Imaturidade? Me sinto egoísta por sentir ciúmes.

Feita por >Carol · 30 jul 2024 Terapia de casal

Me sinto egoísta por sentir ciúmes da relação do meu marido com a filha, não consigo disfarçar a cara, penso em conversar com ele porém não tenho coragem. Penso em terminar a relação por medo de não me dar bem futuramente! Por conta do antigo casamento dele etc.

A melhor resposta 1 AGO 2024

Oi, Carol! Sentir ciúmes, especialmente em relação ao seu marido e sua filha, é mais comum do que você pensa e não significa que você seja egoísta. Esses sentimentos podem ser intensos e é normal se sentir insegura.

Conversar com seu marido pode ser um bom passo. Tente encontrar um momento tranquilo para expressar suas inseguranças e como isso está te afetando. Isso pode abrir espaço para um diálogo honesto e fortalecer a relação. Se sentir dificuldade para lidar com esses sentimentos, a terapia pode ajudar. Estou aqui para ajudar!

Psicóloga | Beatriz Grigoleto

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

5 AGO 2024

Olá Carol, tudo bem?
Sentir ciúmes é uma emoção comum em relacionamentos, mas é importante abordar esses sentimentos de maneira saudável para não prejudicar a relação. Antes de conversar com seu marido, organize seus pensamentos. Pense em como você pode expressar seus sentimentos de forma calma e construtiva. Encontre um momento em que vocês dois estejam relaxados e sem distrações para ter uma conversa aberta e honesta.
Lembre-se de que todos os relacionamentos têm desafios e que o crescimento pessoal e mútuo pode levar a uma conexão mais forte e saudável.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

1 AGO 2024

Carol
Pelo que entendi, teu marido tem uma filha, enteada tua. É isso?
Precisa se dar conta de v´srias coisas que podem estar acontecendo...
Como é o relacionamento do teu marido com a ex dele? Pode acontecer que o ciclo não foi fechado corretamente e pacificamente.
Como é o relacionamento da filha contigo?
Pode ser que a filha esteja fazendo a mediação entre a mãe dela com o pai dela, gerando ciúmes em ti e você não está percebendo esse rolo... Pensa em terminar a relação... é isso que a filha e a mãe dela querem... portanto, esta não é a solução.
Precisa fazer Psicoterapia para analisar e clarear todas estas coisas para poder tomar uma medida construiva para todos: para você, para a filha e para o pai.

Abraços

6351 respostas

1 AGO 2024

Olá Carol! Comece a refletir o por quê do ciúmes dele em relação a ela? A filha dele precisa de um pai e ele deve ocupando esse papel na vida dela e você como esposa vai ter que conviver com ela. Se esse sentimento te traz sofrimento busque a terapia para te ajudar.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

466 respostas

1 AGO 2024

Boa tarde, Carol! Grato por citar. Precisaremos de mais, muito mais dados para que possamos te ajudar. Disponha-se a aprofundar troca de reflexões com um de nós, psicólogos, envolvendo seu incômodo, tua história, configuração familiar, personalidade, metas, motivações, temores, dentre outros aspectos.
Pensar em terminar é algo que precisa ser pensado com profundidade, abrangência e calma.
Atenciosamente,

9313 respostas

31 JUL 2024

Entendo que esses sentimentos podem ser difíceis de lidar e é importante reconhecer sua coragem em compartilhar isso. Vamos explorar juntos como você pode enfrentar essas emoções e encontrar uma maneira de comunicar suas preocupações de forma saudável e construtiva.

Primeiramente, saiba que seus sentimentos são válidos e é natural sentir ciúmes em determinadas situações. O importante é entender de onde esses sentimentos vêm e como podemos lidar com eles de maneira positiva.

Aqui estão algumas sugestões para abordar essa situação:

Reflexão pessoal: Tire um tempo para refletir sobre a origem dos seus sentimentos. Pergunte-se por que você se sente assim e quais são os medos ou inseguranças subjacentes. Reconhecer esses sentimentos é o primeiro passo para enfrentá-los.

Comunicação aberta e honesta: Embora possa parecer difícil, conversar com seu marido sobre como você se sente é essencial. Tente escolher um momento calmo e tranquilo para falar sobre seus sentimentos de forma honesta, sem acusar ou culpar. Você pode começar dizendo algo como: "Eu gostaria de conversar sobre algo que tem me incomodado e espero que possamos encontrar uma solução juntos."

Foco nos sentimentos: Ao conversar, foque em como você se sente em vez de apontar falhas. Use frases como "Eu me sinto insegura quando..." ou "Eu percebo que fico com ciúmes quando...". Isso ajuda a abrir um diálogo sem colocar o outro na defensiva.

Compreensão e empatia: Tente entender a perspectiva do seu marido e da filha dele. Reconheça que o relacionamento deles é importante e saudável, e que fortalecer essa relação pode ser benéfico para todos. Isso não diminui seu papel ou importância na vida dele.

Construção de confiança: Trabalhem juntos para fortalecer a confiança e a conexão entre vocês. Participar ativamente da vida da filha dele e criar momentos de união em família pode ajudar a reduzir os sentimentos de ciúmes.

Apoio profissional: Considere a possibilidade de buscar terapia , um terapeuta pode ajudar você a navegar por esses sentimentos de forma construtiva e fortalecer a relação.

Autocuidado: Lembre-se de cuidar de si mesma. Encontre atividades e hobbies que te tragam alegria e autoconfiança. Ter uma vida pessoal rica e satisfatória pode ajudar a reduzir sentimentos de insegurança.

Lembre-se, é possível enfrentar esses desafios juntos e fortalecer sua relação. O ciúme não define quem você é, e com comunicação aberta e apoio, vocês podem encontrar um caminho para lidar com esses sentimentos.

Roberta Garuti Paiva Cracco Psicólogo em São Paulo