Insegurança e autoestima

Feita por >Anna · 31 mai 2020 Autoestima

Sempre fui muito insegura desde criança,tenho 22 anos, essa insegurança é em todos aspectos da minha vida, sobre minha inteligência,sobre minha auto estima , várias coisas. Eu me abalo fácil com opiniões, eu não choro na hora , mas qualquer coisa que me falem , eu fico com isso na cabeça, até coisas bobas. Meu sogro falou que eu era branca demais , dai eu comecei a passar blush no rosto pra não ouvir mais esse tipo de comentário. Até uma prima minha que desde de que eu era criança ,não sei se por ciumes ou inveja não sei, pq a mãe dela sempre me mimou qndo eu ia na casa dela, desde criança até hoje ela (minha prima)me humilha , me fala coisas como se ela fosse a dona da razão ,uma irmã mais velha que gosta de ver a mais nova sofrer. Ela parece que adora falar coisas pra me machucar, ou pra me diminuir e eu nunca fiz nada pra ela ,tô até evitando de ir muitas vezes na casa dela e de falar com ela, nem puxo conversa. Eu to prestando vestibular faz uns anos pra passar em medicina, já passei em direito ,mas quero medicina mesmo . E qndo eu passei em direito ela falou "pq vc não vai fazer direito " eu passei na federal do Rio grande do sul e eu sou de SP, e só coloquei direito no enem pra pessoas não comentarem que tÔ estudando a muito tempo e não passo em nada. Quando eu tirava 9 nas provas de inglês , pq eu fazia curso de inglês com ela(minha prima)qndo eu tinha 13 anos na época e ela tinha 18 , ela pegava minha prova e ficava zombando de mim "quer estrelinha ?" ,com cara de raiva, e eu nem tinha mostrado minha prova pra ela,muito menos minha nota. Agr esse ano por causa da pandemia , ela mandou mensagem meia noite pra pedir pra minha mãe umas coisas e aproveitou pra se intrometer na minha vida e pra, como sempre ,tentar me diminuir e machucar, ela falando "sinceramente ,acho que esse ano já era ,vc tem que ter outras prioridades agr, vestibular nem vai ter mais ". Eu não perguntei nada pra ela, qual a necessidade de ela ser uma pessoa âncora? eu fiquei tão abalada que não consegui estudar no dia seguinte , é horrivel para os vestibulandos que tão a muito tempo tentando um curso ouvir alguém falar ,muda de curso ou falar coisas que não deixa a gente alcançar o que a gente quer. Minha mãe, meu namorado falam q ela(minha prima) parece ter inveja de mim,pq é um comportamento dela sem motivo nenhum. Outra questão na minha vida é a auto estima , na minha cabeça sempre todo mundo é melhor do que eu , em beleza ,inteligência,por mais que as pessoas falem que eu sou bonita, que canto bem ,que sou esforçada. Parece que eu sempre coloco as outras pessoas num pedestal, em beleza e inteligência. Queria parar de ser assim, isso me faz muito mal .

A melhor resposta 2 JUN 2020

Olá Anna.
Seu relato apresenta, você, como uma pessoa que tem boas notas, é esforçada e muito sensível. Pessoas com estas características, tendem a buscar perfeição e por isso não consegue achar bom o que faz, porque pensa que pode ficar melhor. Lembre-se feito é melhor que perfeito.
No entanto, a fase em que está vivendo causa muita agonia. Querer entrar na faculdade de medicina, acaba com o auto valor pessoal de muita gente. Ter entrado na faculdade de direito, pode ter sido bom para você mesma, assim você consegue acreditar que é capaz.
Por outro lado, você pode imaginar que tem um vidro entre você e sua prima. Tudo que ela disser, bate neste parede e cai, não te atinge. Blindar seu estado emocional te fará melhor.
Para diminuir a ansiedade aprenda a fazer respiração diafragmática e relaxamento. Quando estiver prestando vestibular, chegue mais cedo e faça estes exercícios na sala, antes do exame. As respostas estão dentro de você, e se relaxar, elas chegam mais facilmente na hora da prova.
Auto estima, blindagem pessoal, relaxamento, organização mental para enfrentar os exames, você pode encontrar no atendimento psicológico.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 JUN 2020

Oi Anna,
Voce precisa apenas se aceitar como voce é. Foi voce que escolheu a forma como vir a este mundo: mulher, cor branca, estes pais. Tudo tem um objetivo, apenas que não está sabendo qual, ainda. Deve descobrir-se, conhecer-se, cuidar de si, aprender a amar-se.
Precisa aprender a valorizar-se, ser mais egoísta e deixar de satisfazer os outros.
Invista em Psicoterapia.

5817 respostas

1 JUN 2020

Olá Anna! Obrigado por participar. Relato como seu, de vestibulandos que querem Medicina, com temperos muito próximos dos que você descreveu, têm sido bastante frequentes. Vamos à parte essencial: é muito útil que as pessoas cresçam com certa insegurança, com certa timidez. Isso as protege dos perigos da vida, as faz não falar sem cuidado, as faz ouvir com mais atenção, respeitar aos professores, dentre outras ações, que facilitam a assimilação dos saberes mais elaborados da nossa cultura. Conforme a idade vai passando, vão se melhorando, aprendendo a dosar as coisas. A inveja e os ciúmes, acompanham a humanidade com muito maior frequência do que imaginamos; são manifestados de formas camufladas, na maior parte das vezes. De outro lado cabe recordar que cada pessoa é extremamente complexa, única, com potenciais e possibilidades inesgotáveis, logo não há parâmetros para dizer que há alguém melhor ou pior do que o outro, cada um é único, raro, caro. Nessa linha de raciocínio será muito enriquecedor você poder contar com a ajuda técnico-científica de psicólogo, para melhor situar sua auto estima e construir posição de maior segurança, para filtrar as coisas, e ter o centro da tua harmonia, com maior foco, em você mesma. Estou à disposição para maiores aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional.