Queria saber sobre ter uma voz na cabeça

Feita por >Caroline · 21 set 2022 Abordagem psicológica

Eu tenho uma voz na minha cabeça,não sei se isso é normal ou não,mas ela sempre está lá! Principalmente quando eu faço algo errado
Ela vem falar coisas que me deixam meio mal e as vezes eu falo coisas como se fosse uma terceira pessoa falando de mim mas ao mesmo tempo não sinto que é realmente eu falando isso
Essa voz ela também me lembra dos meus erros e me culpa. Sempre tentando me fazer lembrar e sempre tentando me deixar pra baixo. Falando pra eu fazer tal coisas,como por exemplo se afastar de pessoas por causa de uma paranóia atoa
Essa voz age como uma pessoa dentro da minha cabeça. Tem vezes que ela não fala muito
Mas também ela fala coisas ou fala pra eu agir de tal modo
Modo diferente entende?
Enquanto escrevo isso eu fico pensando se eu não tô fazendo uma tempestade em copo d'água...vendo coisa onde não tem
Mas, as vezes isso me deixa louca! Porque ela também não para de falar
Não para de falar coisas ruins que me deixam mal
Um dia que eu cometi um erro eu fiquei falando coisas horríveis pra mim mesma mas ao mesmo tempo não parecia "eu". como se fosse outra pessoa com raiva
Não sei definir minha verdadeira personalidade.
Essa voz ela também causa medo
Me deixa com medo de algumas coisas

A melhor resposta 22 SET 2022

Olá Caroline.
Todas as pessoas fazem diálogo interno, porém a diferença é que enquanto estamos percebendo este diálogo é normal, deixa de ser normal quando a pessoa acredita que tem alguém realmente falando, então neste caso pode tratar-se de doenças neurológicas, é necessário procurar um psiquiatra para fazer o diagnóstico correto.
Se você tem sentimentos de culpas, por cometer erros, sugiro que busque atendimento psicológico para entender que as pessoas são boas, mas cometem erros, e isto acontece com todos, ninguém é perfeito. Aceitar suas imperfeições pode te ajudar a ser uma pessoa melhor.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

7 OUT 2022

ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que irei agendar a sua consulta o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

23 SET 2022

Olá Caroline essas vozes precisam ser investigadas , mais não se preocupe as vezes podemos ter vozes na nossa mente em crises de ansiedade por exemplo o que é facilmente tratável, oque você deve fazer e buscar tratamento com psiquiatra afim de diagnosticar e tratar da melhor forma possível com terapia e muitas vezes medicamentos específicos.

Roselita Menezes Vicente Pinheiro Psicólogo em Rio das Ostras

58 respostas

22 SET 2022

Oi Caroline,
Voce está se deixando levar pelo sua mente e a mente é formada pelas experiências e ensinamentos recebidos.
Não é voce... é uma terceira pessoa, são os ensinamentos dos outros que povoam teus pensamentos.
Precisa sanear, precisa se curar dessa influência, precisa aprender a anular o passado; precisa deletar o que ouvir dos outros e fazer o que sua inteligência quer.
Faça Psicoterapia. Vai resolver.

5817 respostas

22 SET 2022

Olá Caroline! Obrigado por escrever. É normal sim, quando a pessoa se sente muito culpada, como é o caso. Acontece que há exagero na dosagem da culpa. Todos somos imperfeitos, frágeis. Não conseguimos ser coerentes o tempo todo. Você, provavelmente, está sendo muito rigorosa consigo mesma. O exagero da culpa que faz ter a sensação da voz, é que não é normal.
Sugiro que veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma caminhada científica.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Escolha a Democracia, não aprofunde a ditadura!
Vacine-se! Vacine as crianças! Não descarte totalmente as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.