quando somos feridos.
A diferença é que o corpo possui uma recuperação, quando em estado saudável, dependendo da gravidade do ferimento, automática. Porém, tem vezes em que precisamos de um médico, de um remédio.

Com a mente, embora possa haver recuperações automáticas, quando é algo forte, continua lá, sem se curar sozinho. E é nessa hora que um especialista pode te ajudar.

Mente e Corpo
Existe uma relação entre a mente e corpo. Seus pensamentos influenciam no seu corpo, e nas suas emoções, e vice-versa. Logo suas sensações físicas ruins, são sinais disso. Ao que tudo indica, você parece estar com ansiedade, que é preocupação de algo ruim te acontecer.
O suicida não quer morrer. Ele quer que o sofrimento acabe, e pensa que a morte é a solução. No entanto, se houver solução em vida, a morte não é mais desejável.
21 anos, muita coisa pode mudar. Em 1, 2, ou em 10 anos, ou em 20 anos. Mudar pra muito melhor. E você fazer isso, ajudar as coisas a melhorarem, investindo em si mesma, nos seus gostos pra se divertir, no seu conhecimento, na sua vida profissional, ajuda a sua vida a mudar.

Sociedade - Os Grupos e a crueldade
Instintivamente, o ser humano vive em grupos, está programado pra isso. E isso faz com que tentem se adaptar ao grupo. No entanto, pesquisas apontam que pessoas mais inteligentes, embora ainda tenham essa necessidade, é menor.
Ora, se o grupo quer ficar unido, ele tenta seguir suas próprias regras, seja quais forem, para pertencerem ao grupo. Não são muito inteligentes. Se todos estão colocando as mãos pro alto e gritando "Aaaaaaaaaaaaaa" toda segunda feira, quando se reúnem , não tem que ter um motivo. Todos estarem fazendo é o motivo, e seguir e não ser diferente é o que importa.
Daí, aparece alguém no grupo e diz: "Por que você estão fazendo isso? Qual o motivo? Que sentido isso tem?"
Eles ficam confusos. Mas, eles não são inteligentes. Acha que eles vão pensar? Eles vão é atacar a pessoa que é diferente, porque ela ameaça o sentido do grupo.
E é por isso que as pessoas sofrem bullyng.

Dei um exemplo exagerado aqui, é claro que todas as pessoas possuem níveis diferentes de inteligência, e tipos diferentes de inteligência. Mas, foi para você entender o sentido das coisas. Realmente é assim que funciona. Ser diferente incomoda aqueles que não são independentes, e precisam de um grupo. E isso explica porque você foi atacada. Estas pessoas sentem inveja por não conseguirem ser elas mesmas, e atacam quem é diferente. Também sentem prazer em ferir os outros, o que já mostra que não são indivíduos mentalmente saudáveis.

Estas pessoas existem aos montes por aí. Por isso, o importante é você seguir em frente, cuidando de si mesma, e evitando ficar perto dessas pessoas. Hoje eu estava lendo sobre inveja. Que o invejoso ataca o outro, para fazer a pessoa perder a confiança em si mesma, e nisso, deixar de ter sucesso. Existe a frase, o invejoso não quer ter o que você tem, ele quer que você não tenha. Outros já dizem que o invejoso quer ser você, ou ter o que você tem. Dá na mesma, no fim, porque ele quer te prejudicar.

Se afaste de pessoas ruins, ande com pessoas boas. Se afaste delas se mostrarem que na verdade são ruins. E continue seguindo em frente. Pare de pensar em morrer, e pense em como melhorar a si mesma e sua vida.
Às vezes uma pessoa te diz algo ruim, e você fica triste. Aí, aparece outra e te trata bem, e você fica feliz. Ande com pessoas que te tratem bem, e se afaste das que te tratam mal.
Querendo conversar, para fazer terapia, entre em contato comigo. Atendo on line. Desejo toda a felicidade para você!

Diego Dias Psicólogo em Rio de Janeiro

12 respostas

17 JAN 2024

Olá, realmente é muito difícil ter tantos pensamentos assim dos quais você não gostaria de ter, sente arrependimento e medo. É importante que você dê uma atenção para tudo isso, porque nem você, nem ninguém, merece se sentir assim e você não precisa enfrentar isso sozinha. Por isso é muito bom que você consiga dividir isso com alguém. Um amigo/familiar/alguém de confiança que vai poder te dar um suporte e, principalmente, procurar uma ajuda com um profissional.

Procurar entender que pensamentos ruins são esses, quais são possíveis causas, quais momentos pioram... a partir dessa investigação pode surgir percepções diferentes e com o tempo ir mudando sua relação com os temas como morte, causar o mal, agressividade, vingança. Você contextualizou um pouco o período da sua adolescência e parece ter conexão esses sentimentos de guardar mágoa, a raiva e o medo. Mas pensamentos assim, que a gente não controla e que tomam muito do nosso dia, são complexos e precisam de um aprofundamento. É muito bom encontrar estratégias que te distraíam como ouvir música, as técnicas de relaxamento que o colega mencionou na outra resposta, e podemos pensar em outras que coloquem sua concentração em outras atividades. Você precisa desses momentos de pausa e respiro, mas em algum momento vale a pena dar atenção para esses pensamentos negativos com o objetivo de mudar como você os percebe e sente. Lembre-se que não tem nada de errado sentir raiva e você não tem culpa de estar com esses pensamentos, eles estão vindo de forma descontrolada. Espero que escrever aqui te encoraje a compartilhar com alguém e consiguir a ajuda que precisa.

Bruna Rocha Amorim Psicólogo em Brasília

1 resposta

17 JAN 2024

Sinto muito ouvir sobre o que você está passando. Parece ser um momento desafiador para você. Ao lidar com esses sentimentos intensos, é importante buscar apoio profissional. Como psicólogo, você pode sugerir que a pessoa considere procurar a ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação mais aprofundada e orientação adequada. técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, a meditação ou atividades que possam proporcionar alívio emocional, como a música. Incentive-a a compartilhar esses sentimentos com a família, pois o apoio social pode ser crucial.

No entanto, é crucial lembrar que suas sugestões são apenas um primeiro passo, e a ajuda profissional especializada é fundamental para abordar questões emocionais complexas como essa a procura de um psicólogo.

Leonardo Brito Psicólogo em Belo Horizonte