Olá, eu sinto um raiva/ciúmes excessivo e queria saber se isso é normal

Feita por >Carol · 27 out 2021 Ciúmes

Eu sinto uma espécie de raiva ou ciúmes quando o meu namorado faz algum favor pra mãe dele, irmã ou avô dele. E eu me sinto muito péssima por sentir isso, mas queria entender o motivo disso. Apesar da raiva eu jamais deixei transparecer, guardo só pra mim mas acabo tratando ele mal e ele fica sem entender nada. Ontem ele foi buscar a irmã dele e depois me buscar e ela foi sentada no banco da frente do nosso carro, eu me ardi em ódio mds.

A melhor resposta 28 OUT 2021

Olá, Carol. Boa noite.

Li atentamente seu desabafo. Você nos escreveu dizendo que sente algo como: Raiva ou Ciúme, pelos parentes de seu namorado. Você se contém ao máximo para evitar que percebam, mas, as vezes termina por tratá-lo mal, e, bem ele não consegue entender o porquê. Você contou também um episódio, em que sentiu, desta vez, ódio...que te ardia...você gostaria de entender por que se sente assim...é uma busca.

Talvez lhe faça sentido, uma das possibilidades de encontrar-se consigo em profundidade é a psicoterapia.

Um abraço.

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife

71 respostas

2 DEZ 2021

A melhor forma de entender o motivo é fazer psicoterapia. Não posso te falar aqui qual é a causa, sem antes compreender melhor qual é a tua história e as tuas necessidades emocionais. A respeito do teu namorado, pode ser bom conversar abertamente com ele a respeito disso, falando que você sabe que é errado e que está buscando ajuda. Desta forma, ele vai compreender melhor o que está acontecendo no relacionamento.

Anônimo-392125 Psicólogo em Lajeado

8 respostas

8 NOV 2021

Ola! se vc estiver precisando de ajuda é so entrar em contato comigo que eu irei lhe responder rapidamente e irei agendar a sua consulta o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

31 OUT 2021

Carol, voce diz "meu namorado" e depois diz "nosso carro", o carro é dele ou voces compraram junto?
Se o carro é teu também, pode falar pro namorado que voce no banco de trás voce fica incomodada.
Mas mesmo assim é um fator que te deixa incomodada.... são determinadas visões internas que tens que precisam ser reajustadas, possivelmente por ter sido criada com muita preferência, foi muito bajulada... apenas hipótese...
Mas não é normal, não. precisa corrigir isso.
Faça Psicoterapia para conhecer-se, conhecer todas estas facetas, vícios de comportamento que te ingessaram. Afinal, voce é essencial mas não especial! Precisa praticar o não julgamento, o não achar-se melhor que outras pessoas, praticar a humildade.

5817 respostas

29 OUT 2021

Olá Carol!
Por seu pequeno relato não é possível estabelecer uma hipótese precisa...
Seria indicado que iniciasse a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional.
O ciúmes excessivo pode estar vinculado com questões de dependência emocional que necessitam de tratamento, sendo altamente nocivas para você e futuramente para o seu relacionamento.

Fico a disposição!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

28 OUT 2021

Olá Carol! Obrigado por comentar isso. Certamente envolve insegurança, envolve destemperos da harmonia interna. Será importante você passar por um trabalho cientifico com psicólogo, para que se possa modificar esses sentimentos, a partir de questões específicas tuas como: história, personalidade, configuração familiar.
É preciso resgatar a doçura. Não é viável misturar esses sentimentos e emoções e os direcionar a pessoas com essa qualificação de parentesco.
Estaremos à disposição para te ajudar.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

28 OUT 2021

Oi, Carol!
Então, na abordagem que me orientou, pensamos que esse tipo de sentimento pode ser um sinal de que algo dentro de ti não vai bem e pede por mudanças. É muito complicado te apontar quais situações são essas, já que é necessário avaliar o caso com um pouco mais de delicadeza.
Mas recomendo a busca por um processo terapêutico, assim esses sentimentos podem ser destrinchados e analisados com calma, buscando promover mudança e saúde nas suas relações.
Conte comigo se precisar de algo
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

28 OUT 2021

Oi Carol,
Tudo em excesso traz consequências negativas para as nossas vida. Mas esses sentimentos e emoções não surgem do nada, e alguns gatilhos podem estar promovendo o seu aparecimento em excesso. Se conhecer melhor e poder ter um olhar mais aprofundado sobre a sua realidade e os processos que permeiam ela são imprescindíveis para compreensão e também regulação emocional.

Leticia Souza Psicóloga Psicólogo em Salvador

5 respostas

28 OUT 2021

Oi Carol.
Grata por sua participação aqui.
O seu ciúme e raiva estão ligados a acontecimentos passados nos quais se sentiu ameaçada e insegura. Você pode até nem lembrar deles, mas toda vez que sua mente inconsciente associa com situações semelhantes você tem esses sentimentos de insegurança e age
dessa forma que lhe parece estranha. Procure fazer terapia para desenvolver o seu autoconhecimento.
Fico à disposição.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba